RUN 4 FUN na Maratona de Badajoz e Meia Maratona de Badajoz 2022!

RUN 4 FUN na Maratona de Badajoz e Meia Maratona de Badajoz 2022!

Acho que esta Maratona e os nossos atletas 2022 merecem uma referência num pequeno registo aqui no nosso blogue.

Para alguém que tem andado na balda nos treinos ir fazer esta maratona até que fui atrevido. Não é uma coisa esperta fazer uma maratona sem treinar. Mas a experiência permite-nos fazer algumas coisas.

Para começar, é para dizer que para mim, Badajoz está para a corrida de estrada como Sicó está para a corrida em trilhos. É uma prova simpática, ambiente super descontraído, acessível, boa onda e nunca desilude. E apesar de ter pouca participação é muito bem organizada.

Sei que muitos a acham a prova feia. Eu acho, que tirando o fato de serem duas voltas iguais de 21km, não consigo ver nada que seja assim tão feio no percurso. Percurso que aliás até me agrada.


O preço 15€ é surreal. Incluí, tshirt, calção, medalha finisher (fraquita mas há), pasta party... Para além disso existe um apoio monetário, quase simbólico, para as equipas que inscrevam múltiplos de 4 atletas e estejas a mais de 100km de Badajoz. Não deixa de ser interessante!

Nesta edição de 2022, entre a maratona e a meia maratona estivemos presentes 8 RUN 4 FUN. Alguns repetentes mas alguns pela primeira vez.

Nesta edição, gostava de sublinhar a participação da Lara Machado, da Ana Tavares e da Sandra Simões.





A Lara que habitualmente faz caminhadas, e algumas delas longas diga-se, foi a Badajoz brilhar na Meia Maratona.

Antes da partida, notava-se algum nervoso, muito miudinho e quase impercetível. O Francisco tentou passar-lhe uma estratégia para atacar a prova. Estratégia que seria, fazer parte da prova a andar e outra a correr.
Mas a "miúda" resolveu atacar a prova de cabeça erguida desde o primeiro km e arrancou a correr. Fez a prova sempre a correr até onde conseguiu. Fez o seu máximo de corrida de sempre. 15km sempre a correr. E depois fez um misto de corrida e power walk.

A meia maratona tinha um contingente de atletas superior à maratona, mas mesmo assim, a Lara fez a prova quase toda sozinha a partir de determinada altura. O que se torna pouco desanimador estar em prova e não ver os outros atletas.


Mas é assim que as coisas acontecem. É assim que se ganha um novo bichinho. Acho que temos atleta para no futuro acompanhar o pessoal em mais aventuras.

As conquistas e o orgulho não só os lugares no pódio. Mais uma vez, Parabéns foste uma campeã. Acho que foi uma bela conquista!

A Ana Tavares, sublinhava o facto de ter voltado a participar numa prova oficial. 

Para quem não sabe, a Ana foi atleta. E é membro da ANJA - Associação Nacional de Juízes de Atletismo. Mas desde que a conheço que é avessa em participar em provas oficiais e competitivas.

Já faz alguns anos de R4F e dela só me recordo da participação no Trail de Penacova e... Acho que mais nenhuma. Tá curto!

Invoca várias razões para não se querer inscrever em provas. Ainda não percebi bem o motivo afinal. Mas, ok, aceito.

Desta vez, participou na Meia Maratona e terminou com o tempo líquido de 1h:47. Houve uma parte que me cruzei com ela. Faltavam-lhe 6km para os 21. Ia bem, e com forças para refilar por estar a competir sem treinar. 

Ufaaaa. Quem dera a muitos atletas ter a tua velocidade. Gostei de te ver em prova. E tu até tens estilo a correr não percebo. Venha a próxima!


Outra atleta que sublinhava é a Sandra Simões. Bom! Foi só mais uma maratona na tua longa lista. Esta foi uma maratona concluída de forma exemplar. Partilhamos a mesma falta de incentivo em participar em corridas de estrada mas ainda assim move-nos a vontade de convívio as histórias e a partilha de boas ondas.

Bom… Eu disse de forma exemplar, mas não foi bem exemplar. Nos primeiros km resmungava com tudo e com todos. Ok... a cuspidela do atleta que lhe ia acertando não conta.

Fez a prova que tinha que fazer. Aí a partir do km 30, teve que se aguentar e rebocar-me até ao fim. Podia ter feito a prova mais rápido, mas não era a mesma coisa.

No final das contas ficou em 2º lugar no escalão e 7º geral feminino. Pena, só, não ter ido levantar o prémio.

Obrigado a Rute Fernandes que desta vez esteve a apoiar-nos. Ter o apoio de outros elementos da equipa é uma maravilha. Principalmente quando estamos acabadinhos.

Para o ano fazes a meia maratona Rutekas.















Também participaram, o João Menezes, o Francisco Machado e o meu afilhado João Sousa, que está em fase de treino para uma aventura maior e que se aproxima aí.
Cada um a sua maneira e alguns mais em altas que outros, o certo é que voltamos todos com histórias para contar.

Para o ano há mais, e se me lembrar lanço o desafio para nos organizarmos fazermos uma onda laranja nessa prova.




É RUN é FUN... Caneco!! 


Comentários

  1. Não percebo a foto da Lara à porta da casa de banho, ou percebo e não partilho do sorriso da Lara :D

    ResponderEliminar
  2. Grandes malucos :-)

    Não morro de amores pela prova mas tenho a certeza que teria adorado ter-vos feito companhia.
    Fica para o próximo ano.

    Obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. Belo relato Rui Faria, obrigado. Como sempre, as nossas atletas a superarem-se. Um bom exemplo do que somos, como corremos, para nos divertirmos. Um runabraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário