ULTRA TRAIL SERRA DA FREITA 100K

26-06-2021

A preparação começou em 2020 ano em que seria a prova mas devido à pandemia passou para 2021 continuei a treinar mas a dois meses da prova surgiram algumas mazelas e tive que reduzir nos kms o que me deixou insegura e durante uns dias ponderei não fazer a prova mas a vontade de ir era grande e decidi arriscar.




No dia anterior seguimos para vale de cambra para o hotel e depois fomos levantar o dorsal e ver como era o caminho que iria fazer no dia seguinte para a partida, a estrada era boa e em 30m estávamos lá. Levantei o dorsal e despachei o saco para a base de vida, na saída encontramos o resto da equipa e em conversa com o Paulo sobre as minhas mazelas ele fez me uma pequena massagem quando cheguei ao hotel voltei a fazer e não sei porquê mas fiquei mais tranquila




Sábado 4h hora de levantar comer e seguir para a prova eu e o Pedro partimos às 6h05, seguimos juntos até depois do terceiro abastecimento, até fizemos umas subidas em que iam ainda muitos atletas e a progressão não era a desejada íamos em fila ☺




Antes da partida ainda com o chapéu , quando me fez falta é que reparei que o tinha perdido


Durante estes 30km surgiram alguns episódios engraçados:

Não sei dizer exatamente onde íamos mas era a direito (coisa rara durante toda a prova ) começo a ouvir uma musica anos 80 o som saia de uma grande coluna preta junto a uma casa e por traz dela estava uma "BO DEREK"  sem cavalo e deitada a apanhar banhos de sol esta foi a primeira aparição

As constantes entradas no rio com as pedras muito escorregadias deram origem a uma queda de costas, um arrastão onde só consegui parar quando um atleta me deu a mão se não estivesse lá a esta hora acho que ainda estava no rio ☺só me safei muito bem na passagem do rio em que havia uma corda aí sim passei muito bem segundo o rapaz eu parecia uma verdadeira militar, logo de seguida numa areia fofinha vai de cair outra vez mas agora de cara no chão pensei, porra nunca caí tantas vezes numa prova e ainda estávamos no inicio.





Se não estiver enganada na subida, Almas Penadas avisto uma rapariga mas quando chegamos a cimo comentei com o Pedro que já não estava lá segundo o Pedro eu já estava a alucinar AHAHAHAHA calma eu vi mesmo mas a atleta estava em prova e apanhamo-la mais a frente. Fazer o Muro e as Almas Penadas de seguida estava me a fazer mal .

Nestes primeiros kms deu-me tempo de lavar várias vezes os ténis e tirar a areia para não haver problemas nos pés uma novidade para mim nunca tinha perdido tempo com isso.

Ainda ia a menos de metade da prova e já estava com imensas dores nas costas e no tendão de Aquiles as subidas eram feitas na maioria também com as mãos, subidas longas descidas igualmente longas e água muita água durante toda a prova nem de noite deu descanso.

A partir dos 40km +- segui quase sempre sozinha nesse abastecimento decidi beber coca cola e a sopa saí mais reconfortada perto do abastecimento dos 50km ao passar por um atleta comentei que estava com dores nas costas e ele disse que a prima estava no abastecimento e tinha um spray frio, aí fiquei um pouco mais aliviada e estava super feliz o Rui fez me uma surpresa e estava a minha espera com uma água fresquinha que caiu que nem ginjas ☺como o meu tempo estava curto não demorei muito e segui rumo a base de vida.


Pela primeira vez tiro o telemóvel para tirar foto ao pôr-do-sol, paisagens lindas





Na descida antes de fazer a longa subida em direção B.V. tenho que atravessar o rio aponto o frontal meto o pé e pumba mais uma queda de costas estava tramada levanto sigo e faço a subida que nunca mais acabava , muito ao longe via a luz vermelha do frontal de algum atleta o tempo mantinha se bom mas um ligeiro vento fez com que vestisse o corta vento. Algures durante a noite perto de casas vejo uma sombra quando olho era uma cobra gritei tanto mas ninguém me ouviu bem me podia acontecer alguma coisa que ninguém vinha em meu auxilio ☺

Chegada a B.V. que desilusão, a sopa tinha acabado a muda de roupa era feita ao ar livre eu precisava de trocar a saia para além da dor de costas juntou se umas virilhas que queimavam, pensei dizer uns quantos palavrões até fiquei parada, congelei nem respondia um senhor veio ter comigo e disse para beber um chá e perguntou me se ia desistir isso fez-me voltar ao foco mudei de t-shirt meias e ténis e segui rumo a BESTA nem imaginava o que me esperava comecei a escalada sozinha mas a água era muita e a minha perna curta não ajudava mas tive sorte apareceu um casal ela passou a minha frente e ia-me dando dicas e com ele atrás sentia me segura mais a frente apanhamos mais 2 um deles viria a desistir e fizemos a subida toda juntos. No cimo chegamos as antenas decidi parar vestir o impermeável e telefonar ao rui a dizer onde estava e que estava bem, entretanto os outros já tinham ido  e lá fui eu sozinha a cantar a dizer asneiras aquelas p…das subidas aquele cab… do Moutinho AHAHAHA

A cantar pelo monte fora la cheguei eu ao km71 e aí um senhor diz me que eu tinha 3h45 para chegar a lomba deu me a entender que não ia conseguir bebo um chá e sigo para mais uma subida rumo ao km79 no trajeto tive quase a certeza que seguia em ultimo iria fechar a prova, não desanimei pensei logo que quando chegasse a meta seria uma festa AHAHAHA

A meio veio a confusão, paro num descampado onde não havia mais fitas (eu não as via) fui até um muro porque pensei que o Moutinho seria sádico ao ponto de nos fazer saltar o muro, mas nada de fitas pela 3 vez pego no telefono(3h da manhã iria acordar alguém ☺ ) e ligo para a emergência falo com  a Flor que me diz que não sabe onde estou mas que já me liga ia falar com o colega e pede me para não sair dali eu desesperado com o tempo começo a andar as voltas a apontar o dorsal em todas as direções e vejo os malditos refletores, começo a correr feita maluca rumo ao Trilho do Hugo aquele em que fiz quase tudo de rabo estava escorregadio e só ouvia a agua muito próximo, ainda demorei bastante tempo a sair dali. Faço novamente uma subida um trilho que deve ser muito bonito onde está o escadório 800 degraus nunca mais acabava UFA

Chego ao penúltimo abastecimento enchem me as garrafas querem que me sente a comer a sopa mas eu tento perceber o que tenho pela frente (subida de BRADAR AOS CÉUS) e arranco quase de seguida apesar de eles me dizerem que tenho muito tempo a chuva já caía entro no trilho tiro os bastões e começo a achar muito fácil como eu estava enganada rapidamente arrumei os bastões pois era mais seguro ir sem eles como tudo o que sobe tive que descer com cuidado passo junto as pedras parideiras e qual é o meu espanto quando vejo que vou ultrapassar uns atletas que prosseguiam lentamente com as mantas térmicas enroladas neles, pergunto se precisam de alguma coisa e corro em direção ao abastecimento.

No abastecimento bebo mais uma coca cola maravilha como um queque de chocolate (era o pequeno almoço) e saio a correr era quase tudo a direito faltavam 12km que acabaram por ser 14km sempre com o pensamento que já não era a ultima, um dos rapazes ainda me apanhou e viemos na conversa, liguei ao Rui a dizer que faltavam 4kms para chegar ele ficou surpreendido porque a minha chegada estava prevista para as 11h tempo limite. Cheguei as 9h40 da manhã de domingo foram 27h40 eu que nunca tinha passado das 19h nestas provas grandes temos que ter a capacidade de nos irmos adaptando .

Durante a prova pensava em como os meus colegas estariam .

Que grande felicidade chegar apesar de só ter cumprido um objetivo

Quanto a organização não achei nada de especial os abastecimentos não eram satisfatórios para os atletas dos 100km , staff na grande maioria muito simpáticos.

Penso voltar mas em passeio vale muito a pena

Aprendi muita coisa que me vai servir para provas futuras

Fui a última mulher, arrisquei nunca desisti, acreditei até ao fim

Obrigada a todos pelo apoio
















É RUN É FUN É RUN 4 FUN 

Comentários

  1. Grande Carmen!!

    Fantástico Carmen. É uma prova do catano e foste lá, mesmo com dúvidas e pequenas maleitas.
    Está feita a Freita, com visões e tudo.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Na minha cabeça, era um teste e um objectivo, embora secundário, conseguir acompanhar-te nesta prova. Acho que te fez falta o treino de ginásio para aquelas paredes, mas quando era possível correr, custou sempre acompanhar-te. És uma máquina! Os cerca de 40 kms que fizemos juntos foram mesmo muito divertidos (das provas mais divertidas que tive até hoje) e até os acidentes foram engraçados. Aquela travessia do Paivô foi um fartote. Gostava de voltar a fazê-la, mas sem tempos de corte nem pressões, só para apreciar os banhos e as azelhices. Ficou muito menos engraçado a partir do Paivô.

    Depois de uma fase de prova em que perdemos tempo para o corte, quando cheguei à Pena fiquei com muito receio de não passar no Portal do Inferno ou na Póvoa das Leiras. Ainda comi e bebi, mas como não aparecias, decidi seguir. Afinal de contas, o objectivo primário era acabar a prova! Também tive receio que ficasses retida em algum barreira horária (quando saí da base de vida, já só faltava 1 hora para o corte e nem sinal de ti!) e quando estava na Besta, pensei nas dificuldades que terias ali. Mas tu és a Miss Apito! Uma força da natureza! E mostraste como se faz, por mais difícil que seja! Uma inspiração! Por isso, muitos parabéns, Carmen! Sinto que a Freita inverteu um pouco a ordem natural das coisas e suspeito que não haverá mais nenhuma prova em que eu fique à tua frente. :D

    Até à próxima.

    ResponderEliminar
  3. Carmen, parabéns por mais uma enorme conquista e pelo belo relato, bem disposto, apesar das grandes dificuldades, que ultrapassaste. És uma belo exemplo de coragem, persistência e de capacidade para ultrapassar os enormes problemas propostos pelo Moutinho, com a ajuda, naturalmente, do teu enorme "estofo" atlético. Runabraços

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário