Atleta em Destaque: João Ralha



João Ralha
58 anos, Professor universitário, consultor de gestão



O João foi uma das primeiras pessoas que conheci no Clube. De início o que mais me cativou nele foi a forma afável e sem reservas que coloca nas relações interpessoais. Posteriormente vim a aperceber-me que possui muitas outras qualidades.
É um dos fundadores do Clube e, em grande parte, a ele se deve a nossa longevidade e dinamismo como grupo. O seu mais recente projecto é a edição de um livro comemorativo do 10º aniversário do RUN 4 FUN. Coordenou eficazmente uma equipa de aproximadamente 50 pessoas que redigiram textos e compilaram relatos extraidos deste blogue. O livro terá o seu lançamento no dia 8 de Julho, data do aniversário do Clube, durante um grande evento do RUN 4 FUN no Parque das Nações.
Esta faceta empreendedora e solidária é característica do João. Relembro com saudade os momentos que partilhamos em Ronda (2013) quando o João e a Luisinha fizeram questão em acompanhar e apoiar o grupo de R4F que iria participar na prova de 101 km.
Obrigado por tudo João, e espero que o teu (primeiro) próximo objectivo seja a tal ultra em trilhos, e que eu também consiga lá estar para te acompanhar.



Guião da Entrevista:


1. Há quanto tempo corres?
Desde que me conheço. Em miúdo jogava futebol na rua todos os dias. Ganhei algum jeito. Fiz ginástica, joguei andebol e futebol de 11 como federado, depois joguei futebol de salão vários anos numa famosa equipa do meu bairro e fiz ginástica de manutenção num grande clube, já perto dos 30 anos. Foi depois dos 30 anos que comecei a correr, só correr, cerca do ano 1990.


2. Porque corres?
Porque gosto, e me dá uma grande satisfação principalmente após os treinos e as corridas. E claro, sempre que consigo atingir algum objectivo a que me propus.


3. Onde treinas e com que frequência?
Atualmente treino 4 vezes por semana no Vale do Silêncio nos Olivais e na Expo, aos domingos no Treino dos Heróis do Mar


4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
A prova que mais gosto é a Corrida do 1º de Maio, que tem 15 km e é realizada em Lisboa. Gosto particularmente da subida da Avenida Almirante Reis e do final na pista de tartan do 1º de Maio. A que mais me marcou foi a minha 1ª maratona, em 2009. Organizada pelo extraordinário Carlos Lopes, que conheci pessoalmente e que tinha como “madrinha” à nossa espera, no final, a extraordinária Rosa Mota a confraternizar com os “finishers”. Dois campeões olímpicos de enorme simplicidade e simpatia.


5. Quais os teus próximos objectivos?
Fazer a Meia na Areia pela 1º vez e talvez, voltar a fazer uma maratona de estrada, a minha 7ª, ou então, em alternativa, uma ultra, em trilhos


6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
O RUN 4 FUN é uma das minhas melhores experiências de vida. Nele conheci um grupo de pessoas excepcionais, muitas das quais são meus amiga(o)s. Há muitos benefícios, a nível físico, pois treinar ou correr em grupo é muito mais agradável que o fazer sozinho. Em grupo há mais incentivos para nos superarmos. Do ponto de vista pessoal e social há muitos   benefícios nomeadamente pelo convívio que nos é proporcionado durante e após os vários treinos organizados que fazemos. Os nossos “recoveries” são memoráveis. Além do mais criamos uma rede de contatos de pessoas de alto nível que nos proporciona vantagens a nível pessoal e profissional.
Para além disso a minha mulher, a minha parceira de vida, também corre, muitas vezes mais depressa que eu, o que é um grande benefício familiar.


7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
Os novos membros são escolhidos por atuais membros e têm por isso “um selo de aprovação” para se integrarem facilmente no nosso seio. Venham divertir-se a correr na nossa companhia.





Comentários

  1. Obrigado João Ralha.
    Não serei só eu que penso e sinto que és o "padrinho" de todo o grupo e o pilar agregrador.

    A mim ajudaste-me muito desde o primeiro dia a integrar este fantástico grupo de pessoas.

    A meia da areia já esta feita. Vamos agora treinar para um ultra trilho. Escolhe a prova que estamos cá para o apoio.

    Como costumas dizer... Runabraços

    ResponderEliminar
  2. Bela sugestão Rui.

    O João escolhe a ultra e nós recrutamos uma escolta laranja para o acompanhar até ao final. Vai ser épico.

    Que dizes João?

    ResponderEliminar
  3. Obrigado meus amigos Rui e Teodoro.

    Eu gostaria de fazer os 101 km da La Legíon em 2019, ano em que serei sexagenário. O 1º obstáculo é conseguir ser um dos 3.000 inscritos face aos 50.000 candidatos. Se não der, então serão os 100 km de Mérida. Após passar o 1º obstáculo, resta saber se conseguirei chegar ao fim!! O máximo que fiz foram 52 km na Geira Romna.

    O 1º passo está dado, quero ser um "cientunero".

    Agradeço a vossa amabilidade e toda a ajuda que possa vir a ter.

    Grande runabraço

    ResponderEliminar
  4. O João Ralha foi quem apadrinhou a minha entrada para este grupo em 2011 e para mim o espírito do grupo é bem representativo dos "ideais" que sempre vi nas suas acções e actitudes.
    Sempre presente e pronto a ajudar não esquecerei em particular o apoio no UTSM em 2016.
    Era bom que houvesse mais pessoas assim no mundo da corrida.
    P.S. Em 2019 também conto regressar a Mérida... tenho umas contas a ajustar por lá.
    Runabraço.
    Orlando

    ResponderEliminar

Enviar um comentário