RUN 4 FUN na Kilimanjaro Marathon

 Run 4 Fun na Kilimanjaro Marathon, ou uma aventura na Tanzânia


Introdução
Estou a trabalhar há um ano no Quénia e pela quantidade de trabalho e por alguma desmotivação, corria muito pouco.
Acresce o facto de não se poder correr á noite como em Portugal.
No início deste ano, tipo decisão de ano novo decidi que ia recomeçar a correr.
Como sou preguiçoso decidi que tinha que me inscrever numa prova (devia ser ao contrário, não é?).
Procurei provas na zona e vi a Kilimanjaro Marathon. Inscrevi-me! O Kilimanjaro tem qualquer coisa de mágico.
Bom, e comecei a treinar um bocadinho. No domingo por volta das 6h30 ia fazer uns treinos maiores. O máximo que fiz foi de 20 km... O calor e a preguiça não deixaram fazer mais.
Entretanto fechei a boca e consegui perder meia dúzia de kg, o que foi uma boa ajuda.

A viagem
Para vir à Tanzânia decidiu que era melhor vir integrado num grupo, pois era mais cómodo e poderia evitar problemas.
Informei-me e lá contactei um treinador que organiza viagens. Fui muito bem recebido e no sábado às 8h00 lá partimos de Nairobi, 2 autocarros com 60 pessoas.
Quer dizer não foi bem às 8 porque no Quénia as horas são muito flexíveis.
A viagem demorou 10h30 das quais mais de 2 na fronteira. Supostamente eu não teria que pagar visto de entrada, mas um branco nestes países não tem hipótese. Como estava muita gente não consegui resolver á maneira africana, ou seja dar dinheiro ao meu interlocutor. Paguei o visto e pronto, lá seguimos.
As estradas na Tanzânia são muito más e têm lombas de 500 em 500 metros. Ora fizemos cerca de 100 km... Imaginem como chegámos partidos!
Alojados no hotel, jantámos e foi preparar as coisas e dormir qualquer coisa.

A maratona
A maratona começou às 6h30 pelo que a alvorada foi muito cedo. O hotel simpaticamente deu pequeno almoço a partir das 4h00.
Na chegada ao estádio a confusão era muita e o facto de ainda ser noite não ajudou.
A partida foi dentro do estádio e eram aproximadamente 1000 inscritos.
Os primeiros 10 km sempre a subir, mas mesmo a subir a sério! Andar nem sequer foi opção!
A vista era brutal, estávamos a aproximar-nos do monte e porra nunca tinha visto nada tão grande! Impressionante!
Por volta do km 8 entrámos num trilho de terra batida no meio de um bananal (a propósito quase todos os abastecimentos tinham bananas e melancia). Após 2 km voltámos ao asfalto.
Do km 10 ao 20 foi sempre a descer. Mas o calor começou a atacar e não foi tão fácil como podem pensar.
Do 20 ao 40 foi numas estradas com trânsito e sem grande piada.
Os últimos 2 km foram perto do estádio e a meta foi no seu interior.

Histórias
Aqui é verão e faz calor e então em muitos abastecimentos havia uma zona de chuveiros para refrescar o pessoal. Acontece que ligaram a água muito cedo e depois quando fez falta já não havia água.
No km 30 acabou a água e foi um desespero. O calor apertava e o próximo abastecimento era aos 34. Ao fim de 2 ou 3 km vi uma loja e fui com o tanzaniano que estava ao meu lado, comprar água. Não me deixou pagar e disse que não queria que eu ficasse com má impressão do país dele.
Mais á frente estava caído no chão um corredor preto e parámos para ver o que podíamos fazer. Entretanto passa um carro da organização com 2 ingleses brancos e um deles sem se baixar pergunta ao caído no chão como estava! Eu disse ao fdp o que ele achava? Porque perguntava isso?
Entretanto alguém chamou uma ambulância e saíram 2 tanzanianos pretos que cuidaram do homem. Em muitas coisas ainda vejo muito racismo.

Conclusão
África tem um encanto próprio e acho que é uma experiência a não perder. Quem não corre, venha de férias e quem corre pode planear uma corrida no meio de umas férias.
No entanto aqui as coisas são muito diferentes da europa e é preciso vir com mente aberta e alguma paciência.
Quanto a esta prova, o saldo é muito positivo e ficará sempre na minha memória.
Alguém disse que não se corre para ter mais anos de vida mas antes para ter mais vida nos nossos anos.

E está tudo dito. Venham a África!










Comentários

  1. Obrigado por mais um dos teus belos relatos.
    És um aventureiro e as tuas palavras fazem-me desejar participar nessas experiências. Quem sabe ... um dia :-)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Parabéns malandro!
    Não havia jolas na loja?!
    Em Badajoz não pestanejaste quando compras as cañas!! heheh.

    Ume bela aventura sim senhor.
    Abraço
    Rui Faria

    ResponderEliminar
  3. Parabens. Excelente aventura. Um abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário