Três Centioneiros nas “24 Horas a Correr Mem Martins”


No passado domingo, mais de 40 atletas  RUN 4 FUN participaram na prova “24 Horas a Correr Mem Martins”

A prova/evento tem muitas particularidades, e sobre elas haveria muito a dizer. Como por  exemplo o fato das várias provas serem balizadas por tempo, em horas, ao invés de terem distâncias fixas como é normal. A exceção a esse formato foram a modalidade da maratona noturna que foi balizada por 42,195m e a prova “Os Putos da Corrida” com uma volta ao circuito de 1,650 metros.

Mas para essas informações podemos ler o regulamento e tecer as nossas opiniões. Ou então passar os olhos pelos dados e estatísticas feitas pelo Orlando Duarte. Este mestre das estatísticas esteve presente durante o evento. Eu o vi a matraquilhar no teclado do computador e no click da máquina fotográfica.

Abro um parênteses para dizer que o Orlando Duarte é um tipo de conversa fácil. Dá gosto conversar. Eu e o nosso atleta Luís Afonso conversarmos com Orlando e se não fosse termos que nos ir despachar para o início da prova ficavamos ali à por tempo indeterminado. Dizem que as conversas são como as cerejas. Fecha parênteses

Mas neste relato impõe-se falar de alguns dos nossos atletas. Se me pusesse a escrever o que me vai na alma sobre todos os representantes RUN 4 FUN este relato nunca mais acabava.

Vou só cingir-me aos três novos laranjinhas que se tornaram “Centioneiros”. São eles: 

  • A  Guida Monteiro
  • O Pedro Esteves
  • O Alexandre Jorge 


No Clube temos várias tradições. E uma delas é parabenizar os atletas, membros RUN 4 FUN, a superação da primeira vez que fazem uma prova com 3 dígitos. Ou seja com 100km ou mais. 

Sou um membro ativo e curioso no Clube e não me lembro de ler ou ouvir nada sobre atletas que tinham na calha estas metas nesta prova. Mas afinal haviam. E logo três!

Obviamente vou deixar aqui este registo, mas lancei o repto para estes atletas escreverem uma crónica aqui no nosso blogue.

Uma crónica grande, pequena, com boa ou má caligrafia isso não interessa. Que escrevam e coloquem com orgulho o feito com o seu cunho.

Este formato de prova balizado por 24 horas é propícia a que um atleta vá decidindo e ajustando o objetivo durante o decorrer da mesma.

Mas acreditava eu que pudesse estar pensado e desejado na cabeça destes três atletas.

Entretanto não vou desvendar isso e fico a espera que eles nos brindem com um relato por aqui.

No meu caso, ainda me lembro bem das dúvidas e de uma espécie de receio de que tive auando assumi "a coisa" e me propus tentar fazer os 100km do UTSM a uns anos. 

O pensamento mais próximo da verdade nessa altura era que eu achava que não era capaz. Mas se calhar o mote é esse mesmo. “O desafio”. #vaiquedá #massemcertezaquedá

E não nos vamos pôr com histórias de que quem se aventura nas ultras e depois nos 100km o faz porque quer brilhar mais que outros ou ser um superatleta.

Nada disso. Essa ideia está longe da verdade. Não tem nada a ver com isso. É um desafio que surge naturalmente. É o mesmo tipo de ímpeto que surge quando nos aventuramos na meia maratona ou na maratona.

Também é verdade que a maratona é uma prova que só 1% da população mundial fez e existem muitas pessoas que se desafiam para almejar esse objetivo.

Mas para os 100km não me lembro de haver estatísticas. Portanto é uma cena mais de desafio pessoal.

Com dedicação, esforço, sacrifício, treino e uma boa mão cheia de amigos loucos corredores que nos desafiem arranjamos coragem.


A Guida Monteiro...
Era uma questão de tempo até se aventurar a passar a barreira dos 100km.

É uma excelente atleta. Uma atleta com muita garra. Uma atleta sem medos e que nunca a vi furtar-se a um desafio.
Alguém: "Guida, vamos fazer a ultra XXX?!" Guida: "Bora lá!"

Adorei a tua cara quando reparei que o Joaquim foi embora e perguntei se ficavas e disseste a sorrir e a correr que sim.
Aí está o prémio.

Parabéns Centioneira!

O Pedro Esteves...
Nunca, mas nunca me passaria pela cabeça que o moço ia abraçar este desafio. 

Mais do que isso... Ao contrário da Guida, se ele me dissesse ia tentar eu não sei se ia acreditar que iria conseguir.
Quem lá esteve as voltas no circuito Spa-Francorchamps de Mem Martins viu o Pedro sempre em pista. Umas vezes a rolar mais rápido e outras mas devagar. Sempre firme.

Acho que deste uma grande lição as tuas amigas cãibras. A partir de agora nunca mais te chateiam.

Parabéns Centioneiro!


Alexandre Jorge...
Rapaz alto e espadaúdo. Discreto velocista por natureza. Fico rendido a que és uma pessoa de desafios.
Primeiro Backyard RUN 4 FUN em Monsanto lá estavas tu. As últimas provas de estrada a sacar PBT's assim como quem não quer a coisa.

Mas agora que recordo as vezes que dou um olhos aos teus treinos faz-me sentido.
Se me tivesses dito que ias tentar ultrapassar a barreira dos 100km eu ia acreditar naturalmente que ia conseguir.

Já conversamos sobre a tua falta de tempo para treinar, mas o fato é que a tua maneira consegues enquadrar o treino na tua rotina de vida.

E isso faz muita diferença quando almejamos um desafio.

Parabéns Centioneiro!



“Os Putos da Corrida” - Partida - A Sara Campos aqui a esquerda.


As tendas dos Clubes/Equipas - A nossa era a 3ª a contar da esquerda



É RUN 4 FUN em altas!!

por: Rui Faria

Comentários

  1. Vou precisar fazer uma Ultramaratona como R4F, antes de me reformar das corridas . Tenho 8 ultras, mas com a camisola da equipa anterior

    ResponderEliminar

Enviar um comentário