54... cinquenta e quatro... muitas. bastantes até!

"Portugueses com 50 ou mais Maratonas e Ultras"

Quando somos jovens, vivemos a pensar em mil coisas e acabamos por concretizar algumas. Com sorte conseguimos sacar aquela miúda ou miúdo que nos encanta nos intervalos de 10 minutos.
Com azar, um outro ou outra qualquer foi mais rápido que tu e sacou-a primeiro. Love storys que ficaram ou foram soterradas por outras memórias.

Depois, conseguimos o primeiro emprego e sonhamos com o luxo e estar presente em grandes borgas. Jovens a achar que são os maiores do mundo.

Vem os 30… e os 40… e julgamos ser os melhores condutores do mundo. Sabemos sempre mais que o outro. Sem dúvida que sim. Sabemos muito. Mas lá no fundo já começamos a procurar os caminhos para a felicidade e a questionar-nos.
Passamos quase uma década perdidos. Já vivemos o suficiente para saber muito mas vivemos pouco para ambicionar a felicidade acima da média.

Durante tantos anos, de certeza que tivemos momentos extraordinários, e momentos de felicidade. E outros momentos baixos… para esquecer.

Eu acho que independentemente do rumo que cada pessoa toma, a vida vai ser feita de histórias. Algumas até se podem contar aos amigos….

Mas e se pelo caminho encontramos uma malta que se diverte parvamente a correr feitos doidos? Azar. Ou talvez um trevo da sorte.

Consigo encontrar eventualmente o ponto na linha do tempo que me trouxe até aqui. Digamos que numa célebre tarde em Santarém, e no convívio antes dos atletas RUN 4 FUN se prepararem para irem correr a prova de 10km Scalabis Night Race, entrei a “matar” com um refresco de caipirinha em jarro de litrosa.(ver fotos) Chamaram-lhe ice teac(chá gelado? hehe)


Acabei por enfrascar aquela malta toda durante a tarde. E aconteceu. Antes de irem para a prova, estavam grogues. Riam por tudo e por nada e falavam alto pelas ruas. Uma tristeza para atletas de elite. Alguns dizem que bateram o seu PBT.
Felizmente correu bem e ninguém me trocidou.

Hoje em dia a admissão de um atleta no Clube requer que o atleta entre pelo RUN e o FUN. Pelos vistos eu entrei pela porta do FUN. Porque até aí eu só tinha participado algumas vezes em corridas com eles. E juro que correr não era a minha onda. Na altura jogava Futsal, Futbol 7 e Golfe. E até tinha handicap 11 no golfe.


Mas um dia recebi um email da direção, que na altura era ainda composta pelos elementos Fundadores do Clube, a propor a minha entrada.






Deixo-vos um print screem do email da troca de emails da minha admissão



A resposta:

Tanta conversa para chegar aqui… Podia falar dos meus sucessos e insucessos em provas. No meu top cinco ou dos ultras que não gostei. Ou então nas 3 tentativas para concretizar o objetivo de fazer uma prova de 100 milhas.

Ou mesmo meu atrevimento de ter entrado para o Clube em Abril e em outubro já estar a fazer a minha primeira Maratona (Rock’n’Roll Maratona de Lisboa em 06.10.2013 fiz o tempo de 3h:57:58 com o dorsal 2786 terminei em 690º)


Essa maratona foi a primeira das provas com km da maratona (42,19km) ou acima. Neste momento já completei 54 corridas com 42,195 ou mais km. Em Novembro irei constar na tabela do passatempo do António Belo e do Pedro Amorim com a lista “Portugueses que concluíram, pelo menos, 50 Maratonas e Ultras.”





Deixo aqui um abraço e um obrigado ao António Belo e Pedro Amorim pela paciência e empenho em manter esta lista atualizada

Até ontem, estavam 3 atletas RUN 4 FUN nessa lista. Teodoro Trindade, Jorge Esteves e o Luís Matos Ferreira. Agora estão 4.

E prontos é isto. Agora estão quatro. O quarto tem cinquenta e quatro. Quatro… quatro…

Claro que fico contente por este feito. Bastante. Muito até.

Mas o que interessa ter feito 54 ultras e maratonas. Nada. O número não quer dizer nada. Mas cada uma das provas teve uma história. E isso é que interessa eu saber e lembrar-me.

Interessa que eu me lembre com quem fiz as provas. Interessa saber que há umas que tenho repetido. Muitas. Bastantes até.

Acho que também é importante dizer que raramente me lesionei em provas, ou mesmo em treinos. Conto pelos dedos de uma mão as lesões que tive até hoje.

Curiosamente e talvez a maior lesão que tive foi numa corrida de 10km. Foi numa São Silvestre dos Olivais quando ia a ripar atrás do balão dos 45minutos. Fiz uma microrrotura no músculo da coxa e fiquei umas semanas sem correr.

Resta-me agradecer a todos os companheiros RUN 4 FUN que me acompanharam e acompanham nestas aventuras, que dinamizam os treinos e os eventos FUN do Clube.

Obrigado!

Um obrigado à minha Madrinha Filipa Cabaça e ao meu 2º Padrinho João Ralha (O olheiro que viu em mim qualquer coisa para juntar ao Clube)

E obrigado à Sandra Simões que me tem acompanhado nestas aventuras. Mais do que isso desafia-me e dá-me conta do juízo. Mas mais importante é que ela própria é que é importante em tudo. E eu gosto disso.

Vou terminar com o final do texto do António Belo e Pedro Amorim:

“Por fim, e para quem há pouco se iniciou neste maravilhoso passatempo, que são as corridas de longa distância, aqui fica o nosso conselho:
Embora não cheguemos ao ponto de afirmar, de modo autoritário, “não tentem
imitar isto” ou “do not try this at home”, como dizem os americanos; antes dizemos que
podem tentar aventuras deste tipo, mas que o façam usando a inteligência e bom
senso, ouvindo o próprio corpo e a opinião dum médico. E, sobretudo, que o façam a
um ritmo e num estilo que permita desfrutar dos locais, da companhia e do espírito que
caracteriza estes eventos especiais.
 
Esperamos por todos!”

Obrigado ao João Lima. Não só por manter esta lista atualizada mas como por todo o trabalho dele em manter o site com o registo das corridas.

https://www.joaolima.net/50Maratonas.htm

 Run abraços a todos os corredores


É RUN.... É FUN... É RUN 4 FUN.

Rui Faria

Comentários

  1. Muitos parabéns Rui Faria! As 54 são apenas um número, vais fazer muitas mais porque és um enorme atleta e um motivador por natureza. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Grande Rui "Wolverine" Faria!!! Recordo-me bem da primeira vez que te vi. Foi num almoço RUN 4 FUN, em que vieste com a Filipa. Desde então tornaste-te um elemento chave do Clube, com muita dedicação, muito trabalho, muitas horas e muito amor dedicados ao clube e à corrida. Tornaste-te um atleta do caraças, porque uma pessoa original e fora do vulgar já era. Sinto-me privilegiado por ter a tua amizade. Forte abraço e continua como até aqui.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Ruizinho, obrigado pelo excelente relato que fazes da tua notável experiência no nosso Clube, com a inolvidável recordação de Santarém no pré-SNR e com o registo das extraordinárias 54 ultras, das quais te dou os Parabéns. És uma pessoa especial, de quem gosto muito, por diversas razões, mas realço uma, pessoal, que foi os vídeos que realizaste com o meu irmão Rui, pelos quais te ficarei sempre grato. Foi um prazer rever o mail que te enviei a confirmar a tua adesão ao R4F depois de um brilhante "período experimental". Tenho ideia de que uma das primeiras vezes em que participaste numa corrida connosco, foi em Bucelas, numa corrida de trilhos. E daí para cá tem sido um acumular de boas sensações, com muita capacidade atlética, mas muito FUN. És uma das pessoas que mais tem feito pelo nosso Clube, em todos estes anos, com a tua criatividade, imaginação e capacidade de concretização. Espero que continues por muitos e bons anos a ter as tuas inovadoras e excelentes ideias e realizações bem como atinjas o número de ultras que entenderes fazer. Da minha parte, dou-te um grande RUNABRAÇO e continuo feliz por seres meu amigo.

    ResponderEliminar
  4. Piturro Farianheira, os posts dos amigos são consentâneos na tua enorme generosidade. Confirmo-a e benefício dela, constantemente, na corrida e na vida.
    És um ser humano muito especial e diferente. Surpreendentemente diferente.
    E és, um atleta. Tens uma genética (se será isto) que te permite ter excelentes resultados mas nada disso seria possível se não fosse a tua garra e a tua política de zero-tolerância à preguiça. Se é para treinar não há “ses” nem “mas”. Mas, apesar disso, agrada-me que essa dedicação seja pouco rígida, sem grandes regras. E com regras que são as tuas.
    Cinquenta e quatro! CINQUENTA E QUATRO (grito à Monsanting!!).
    Orgulho de ti!
    E orgulho por fazer parte deste teu feito!
    E não é muito! E não é pouco! Bastante, até!
    ❤️

    ResponderEliminar
  5. Até aqui o teu percurso foi incrível: <<< 54 ULTRAS 54 >>>
    Tens muitas histórias e memoráveis partilhas por essas serras.
    Que nunca te falte o ânimo e a vontade de continuar. PARABÊNS.

    ResponderEliminar
  6. Surpreendentemente nenhuma surpresa, és extraordinário e especial! Valente não é a palavra justa.

    PS: mas na opinião do meu pai (ex-atleta da pista), como corridas verdadeiras só contam corridas sem caminhar nem um passo :-)

    Grande abraço e saudades da Eslovénia <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário