Novo membro - António Carlos Teixeira Duarte

 O António Carlos é um conhecido de muitos anos no mundo das corridas do pelotão. Durante anos foi membro do Clube do Stress, com quem tivemos sempre uma boa relação.

Começou a correr aos 47 anos, fez a primeira maratona aos 49 e os primeiros 100 km aos 57. No ano que fez 60 anos, imaginou uma prova que ligaria Lisboa ao Palácio de Mafra, através das Linhas de Torres, a qual se veio a constituir o Linhas de Torres - Running Challenge que se irá disputar este ano, novamente, em Abril.

Nesse ano, e já lá vão 10 anos, eu e a Luisinha tivemos a oportunidade de acompanhar o António Carlos e o Mário Machado, durante 20 km desde a praia do Guincho até perto da Azóia, durante o seu percurso de reconhecimento. E a partir daí desenvolveu-se uma amizade que perdura até hoje. 

Ele já participou em diversos eventos do R4F e inclusive é um dos co-autores do nosso livro "Correr para o bem-estar: O Clube RUN 4 FUN", com um amável texto nas páginas 45 e 46. O livro foi publicado em 2018 por altura do nosso 10º aniversário.

É por isso, com enorme prazer, que vos apresento a entrevista do nosso  novo membro do RUN 4 FUN e meu "afilhado", com uma foto tirada perto do Passeio dos Heróis do Mar.


1 Há quanto tempo corres/caminhas?

Comecei a correr há  24 anos.

2 Porque corres/caminhas?

Quando estava prestes a fazer 40 anos, um amigo do meu pai disse-me: “estás gordo, pareces um porco”. Frase que me fez decidir a mexer-me com regularidade, para ficar saudável.

Comecei pelo ténis, em piso duro, e seis anos mais tarde tinha algumas queixas persistentes nos joelhos, cotovelo e costas.

Fiz uma paragem prolongada, para ter a certeza de que as dores não eram de esforço a mais e recomecei num ginásio onde me dediquei especialmente ao remo.

Consciente que os treinos aeróbicos prolongados são importantes para a saúde, do remo passei para correr na passadeira que foi durante bastante tempo a minha principal pista de treino.

3 Onde treinas e com que frequência?

Habitualmente treino cerca de cinco vezes por semana, sendo que duas a três vezes treino sózinho partindo logo da porta do prédio onde vivo. Os restantes treinos tendo fazer com amigos, o que quase sempre me obriga a deslocar-me de carro.

4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?

De que prova é que gosto mais é a pergunta a que realmente tenho dificuldade em responder, mas julgo que em cada momento tem sido a prova para que estou a treinar. É essa que me anima e em que sei que vou entrar com gosto.

Não houve uma prova que me tenha marcado significativamente mais que as outras. O que verdadeiramente me marcou foram estes anos de corrida em que fiz amigos e evoluí na capacidade de correr o que me permite ver o mundo com outros olhos.

5 Quais os teus próximos objectivos?

Em virtude de ter feito uma fractura no ombro no princípio de Novembro próximo passado, o meu próximo objectivo “sério” é a maratona “Linhas de Torres Running Challenge” de 2023.

6 O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?

Um grupo muito simpático, em que me sinto perfeitamente integrado, com treinos muito variados sempre seguidos de um “recovery” em que o convívio é muito agradável.

7 Uma mensagem aos membros do Clube.

Continuem a conviver e a treinar com alegria.




Comentários

  1. Bem-vindo António Carlos.
    Espero que continuemos durante muitos mais anos a correr lado a lado sempre com boa disposição. Rápidas melhoras.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente António Carlos!

    Conhece o pessoal e o Clube e tens o espirito R4F que estás automaticamente integrado.

    Estás no caminho certo. Do Stress para FUN. hehehe

    Bem vindo ao Clube!

    Abraço
    Rui

    ResponderEliminar

Enviar um comentário