UTAX 114K Preparação - S01E01










It is good to be back on track.




Após um longo período em que treinei muito pouco, na sequência de múltiplas infeções pelo Covid-19 (ao todo 3), e em que aumentei consideravelmente o volume corporal (peso), tendo passado de uns saudáveis 75 kg para os excessivos 80 kg, recomecei finalmente a treinar com regularidade, planificação e propósito.



Volume de Treino desde 2010 até hoje

Ainda estou muito longe das cargas de treino anteriores a 2021, mas com calma e cuidado lá chegarei. Sobretudo sem os abusos que fiz nos primeiros meses de 2021.

A última prova que fiz em que tive uma prestação razoável, foi as 100 milhas do TPG, em 3 de Junho de 2021 (mas acabei todo destroçado). Desde então não fiz uma única prova em que me sentisse confortável.




Peso desde Junho de 2018 até hoje


Ainda preciso de perder mais uns 5 kg, mas com calma até Outubro próximo isto vai ao sítio.



O meu objetivo deste ano será o UTAX, na versão de 114 km com 6.000 mD+, a ter lugar em 18 de Outubro de 2024, a partir das 22:00, com centro de operações em Castanheira de Pera.

Preço de inscrição: 108 euros.


O UTAX é uma prova fantástica, que teve algumas edições iniciais (participei em 3, duas na versão mais longa e uma na versão Ultra).

Encontram aqui as minhas crónicas dessas edições e de seus  precursores:


4º AXTrail series, Foz de Alge / Ferraria de São João, em 10 de Abril de 2011.

4º AXTrail series, versão K42, precursor do UTAX, em 8 de Outubro de 2011.

5º AXTrail series, Foz de Alge / Ferraria de São João, em 4 de Março de 2012.

1º edição do UTAX, em 10 de Novembro de 2012. 

1º Trail Serra da Lousã, em 19 de Outubro de 2013

3ª edição do UTAX, em 17 de Outubro de 2014.

Preparação para o UTAX 2015.

Desde então não houve mais edições.


Provas constantes no site da ITRA



Outra provas ou eventos que tiveram lugar na Serra da Lousã:

II Ultra Trilhos dos Abutres, em 28 de Janeiro de 2012.

Trail Camp da Lousã, em Agosto de 2015.




Como preparação para o UTAX, tenho planeada a participação nos 57 Km do Oh Meu Deus, que terá lugar no próximo fim de semana, na Serra da Estrela. 

São 57 km com 3.570 mD+ e 3.660 mD-.

A prova é linear e não circular.

O centro nevrálgico da organização ficará em Seia. No dia 8 de Junho, às 7h em ponto, partirá uma camioneta com os participantes do 57K em direção a Sazes da Beira, de onde partirá essa prova, pelas 8h da manhã.

A prova tem uma duração limite de 15 horas, ou seja, pelas 22h tem que se estar na meta. Não tem barreiras horárias nos postos de abastecimento.

Preço da inscrição: 55 euros.


Pode-se encontrar toda a informação da prova no Google Drive


Fiz a 2ª edição dos 50K do Oh Meus Deus Trail Running, em 6 de Maio de 2012. Não voltei a fazer mais provas do Oh Meus Deus, e regresso agora 12 anos volvidos. Nesse ano a distância maior eram os 100 km, que consistiam num percurso em 8 que passava 2 vezes por Manteigas.

Foi a única prova até hoje em que fiquei em 1º lugar da Geral (e nunca mais ficarei; talvez em pódios de escalão, mas na geral nunca mais).








Este ano ficarei contente se demorar 13 ou 14 horas a completar a prova. Aliás, ficarei contente se não precisar de ficar preocupado com o a barreira horária das 15 horas.

Passei as provas todas do ano de 2023 sempre a fazer contas de cabeça para passar nas barreiras horárias dentro dos tempos de corte e não me apetece andar novamente a fazer isso.








Os 57K






MATERIAL OBRIGATÓRIO OMD 50


● Documento de identificação com foto (para levantamento dos dorsais);


● Depósito de água com capacidade mínima de 1 litro;


● Manta térmica;


● Apito.


● Telemóvel operacional para efetuar/receber chamadas


● Reserva de alimentos


● Alfinetes ou porta dorsal


● Copo (a Organização não cederá copos nos abastecimentos), prato, talheres.


● Casaco impermeável



* A entrada nas BA de equipas de apoio é restringida a 1 pessoa



Material recomendado 

  • Calças compridas, que no mínimo cubram o joelho 
  • Porta-resíduos, integrado ou não na mochila 
  • Luvas, 
  • gorro, 
  • boné ou “buff” (de acordo com a previsão do tempo) 
  • Bastões (Atenção não pode deixar nos Postos de Abastecimentos e nemcolocar nos sacos) 
  • Ligadura ou banda elástica, 
  • protetor solar, 
  • vaselina ou creme antifricção, 
  • kit costura 
  • Antiácido para problemas digestivos 
  • Tabletes de chocolates, 
  • barras energéticas, 
  • peças de frutas. 
  • Saquetas de sal e açúcar 
  • Quantia em numerário (para fazer face a algum imprevisto) 
  • Corta vento (de acordo com a previsão do tempo)


Relativamente a este assunto do material, tenho um post bastante detalhado.


 

As várias distâncias



Comecei o meu treino em Fevereiro deste ano. A estratégia tem sido uma de crescimento sustentado, com aumento de paulatino de carga e velocidade (potência), e recorrendo a reforço muscular no ginásio e cross-training de natação. Em simultâneo, a perda de peso é muito importante.





Todo o ano de 2023 foi muito irregular. Treinava pouco e ia a provas com distâncias Ultra. Não é uma boa estratégia.


Distance

Treino irregular versus treino regular.



Elevation gain

Ainda tenho muito a recuperar no treino de desnível. O ideal para mim seria ente 3.000 a 4.000 mD+ por semana.


Quase 15 anos de desporto, em várias modalidades



Este ano de 2024 ainda não fui a uma única prova, mas tenho treinado com cabeça, tronco e membros.

Vou testar essa preparação já no próximo sábado. Os próximos dias serão de significativo alívio de carga para não chegar lá desgastado (aliás, já comecei esse alívio no início da presente semana, por forma a ter 12 dias calmos, maioritariamente de repouso, antes da prova.



A minha equipa de sempre (desde 2009...), o RUN 4 FUN, tem sido instrumental nesta minha recuperação. Sozinhos podemos ir mais depressa mas não iremos tão longe. Esta claque é inexcedível. Não sei se somos os melhores, mas somos sem dúvida os mais barulhentos...

RUN 4 FUN na gala de entrega de prémios da ATRP


Seremos 6 a espalhar magia e charme pela Serra 



Estaremos em todas as distâncias Ultra.

Os habituais Ultra Endurance XL, os fantásticos gigantes Carmen Ferreira, Luíz Ramos e Teodoro Trindade no XL, os persistentes iniciados nas Endurance, Débora Almeida e João Antunes, e eu próprio em regresso de longa ausência, na Ultra.










O ponto de situação da participação do clube RUN 4 FUN nos circuitos ATRP neste momento é o que está detalhado no blogue RUN 4 FUN.



Previsões do Tempo:


Vai estar fresquinho...







Alguns links úteis:


Oh Meu Deus

https://horizontes.pt/oh-meu-deus/

https://www.stopandgo.net/events/oh-meu-deus-2024

https://www.facebook.com/ultratrailserraestrela


UTAX

https://www.aldeiasdoxisto.pt/pt/xistopedia/utax-ultra-trail-das-aldeias-do-xisto/

https://stopandgo.net/events/axtrail2024/

https://www.facebook.com/AXtrailseries










Os meus vídeos motivacionais:
















Comentários

  1. Foi bom poder acompanhar a tua participação na prova. Tudo no lugar, acho que dificilmente poderia correr melhor.

    Tens tudo para ser bem sucedido no UTAX e também sabes o caminho que tens de fazer até lá. Pouco a pouco a coisa vai-se dar. Estamos aqui ver e desfrutar deste caminho até lá.

    Um abraço e muitos parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo e companheiro de aventuras João!! Também te achei muito bem nos 100K. Ias tranquilo (pelo menos aparentemente) e a prova estava sob controle. Fizeste uma excelente prestação, sobretudo debaixo daquelas condições muito agrestes, sobretudo na noite de sexta-feira e ao final do dia de sábado. Deu-me genuíno ânimo ver-te. E pude beneficiar do sempre excelente apoio do Ana e do Pedro. Forte abraço e parabéns para ti!

      Eliminar

Enviar um comentário