RUN 4 FUN na Run Rome The Marathon

Juntar uma Maratona, com uma viagem de família com o nosso regresso aos RUN 4 FUN só podia dar numa bela escapadinha, ainda mais quando o local é Roma.

A escolha da prova

Há alguns anos atrás, quando comecei a fazer maratonas, vi alguém dos RUN 4 FUN a ir a Roma fazer a Maratona. Sinceramente, não me lembro se a opinião era boa ou se era má, mas lembro-me que desde aí, visto que adoro a cidade, soube que era uma prova a por na lista, mesmo com o detalhe de saber que os romanos têm as estradas num empedrado chato para os pés.
Entre escolha de outras provas e uma pandemia Roma foi ficando adiada até este ano, onde ao calhar no dia do pai, foi a oportunidade perfeita para juntar a família. 

O Extra prova

A logística de levar duas crianças (uma quase com um ano e outra com quase três) torna tudo mais desafiante, mas ainda mais especial.
Saímos quinta-feira, chegámos e fizemos a primeira corrida para apanhar o autocarro para o centro, devido à hora tardia, e depois foram 4 dias de passeios, boa (e muita) comida, museus a céu aberto e acima de tudo muitos sorrisos. Era a primeira viagem da minha sobrinha e a animação dela com tudo o que se passava já era medalha suficiente.
Muitos kms nas pernas, muitas pizzas e massas no estômago e...a incerteza se o corpo já estava bem.
Pois é, pela primeira vez tive febre na semana anterior a uma prova e sentia o corpo muito dorido, o que pela primeira vez em 48 maratonas me fez ficar na dúvida se daria para terminar.


Mas o Fun estava a ser bom, e havia uma prova a fazer com o meu pai portanto tínhamos de estar na partida juntos.

A PROVA

A feira já tinha sido agradável, a medalha e t-shirt eram das mais giras que tinha visto portanto a vontade de fazer a prova era grande.
Pai e filho na partida e heis que tal como prometido passa a Força Aérea a pintar os céus com a bandeira italiana, foi a primeira vez em toda a Itália num evento deste género, e foi lindo.


Toda a cidade de Roma é imponente, e portanto a sensação quando dá o tiro de partida é que estamos a correr no meio de história. Ritmo calmo como combinado, sorrisos na cara pela festa montada à volta da maratona, os olhos a saltar entre a esquerda e a direita para ver todos os monumentos e portanto o início é fácil de passar. Depois uns quantos kms mais chatos por não estarmos no centro, mas mesmo assim animados e cheio de gente, e voltamos à parte conhecida da cidade. Discutimos os passeios dos dias anteriores e nem damos pelos kms passar...começamos a falar do bom que seria ver a família à meia maratona, e com 18 kms é que me salta o grito...FELIZ DIA DO PAI...pois é nunca mais me lembrei. 
A família devido aos transportes (todos cortados) não aparece, e seguimos sempre calmos até à parte que sabíamos que ia custar por ter uma subida maior. Eu achava que ia ter de andar, o meu pai avisava que fazia o mesmo, e afinal estávamos melhor do que pensávamos e fizemos a subida e a descida a correr.
Já embrenhados na atmosfera da cidade percebemos que ao contrário do que achávamos ia dar para fazer tudo a correr...curva à esquerda e a Piazza Navona...curva à direita e o melhor monumento de Roma...não o Coliseu estava depois da meta...a nossa família. Parámos, festejámos com eles e passado um minuto seguimos.


Meta à vista, braços no ar e está feita.

48 maratonas depois e a sensação é sempre brutal, claro que com o meu pai ao lado melhor ainda.

Aconselho esta prova a todos os que não queiram ir preocupados com tempos. Roma tem mau piso, tem sobe e desce mas tem muito bom ambiente, muita gente, bandas na rua e é um museu a céu aberto...é totalmente uma maratona para o FUN. Vou voltar, só não sei quando.


AHHH...e tal como tínhamos decidido no dia em que nos inscrevemos nesta prova, fizemos todos os passinhos para voltar aos RUN 4 FUN, primeiro porque mesmo no tempo que estivemos longe continuámos a interagir o grupo e segundo porque nos fez sentido voltar por todo o ambiente do grupo.
Voltar a vestir a laranjinha (ainda serve) foi especial e nitidamente ficámos melhor nas fotos com a nossa camisola :)

A nota menos positiva

Mais uma vez um atleta no chão, e o amargo de boca de ouvir que está sem pulsação. Não sabemos se a coisa melhorou (espero que sim) mas a cada maratona vemos mais gente a ter estes problemas. Portanto, numa nota queria só aconselhar façam pelo menos de dois em dois anos as análises, prova de esforço e outros que o médico mandar. Perdemos 1 dia mas ganhamos a segurança de que a máquina está pronta para as nossas diversões na estrada.

Comentários

  1. Belo relato João Veiga, de uma maratona inesquecível de Filho e Pai, no dia do Pai e com o teu filho a assistir. Foi um prazer saber do teu regresso à nossa equipa. Como sabes, costumamos dizer que "Uma vez Run 4 Fun, sempre Run 4 Fun",. Tu és um caso de atleta diferenciado, pois com 35 anos já fizeste 48 maratonas, notável. Espero que te continues a divertir na nossa companhia e que, um dia, possas fazer em conjunto com o teu Filho, o mesmo que já fizeste, por mais de uma vez, com o teu Pai, correr uma maratona! Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Fantástico relato João. Só não digo (escrevo) estou convencido porque é uma prova que está, de há muito no meu “azimute”. 2023 impossível…OOR Year…mas para 2024 será uma forte possibilidade…assim o Glorioso queira…está prometida!
    Por último, “last but not the least”…é bom saber que estás de volta aos laranjas mas olha que esta malta não “aprendeu” ou “melhorou” nada. Juízo também nunca tivemos caso contrário também não estaríamos “aqui”. Valham-nos os recovery’ s que se mantém num nível sempre…top. AS USUAL…
    “Seguimos juntos”.
    Abraço desta distante Luanda.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário