PROJETO MARATONA #1 - MARATONA DE ATENAS – A AUTÊNTICA






PROJETO MARATONA #1
MARATONA DE ATENAS – A AUTÊNTICA

Por Carla Rebelo, Fernando Rosete (autor principal) e Luís Matos Ferreira


1 – A ideia


A ideia surge devido a uma evidência clara que se tem acentuado nos últimos anos dentro do nosso clube, o facto de o trail ter ganho uma importância crescente face às provas de estrada. Isto é um fenómeno compreensível uma vez que vertente do trail tem apresentado uma dinâmica fantástica, com novas provas, distâncias maiores, objetivos desafiantes… No entanto a grande maioria de nós começou a correr na estrada e a fazer provas em estrada, nunca nos podemos esquecer disso.

Dentro das provas de estrada, como sabem a distância rainha são os 42.195 metros da maratona. A maratona está sempre na cabeça de quem corre, nem que seja por uma única vez. No RUN 4 FUN sempre se deu muita atenção à maratona e aos que se propõem a desafiá-la. Temos estado sempre presentes em Lisboa, no Porto, em Sevilha, só para falar dos locais que nos estão mais perto. E mais importante ainda, nunca, mas mesmo nunca, deixámos de ajudar, apoiar e acompanhar os que a vão fazer pela primeira vez, nomeadamente em Lisboa.

Achámos então que seria uma ideia engraçada tentarmos mobilizar o grupo para uma vez por ano realizar uma maratona em conjunto e fora de portas. Mas a dúvida levantava-se, será que as pessoas iam aderir aos 42 km; seria esta ideia interpretada como se de uma agência de viagens se tratasse, enfim … Na realidade algumas destas coisas já tinham sido experimentadas no passado, ora vejamos então:

  • Em 2013 o RUN 4 FUN levou uma comitiva considerável a Sevilha, com direito a autocarro e hotel onde se estrearam vários atletas;

  • Em Junho de 2020 o nosso colega Emanuel Silva decidiu organizar um treino XL pela zona do Oeste na distância da maratona: a UMO (Ultra Maratona do Oeste);

  • E em Outubro de 2020 englobado num treino dos treinos inédito com 3 distâncias 10, 21 e 42 km onde o Fernando Rosete criou o percurso no concelho de Almada: a UMA (Ultra Maratona de Almada);

Quando nós os 3 começamos a alinhavar esta ideia rapidamente nos fomos entusiasmando e lançando novas ideias para cima da mesa.


2 – Os objetivos

O principal objetivo do projeto maratona foi e será sempre o salutar convívio entre os membros RUN 4 FUN, mas existem outros como:

  1. a possibilidade de fazer maratonas no estrangeiro e na melhor companhia;
  2. viajar e conhecer novos destinos;
  3. rentabilizar a estrutura de custos na deslocação;
  4. o estreitamento de relações entre os atletas e/ou os acompanhantes nem sempre acessível no nosso dia a dia de treinos e de provas;


3 – A equipa


Como forma de dividir tarefas e agilizar o processo criamos uma equipa de 3 pessoas, a Carla membro nuclear do núcleo da Expo e maratonista consagrada, o Fernando grande dinamizador do núcleo de Almada e ávido maratonista, e o Luís um dos mais prestigiados atletas do nosso clube. Na criação desta equipa também tentámos proporcionar uma aproximação entre os atletas dos 3 núcleos do RUN 4 FUN.


4 – A escolha da prova

Nas conversas que todos vamos tendo uns com os outros é normal ouvir-se “… gostava de ir ali”, “Ainda não fiz …”, “… só me falta fazer” e um dos nomes em comum era Atenas. A maratona de Atenas é uma prova especial, logo por respeitar o percurso original da maratona e daí ser considerada a autêntica.

No entanto por forma a tornar o projeto o mais inclusivo possível havia outros fatores a ter em conta: o custo da prova, as deslocações, o orçamento da viagem, os atrativos turísticos do destino, a dificuldade da prova e o interesse da mesma.

Ouve um outro pormenor que pesou na decisão: haver uma prova acessória com um objetivo mais comedido tipo 5, 10 ou 21 km a jeito de um outro acompanhante ou alguém que apenas fosse motivado pela viagem em si.

Achamos que quando tomámos a decisão o que pesou mesmo foi o facto de ser a maratona original, a autêntica, e assim foi, lá escolhemos a Athens Marathon the Authentic, era aquela que iria ser o Projeto Maratona #1.






5 – A logística


Para que não houvesse dúvidas, nós enquanto equipa, embora fossemos partilhando toda a informação de viagens e alojamento e apresentando várias soluções, demos total liberdade aos interessados no projeto para fazerem como muito bem entendessem. Houve quem ficasse menos dias, houve quem juntasse férias à maratona e até quem fizesse uma viagem relâmpago.

Optámos por efetuar uma inscrição de grupo não propriamente pela redução de preço mas crentes de que o processo seria mais facilitado, o que não se viria a verificar.

Entretanto a Carla lembrou-se de fazermos uma t-shirt especial personalizada para o evento, uma ideia muito engraçada, a maior parte de nós lá foi pela primeira vez representar o RUN 4 FUN vestido de azul.

Os dias passados em Atenas correram sem problemas, o grupo composto por vinte e poucas pessoas lá se foi articulando de uma forma muito básica, principalmente WhatsApp, foi por aí que combinámos praticamente tudo, horários, locais, compra de bilhetes, refeições e visitas turísticas e funcionou sempre tudo.

Gostaríamos de deixar aqui uma palavra de agradecimento ao casal Luísa e João Ralha (este último inscrito para a maratona mas por motivos de força maior não alinhou à partida), e à Paula Magalhães, Xana Cercas e Beatriz Ucha, que sempre nos acompanharam nas visitas e refeições e na espera dos atletas.

Combinamos irmos juntos à feira no sábado de manhã, muita afluência e uma feira muito composta e muito bem representada. Alguma confusão na entrega dos dorsais que não estava prevista mas lá nos despachámos.

Almoço rápido e aproveitámos a tarde para visitar a Acrópole e dar apoio aos atletas que se apresentaram para correr os 10 km pelas 17:00.

A chegada da prova dos 10 km deixava antever o ambiente fantástico que iríamos viver ali no dia a seguir.

Lá enfrentámos o jantar pré-maratona onde já se notava o nervoso miudinho em algumas caras.


Comitiva RUN 4 FUN - Maratona, 10 km e acompanhantes


6 – A prova


Chegámos ao dia D. A maior parte de vós sabe que o dia da maratona começa sempre muito cedo e este também não foi exceção. Espalhados pelos vários pontos da cidade lá nos fomos levantando e começando a mexer naquele que viria a ser um longo dia de esfrega.

A organização tinha disponibilizado uma longa caravana de autocarros em alguns pontos da cidade, nomeadamente:

1. Estação de Metro 'Evangelismos' 2. Estação de Metro 'Praça Sintagma' 3. Estação ISAP 'Omonoia'

Lá fomos seguindo em romaria até Maratona onde iria começar a festa.

Depois de sairmos de Atenas o percurso e a paisagem alteram-se e apesar de ser de noite a partir de determinada altura temos a clara noção de estarmos numa zona mais rural onde não podemos deixar de reparar na imensidão de oliveiras por todo o caminho. O que também não deixamos de reparar foi o facto de o autocarro estar a descer à medida que a viagem decorria. Mais tarde haveríamos de nos lembrar deste pequeno grande pormenor.

Chegados a Maratona tudo se encontrava montado para a grande festa, um forte policiamento e um batalhão de voluntários aguardavam os atletas. Tudo estava bem organizado, agasalho para os atletas, os camiões preparados para o guarda-roupa, os WC químicos e uma zona de descanso pré prova onde nos instalámos enquanto aguardávamos uns pelos outros.

O local onde está instalada a partida em Maratona é muito simples com uma paisagem campestre mas não deixa de ter uma pequena pista de atletismo com umas bancadas de pedra como que a marcar a importância do local na história da maratona.

Era precisamente no centro desta pista que estava a caixa de toda a comitiva RUN 4 FUN – o Block 11.

Este Block 11 viria a ser a primeira grande contrariedade para muitos de nós. Voltando um pouco atrás, relembro que aquando da preparação desta aventura optámos por fazer inscrição em grupo e o trabalho que isso deu, o Luís bem o comprovou. Só quando levantámos os dorsais na feira é que reparámos que estávamos todos no block 11 que era apenas e tão só a penúltima caixa de partida. Saímos então com cerca de 40 minutos de atraso faço ao gun time e nos primeiros km apanhámos um pouco de tudo, caminhada, bastões, conversa de amigos, atletas muito, muito lentos, resumindo os que iam com aspiração de fazer tempos rapidamente perceberam que iria ser complicado.

A prova também teve um convidado especial, lembram-se do Vanderlei Cordeiro de Lima? Aquele atleta brasileiro que liderava a maratona nos Jogos Olímpicos de 2004 quando foi afastado por um espectador, esse mesmo, 19 anos depois foi convidado especial na 40ª edição da Athens Marathon. E lá foi ele fazer o que tanto gosta.

Mas voltando à maratona propriamente dita, a prova tem sempre assistência ao longo do percurso, recordamos as pessoas à beira da estrada e as crianças a oferecerem os ramos de oliveira aos atletas.

Também já suspeitávamos que a estrada por onde o autocarro tinha descido agora ia calhar-nos na inclinação inversa, relembro subir ao km 15 e do km 19 para 21, mas haviam mais subidas, ou melhor até ao km 30 a subida foi sempre a mesma.

A sinalização do percurso, os abastecimentos irrepreensíveis e a organização da prova no geral estava tudo ok, nada a apontar.

Com o avançar da manhã a entrada em Atenas teve logo outro sabor, muito apoio na estrada e o culminar com a entrada no estádio olímpico foi espetacular. Todos nós sem exceção após passar a linha de meta, com a medalha ao peito não deixámos de esboçar um grande sorriso de conquista e missão cumprida.


Estádio Panathenaic

Medalha


Fomo-nos reunindo nas bancadas onde já nos aguardavam a Luísa, a Elizabeth e o João para nos receberem e dar os parabéns pela conquista, também isso foi muito apreciado por todos.


7 – Os resultados


Os resultados do RUN 4 FUN em Atenas foram francamente positivos numa prova que está longe de ser fácil. Ninguém se aleijou, praticamente todos cumpriram o seu objetivo e isso ficou bem estampado nos rostos de todos nessa noite num jantar inesquecível que reuniu praticamente todos.

No que diz respeito ao projeto maratona propriamente dito parece-nos que o saldo é francamente positivo, não se registaram incidentes, mesmo os pequenos contratempos foram resolvidos na hora, e tudo correu como previsto. Achamos que a avaliação mais em concreto deverá ser feita por aqueles que participaram, que correram, que foram … são eles e não os organizadores que devem fazer essa análise.

No entanto e só em jeito de barómetro da coisa, o grupo WhatsApp que foi criado em exclusivo para a viagem ainda continua aberto, com partilha de fotos, agradecimentos e desejos de boa viagem, portanto o ambiente foi bom e prolongou-se para além da prova.


8 – Os projetos futuros


Recordo o sorriso rasgada da Carla quando nos avistou na bancada, assim que me aproximei dela e lhe dei os parabéns a primeira coisa que me disse sem nunca desarmar aquele sorriso que todos vocês conhecem foi “Venha o Projeto #2”.

No jantar do dia da prova aqui já referido e com a emoção da maratona cumprida ainda fresca foram vários os atletas que elogiaram a ideia e começaram a dar sugestões para a próxima aventura, o que até obrigou a fazer ali uma pequena sondagem “à boca das urnas”.

Da nossa parte o que podemos afirmar foi que tivemos um grande prazer em organizar, mobilizar, entusiasmar e proporcionar a todos esta grande aventura, pelo que se houver interesse nisso cá estaremos novamente preparados para levar o clube RUN 4 FUN a mais maratonas além-fronteiras.



Obrigado a todos.

É RUN, É FUN, É RUN 4 FUN







































Comentários

  1. Gostei muito, parabéns aos três magníficos CR, FR e LMF pela excelente organização. Foi uma bela estadia com um grande convívio, alegre e bem disposto, entre todos nós. A repetir! Grande runabraço . João Ralha

    ResponderEliminar
  2. Acho que todos sabem o meu fanatismo por maratonas e por isso foi com muita pena que não fui, mas já tinha New York e portanto a ida a Atenas ficou adiada.
    Vamos lá ao projeto 2 e a ver se me dá para juntar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário