terça-feira, 8 de novembro de 2011

Maratona do Porto

A Maratona do Porto

A Maratona do Porto está muito bem organizada e não é por acaso que tem registado um crescimento quase exponencial no número de participantes.

Existem aspectos a melhorar e por exemplo para levantar os dorsais é de evitar a hora de almoço; grande parte dos atletas chegam a essa hora para depois almoçarem na "Pasta Party". Em Lisboa deverá acontecer algo semelhante: no final da tarde já não está ninguém e é muito rápido.

A prova começa numa via bastante larga sem os atropelos que por vezes acontecem noutras provas. Após uma subida (a maior do percurso) segue-se uma descida de alguns km. A partir daí é praticamente sempre plana e acompanha o rio Douro. Percorrem-se alguns km no lado de Gaia e depois a partir da Alfândega o percurso é o mesmo da fase inicial. A corrida termina no Parque da cidade numa zona bastante ampla.

Foi a minha 2ª maratona e tinha pensado nas 4h00. Tal não foi possível porque nos últimos km baixei muito o ritmo: aos 10 km estava com 53:04, aos 20 km estava com 1:46:24, aos 30 km com 2:44:07 e ao km 40 com 3:46:56. Acabei com 4:06:16 e o meu Garmin marcava 42,8 km.

Nos meses anteriores corri aproximadamente 60 km por semana e penso que para além da preparação física é importante a componente psicológica. Deve-se estar preparado para algum sofrimento, principalmente nos últimos km.

Em todos os abastecimentos bebi um pouco de água e/ou Isostar e comi laranjas. Ao km 15 tomei um gel e ao km 25 comi uma barra. Penso que é muito importante comer durante a prova e deve-se levar algumas coisas como gel, marmelada e barras.

Os Run 4 Fun estiveram a seguinte representação:
Luís Ferreira,
António Cruz,
José Carlos Melo,
Orlando Ferreira,
Miguel San payo,
Teodoro Trindade,
Jorge Esteves,
Luís Correia,
Carlos Brazão.

E agora depois de algum descanso é tempo de pensar na próxima!

Runabraços

15 comentários:

46 disse...

Jorge,

desculpa por não te ter mencionado no meu post. Começo a ficar preocupado com estes lapsos de memória pois também me esqueci de mencionar o Luís Correia.

Para a próxima vez tenho de corrigir estes aspectos.

Parabéns pela prova.

AC

Francisco Sanches Osório disse...

Jorge...obrigado pelas dicas!
Parabéns pela prova. De certeza que já está a preparar a próxima abaixo das 4horas ;)

Teodoro Trindade disse...

Obrigado Jorge.
Foi um fim de semana excelente. Julgo que não podias ter-me aconselhado melhor prova nem eu podia ter desejado melhor companhia para a minha estreia.

No próximo ano a organização está a estudar a possibilidade da partida e chegada serem na rotunda do Castelo do Queijo (é óptimo se estiver bom tempo). Assim evita-se a subida final até ao parque da cidade.

Bom descanso a todos.

João Ralha disse...

Parabéns Jorge,

Na próxima, vais conseguir baixar das 4 horas.

Runabraços

Joao Fialho disse...

Obrigado Jorge pelo relato e especialmente pelas dicas.

A próxima será brevemente?

Ndda disse...

Grande Jorge Esteves,

Parabéns és agora um MARATONISTA !

Julgo que apesar de não teres baixado as 4h não deixa de ser uma marca assinalável e a bater.

Concordo contigo que a Maratona tem de ser muito bem preparada e imaginada ao ínfimo pormenor… essa é na minha curta experiencia e entender a preparação Psicológica.

Depois basta só correr tudo na perfeição!

Um corredor como Tu, que está sempre a apoiar os outros, certamente conseguirá atingir todos os objectivos a que se propõe.

Tal como escreves-te a próxima maratona começa no minuto em que terminas-te a anterior (Porto 2011) até breve.

Obrigado pela partilha e pelo apoio.

RunAbraço,
NDA

José Magalhães disse...

Parabens Jorge (Maratonista).
Acho, na minha modesta opinião, que ias rápido no inicio e faltou-te algum abastecimento nos últimos quilómetros.
Hoje no treino, o Miguel disse que devemos levar no minimo 6 a 8 gel's. Cada meia hora tomar um. e pelo meio comer a marmelada/banana e ter uma grande força de vontade. Que foi aquilo que todos tiveram.
Grande prova. Preparar Porto 2012 para aí com mais experiencia baixar as 4H00.

Manuel Romano disse...

Parabéns aos maratonistas que são cada vez mais. O Jorge deixa aqui grandes dicas que na minha opinião são muito importantes para quem se quer iniciar nesta distância. Parabéns a todos!

Franco Wudich disse...

Jorge,
Meus parabéns pela prova e quem sabem para o ano não fazemos uma maratona juntos? Depois de ler todos estes relatos dos "maratonistas" no Porto, estou motivado para isto.

Grande Abraço.

Jorge Duarte Pinheiro disse...

Boa, Jorge. E obrigado pelos conselhos (que, apesar da minha predisposição anárquica, tentarei seguir).
Parabéns a todos os que estiveram no Porto!
Runabraços

Nuno Sentieiro Marques disse...

Obrigado Jorge, pelo relato, pela partilha....e pelas dicas (dia 4Dez está à porta).

Parabéns pela prestação e pelo exemplo de coragem (imagino que aqueles últimos 4 ou 5Kms, tenham sido "infernais").
Para a próxima as 4Horas estarão seguramente ao Teu alcance.

Tal como o Jorge Pinheiro, tenho algum receio que a minha "anarquia inicial" me prejudique seriamente o final...dia 4 tenho que me controlar.

Runabraços

Carlos Melo disse...

Parabéns Maratonista Jorge!

Quando passava por ti e pelo Teodoro, achava muito interessante esse trabalho em equipa.

Agora é começar já a pensar na próxima para aplicar optimizações na estratégia. Sevilha again?

Da mesma forma que aproveito todos os abastecimentos para beber água, isostar e fruta, "aprendi" a manter os níveis de açucar mais ou menos constantes para minimizar o impacto do "muro". Em provas desta distância, gosto de tomar 1 gel de 8 em 8 km (engoli 4).

RunAbraços.

Paulo Marcos disse...

Que o grupo de estreantes na Maratona, seja no Porto seja em Lisboa, se prepare porque vamos querer ouvir o vosso testemunho em pessoa! Muito em breve...

Miguel San-Payo disse...

Caro Jorge,

o que te faltou foi combustível (mais gel e dextrose. No entanto o mais importante é acabar a prova e aí está de parabéns MARATONISTA.

Luis Matos Ferreira disse...

Muitos parabéns Maratonista Jorge!

Esta prova é sem dúvida uma referência nacional e dá sempre gosto cá vir correr.
A alimentação e hidratação durante a prova são de facto fundamentais e julgo que terias vantagem em levar mais qualquer coisa. Eu ingiro hidratos de carbono, sob a forma de gel, de 7 em 7 kms e tenho-me dado bem com isso. Mas cada caso é um caso.

Um abraço