Novo membro do Clube RUN 4 FUN: João Campos
- 1. Há quanto tempo corres/caminhas?
De forma regular, desde janeiro de 2012, sendo que anteriormente já tinha participado em algumas provas (Corrida do Tejo, Mini’s da Ponte).
- 2. Porque corres/caminhas?
Principalmente para me manter saudável e para relaxar. Para
mim o exercício aeróbico em geral, e a corrida em particular, ajudam-me a
relaxar e a conseguir pensar na solução de alguns problemas.
Geralmente, e maioritariamente, em Lisboa. Zona de Santa Apolónia e Monsanto são os poisos mais regulares, sendo que faço também incursões a outros sítios dentro e fora da cidade.
- 4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
A prova de que mais gosto é sem dúvida a Maratona de estrada, é a prova que nos põe no lugar e que as faz ver tudo em perspectiva. No entanto é uma distância complicada, e considero a Meia Maratona uma distância mais amigável, gostando bastante de a correr também. A prova que mais me marcou, não sei bem, talvez a segunda e última prova de 100km, o Estrelaçor, e a chegada à Torre perto do pôr-do-sol, mas cada prova é uma prova.
- 5. Quais os teus próximos objectivos?
O meu próximo GRANDE objetivo é fazer a Maratona de Sevilha de 2022, que será (tudo correndo bem), a minha décima primeira.
- 6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de
pertencer ao Clube?
RUN4FUN para mim é um marco, são história. São história de
Lisboa, da corrida urbana e dos treinos com um objetivo maior do que só,
correr, porque a vida não é só corrida.
Benefícios... Sou recém-chegado “formalmente” (embora até
tenha, honrosamente, um capítulo no livro do Clube), conheço muitos elementos,
acabei por perceber que era mais RUN4FUN do que pensava.
- 7. Uma mensagem aos membros do Clube.
Desejo de longos anos de corrida e caminhada, e o que
precisem é só chamar, sou fácil de encontrar.
O Maravilhoso Mundo de... não é da Amelie Poulain.
ResponderEliminarÉ mesmo o nosso mundo. Em que a vida pula e avança.
Gostei bastante da tua entrevista.
E safaste-te muito bem com a pergunta 6 heheh.
Estamos cá para os treinos para Sevilha.
Runabraços
Rui
Muito bem. É um prazer ter um histórico como o João por aqui.
ResponderEliminarSê bem vindo.
Grande abraço
Olá João. Tu fazes parte da nossa história. Não foi por acaso que te pedimos para escreveres sobre a nossa equipa. Aqui está, a seguir, o teu bonito texto que consta do nosso livro "Correr para o bem-estar" - O Clube RUN 4 FUN"
ResponderEliminarJoão Campos
Soube da existência dos RUN 4 FUN no longínquo mês de outubro de 2011, por intermédio da Maria João Coutinho. Na altura, não corria, nem pensava no assunto, pensava talvez em melhorar a minha qualidade de vida, um dia, nada mais.
Em janeiro de 2012, no estilo de “resolução de Ano novo”, recomecei a praticar exercício físico. Um jogging aqui, uma corrida ali, e a habitual evolução para participação em provas de corrida. A Maria João já me tinha dito que pertencia a um grupo de corrida, os RUN 4 FUN e, não foi difícil de dar com eles e de me cruzar com ela.
A grande quantidade de vibrantes camisolas laranja era fácil de ver em qualquer prova em que participasse. Via-os a correr em grupo nas provas e causava-me sempre alguma curiosidade aquele espírito animado que apreciava ao longe.
Daí até participar em alguns dos seus treinos passou pouco tempo. Na altura, era tudo muito novo para mim e foi nos Treinos Temáticos co-dinamizados pelo José Bagina que tive a minha “grande escola” de dinamização de treinos informais de corrida. O cuidado com o terceiro e o com o equilíbrio do grupo fizeram-me oferecer como voluntário nesses treinos, e passei a participar no reconhecimento do percurso, identificação de pontos perigosos e pontos de reagrupamento e tantas outras questões preparadas com antecedência e aplicadas no dia, que tornavam (e tornam) esses treinos um sucesso.
Figura 4- Reconhecimento Treino Temático Lisboa Devota, João Campos, à esquerda
O tempo passou, fui evoluindo como atleta e conhecendo cada vez mais RUN 4 FUN em variados cenários, cruzando-me com eles em treinos e provas, entre trilhos, estrada, pista e areia, eles estão presentes em todo o lado.
Tempos houve em que dinamizei, também, alguns treinos informais de corrida, e foram várias as “edições especiais” com os RUN 4 FUN no nome, e no terreno, ajudando eles como guias durante o percurso, sempre presentes e atentos.
Continuo a participar, sempre que posso, nos seus treinos, como por exemplo no Treino da Garça e no Treino da Paz, não participando em mais porque padeço do mal de que a maioria das pessoas que conheço sofre, falta de disponibilidade.
Hoje em dia, ano de 2018, na altura em que alguns dizem que “o running morreu”, deixa-me contente continuar a vê-los por aí, talvez em menor número que antigamente, mas sempre a espalharem boa disposição por onde passam. Longa vida aos RUN 4 FUN e um abraço a todos os seus membros.
Bem-vindo João.
ResponderEliminarÉ um prazer ter-te connosco. O clube ficará certamente melhor com a tua presença.
Um abraço.