5 Ultras

 

A Isabel, divertida:

- Ligou-me o teu pai. Disse-me que vai estar muito frio este fim de semana. Que não te devia deixar ir correr…

Era a véspera da prova de Sicó e os telejornais alertavam que as temperaturas iam descer abaixo dos 0º. E eu inscrito na Ultra.

-Eu ligo-lhe, não te preocupes…

O que estava em jogo era mais do que uma prova. Durante os anos da pandemia o corpo coabitou com uma lesão e uma longa Covid que me fez ganhar peso e perder pulmão, uma combinação nada favorável às longas distâncias. No final de 2022 algo estava a mudar e inscrevi-me nos Trilhos dos Reis, na versão com 27k. Foi uma prova que correu bem, desde a grupeta que se juntou na pensão Destino, aos amigos que acompanhei em prova até à festa com que encerrámos o dia.

Foi assim que no final de janeiro soube que estava pronto para voltar às Ultras, ciente de que ia necessitar de concluir quatro provas para ser finalista do circuito de Ultra Trail.

Sicó era apenas o início dessa caminhada.

- Viva Pai. Já sei que não quer que eu vá correr com este frio. Não se preocupe, existe uma prova à noite mas não vou a essa, a minha começa de manhã e termina á tarde.

Uma verdade que escondia uma mentira, nunca tinha pensado em fazer a prova maior.

Ultra de Sicó - 57k 
partida de Santiago da Guarda

Tirando o frio na partida de Santiago da Guarda a prova correu de feição, tivemos um enorme apoio R4F e ainda fechámos a jornada com um jantar divertido e retemperador. Foi tal o sucesso que na segunda-feira seguinte já estava inscrito no TAUT – Terras de Ansião, uma espécie de Sicó v2.0 que se desenrolou á noite, sem frio e sem grande história. Para mim teve a particularidade de ter sido a primeira ultra feita à noite, o que me permitiu ver o amanhecer do dia no decorrer da mesma.

 
Ultra de Terras de Ansião - 56k
partida de Ansião

Entrava no mês de abril com duas ultras concluídas e agora tinha pela frente o Trail do Texugo, na Serra d’Ossa. Havia sido desafiado para esta prova pelo Rui Faria, em dezembro, mas ambos sabíamos que não iria seria fácil para mim. Valeu-me a paciência que o Rui foi tendo para comigo nos treinos que antecederam a prova.

- Luís, o que digo ao teu pai?

Ia a caminho da Aldeia da Serra quando recebi o telefonema da Isabel. O meu pai, sempre atento á meteorologia, tinha-lhe ligado por causa do calor que iria fazer naquele dia.


Ultra Trail do Texugo - 45k
partida da Aldeia da Serra

Esteve calor no Trail do Texugo, mas não foi por isso que a prova não cumpriu as minhas expectativas. Este ano a prova atravessou grandes áreas de eucaliptal, recorrendo a demasiados corta-fogos para ganhar altimetria, desenhando um percurso com aparente pouco nexo. Para mais nos últimos kms incorri num excesso de confiança e abrandei o ritmo, acabando a prova a poucos minutos do tempo de corte.

Abril começou da melhor forma e, graças à inscrição tardia no TAUT, iria ser possível fechar o circuito das Ultra na Geira Romana.

Ultra da Geira Romana - 45k
foto da praxe, na partida de Caldelas

Quem conhece o Moutinho sabe que as provas que organiza nunca são fáceis, contudo a Geira é especial pois desenrola-se em boa parte ao longo do caminho romano que ligava Bracara Augusta às Astúrias. E foi mesmo durante as longas horas solitárias a calcorrear trilhos na beleza ímpar do Gerês que finalmente me reconciliei com a ultradistância. Para o final aguardava-nos um percurso exigente por entre as escarpas que, contudo, não conseguiu apagar essas boas sensações pelo que fechei a prova com um vigoroso agradecimento ao Moutinho, esse ‘bastard’ que nos conduz sempre a sítios únicos.

Ainda me faltava concluir o UTSM, a última prova do plano traçado.

‘Imagina.... não me identificaram no voo Arlanda/ Frankfurt, pelo que me anularam o voo para Lisboa 🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️. Já está resolvido ...’

A mensagem da Isabel apanhou-me de surpresa, entre a ida ao aeroporto e o despertador tocar foi o tempo justo de um piscar de olhos. Quando o dia amanheceu já eu e o Paulo Raposo íamos a caminho de Portalegre onde nos esperava o transporte para a partida, que este ano seria na Portagem, no sopé de Marvão.

Ultra Trail de São Mamede 45k
partida da Portagem

Esteve um dia fantástico para correr em trilhos e a Serra de São Mamede não me desiludiu. Os primeiros Kms foram feitos a bom ritmo, a disfrutar da luz da manhã e do apoio da equipa. Chegado a meio da prova o corpo recorda-se que dormiu apenas duas horas e mudou de humor. Foi então que o olhar começou a vaguear à procura de lugares para descansar e rapidamente percebi que tinha de reagir para não deixar esta letargia tomar conta do que faltava da prova. O ritmo era agora forçosamente mais baixo e uma das estratégias para ocupar a cabeça foi a de estimar o paradeiro dos amigos que estavam na distância maior, pois as duas provas juntavam-se no final e já me imaginava a fazer os últimos Kms com eles.

Quando cheguei ao último PAC senti que prova estava terminada e foi já com uma Água das Pedras fresca na mão que telefonei ao Rui a saber do paradeiro da malta. Foi assim que soube que a malta dos 108km estava afinal a mais de uma hora, pelo que não fazia sentido ficar parado tanto tempo. Levantei-me para fazer os 8Km finais, os quais não apresentavam quaisquer dificuldades.

Foi já na descida para Portalegre que senti o telefone vibrar.

- Luís, ligaste-me?

Não é costume ter o telefone ligado em prova.

- Viva Pai. Estou agora a correr, aqui na Serra de São Mamede e está um dia fantástico. Devo estar agora a 3 km da meta. Depois ligo. Bjs

A passada tornou-se mais leve na aproximação ao estádio, é então que encontro o Rui e a Débora que vieram ao meu encontro e é numa correria que seguimos juntos até cruzar a meta.

UTSM - Chegada

Mais do que uma prova o UTSM era o final da caminhada iniciada em Sicó. Três anos depois voltava a ser finalista do circuito de Ultra Trail da ATRP.

 

PS: Obrigado aos meus amigos desta fantástica equipa R4F que me desafiam a ir mais longe e à Isabel que me apoia, sempre. Dedicado ao meu pai e às memórias das caminhadas que fazíamos na serra quando eu era miúdo.


A chegada a Portalegre

Comentários

Enviar um comentário