Fado Património da Humanidade

FADO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

08 de JUNHO de 2018

Começamos esta página sobre o Evento em referência com este Fado Tradicional
interpretado pela Amália Rodrigues.

Com 36 participantes saímos da Rádio Amália para darmos cumprimento a mais este
desafio, uma parte do Grupo partiu em Corrida e outra parte seguiu em ritmo de Caminhada.
Com o entusiasmo que é marca de excelência deste Grupo lá fomos percorrendo Ruas e Bairros
a viverem um período festivo o que ocasiona um grande entusiasmo com a passagem
dum Grupo em ritmo de corrida emprestando a quem ali se encontra um momento divertido.

O programa propriamente dito vai na linha do roteiro do Fado, com passagem pela Mouraria
Alfama e Bairro Alto, percorrendo um total de 12,480 Kms., na corrida e cerca de 5 kms. na
caminhada.

Nos Estúdios da Rádio Amália com Ana Meixedo e Filipe Acácio

À porta da Rádio Amália

Como nosso 1º. Apoiante continuamos a contar com a Rádio Amália que através do seu Diretor
Snr. José Augusto Madaleno, nos acolhe com amizade e este ano com outro formato de divulga_
ção do evento por força de circunstâncias inesperadas, que levou a que tivessemos o nosso
apontamento de promoção a partir do Programa “Casa de Fados”, apresentado pela Locutora
Ana Meixedo que teve a amabilidade de nos receber.

Guitarra Portuguesa em pedra

Junto à Estátua de Fernando Maurício

Nesta Edição depois da paragem no Bairro da Mouraria para as fotos habituais à entrada da
Rua do Capelão junto a uma Guitarra esculpida em pedra e outra junto à estátua do Fadista
Fernando Maurício, seguimos rumo a Alfama, tendo como objetivo uma breve passagem pelo
Restaurante Mesa de Frades por onde passam nomes como Celeste Rodrigues, João Braga entre outros fadistas com a foto da praxe e a visita obrigatória ao Museu do Fado onde pudemos reconhecer num dos painéis muitos dos grandes nomes do Fado, isto graças à Direção do Museu
do Fado.

Restaurante Mesa de Frades

No Museu do Fado

Continuando o percurso atravessámos o Campo das Cebolas agora totalmente renovado e
seguimos junto ao rio atravessando a Praça do Comércio e Cais do Sodré tendo aqui cruzado
com um momento de grande animação, junto a uma esplanada que motivou associarmo-
nos à festa.

Campo das Cebolas

Animação nas proximidades do Cais Sodré

Ainda junto ao rio seguimos até ao local de travessia da Av. 24 de Julho, para de seguida
fazer o percurso até à Fundação Amália tendo antes pousado para uma foto de Grupo com
a Assembleia da República em fundo. Em quanto nós subiamos a Av. D. Carlos I e a Rua de São
Bento os nossos Amigos e Amigas caminheiros (as) faziam o percurso até à Fundação passando
pelo Marquês de Pombal e Largo do Rato.

Jardim da Fundação Amália

Chegados à Fundação Amália Rodrigues, presidida pelo Dr. João Aguiar, deparámo-nos com uma receção calorosa com a presença do Administrador Engº. António Campos, a Drª Alexandrina Quaresma membra da Direção, a Dª. Estrela com funções de guia na Fundação pessoa da inteira confiança de Amália com quem conviveu cerca de 30 anos e a Dª. Olga Apolinário do Secretariado tendo sido a nossa interlucotora, na preparação da visita.
Durante a visita à Fundação deslocámo-nos ao Jardim já sem a presença do “ xico “ (papagaio)
já recolhido. Há nossa espera estava uma mesa com diversas garrafas de àgua importante para a
hidratação tão necessária para quem já tinha percorrido cerca de 11 km. Seguiu-se um breve
discurso do Engº. António Campos que nos convidou a passar à sala Amadeu Aguiar primeiro
Presidente da Fundação sala esta designada por Sala interpretativa onde podemos observar,
medalhas, condecorações, instrumentos musicais viola e guitarra, várias fotografias e um bonito
vestido que Amália estreou na 2ª. Parte de um concerto no Olímpia em 1989.

Na Fundação Amália a Dª. Estrela com o nosso co-Fundador Paulo Curto de Sousa e um dos criadores do 1º. treino Temático (Treino dos Elevadores em parceria com o Miguel Correia )
Sala interpretativa Vestido de Amália

A corrida estava prestes a terminar e assim juntávamo-nos aos nossos caminheiros que já tinham
concluído o seu percurso. O ponto de encontro estava definido, o Restaurante Adega Machado
no Bairro Alto, pertença do Grupo Fado & Food, onde fomos recebidos na sala intermédia para
um Porto de Honra, passando à sala da Fadistagem onde nos esperava um menú préviamente
escolhido, saboreado num ambiente de grande entusiasmo culminado com um apontamento de
Fado com os Fadistas residentes nos Restaurantes do Grupo Fado & Food , Filipe Acácio fadista
que apadrinhou esta 3ª. Edição da corrida e 1ª. Caminhada pelo Fado, a Fadista Isabel Noronha,
acompanhados na guitarra portuguesa pelo Sérgio Costa e pelo Aníbal Vinhas na viola de Fado.

Animação na adega Machado

Fado com Filipe Acácio

A todos deixamos o nosso agradecimento, quer na preparação do evento quer na participação
do mesmo, contribuindo para que todos pudéssemos desfrutar de momentos de boa disposição
e agradável convivência.

Chefe de Mesa : Snr. Flávio Guimarães

Fadistas : Filipe Acácio
Isabel Noronha
Músicos : Sérgio Costa ( Guitarra Portuguesa )
Anibal Vinhas ( Viola de Fado )

Reconhecimento do Percurso : Teodoro Trindade

Vitor Aguilar
Walter Palma
Xana Palma

Mais uma vez obrigado a todos, prometemos voltar.