E à terceira, foi de vez 😊









Estando eu nos Run 4 Fun há nove anos, meio mundo achava que eu já tinha feito uma maratona. Mas não. A minha primeira tentativa foi em 2015, treinei com os GFD que tinham acabado de se constituir e lesionei-me na 2ª meia maratona de preparação, a 15 dias da prova. Fui lá acompanhar os Run 4 Fun, chorei baba e ranho na partida de pena de não correr... Deixei a coisa avançar, fui fazendo as minhas meias maratonas e em 2017 depois de baixar das 2 horas à meia, decidi encher-me de coragem psicológica e tentar de novo. E pumba!! Tudo ia muito bem, e nos picanços da Garça no mês de Dezembro, lá me lesionei e mudei a minha inscrição da maratona de Sevilha de 2018 para este ano. Este ano decidi treinar menos do que o plano de treinos mandava, sempre na lógica de conseguir alinhar à partida 😊. Também tinha decidido que isto era um momento “make or break” e se não acontecesse, não ia tentar mais. Duas semanas antes de Sevilha, depois de um treino nos trilhos, tinha tantas dores nos Aquiles que lá fui ao Gomes Pereira que me mandou fazer descanso total. Ora aí está uma coisa mesmo difícil para mim... não corri nas duas semanas antes, fui pouquíssimo ao ginásio e desesperei. Na semana da prova, ele liberou-me para ir a Sevilha. E lá fui para Sevilha bastante mais calma que as semanas anteriores. Durante estes seis meses de treino, os Run 4 Fun foram mesmo importantes para mim, toda a gente foi dando apoio, dando conselhos e estando presente, cada um à sua maneira. Desde o estilo exuberante da Sandra Simões e da Mónica Miguéis, ao estilo mais calmo do Gonçalo Fontes de Melo e do Teodoro. Um momento muito importante foi o Trail de Penacova, onde penámos (a Sandra Simões, o Ruben Costa e eu) debaixo de chuva durante 8 horas e 32 kms. Aí percebi que correria 42kms em 6 horas, porque não haveria nem rios para atravessar nem montes insanos para subir e descer... 

SEVILHA 
A logistica toda stressou-me imenso. Estar a horas na partida, não esquecer nada em Portugal, malas, check-out, de rir para uma pessoa que viaja como eu...
A Maratona propriamente dita é feita num percurso Avenidas Novas muito feio e sem graça, mas sempre com pessoas simpáticas que sorriam e incentivavam as duas miúdas sorridentes, para inveja do Pedro Morgado que se juntou a nós para levar olés! Fiz o percurso todo com a Sandra Simões, cuja resiliência e cabecinha me levaram à meta. Sim, eu sei que as minhas pernas estiveram presentes 😅 e muito me ajudaram...Baqueei claramente entre o km 28 e o 34 e os tempos mostram isso, depois deu-me a fúria de despachar a coisa e só queria acabar. Nunca me doeu nada em agudo, nunca me doeu o corpo todo, senti cansaço e stress mas fisicamente foi muito bom. Todos os Run 4 Fun presentes e ausentes foram fabulosos e nada me deixou mais feliz ao acabar a prova de ver as caras de quem me esperava, o meu facebook e o whatsapp cheio de gente feliz por mim. 

Há coisas que nunca estiveram nos meus objetivos de vida e que só acontecem porque treinamos em equipa. Porque nos Run 4 Fun há pessoas especiais, que se tornam amigas, estando lá ou estando longe, e porque todos me disseram que eu era capaz. Como disse o Rui Faria no fim “deves estar muito orgulhosa, porque fazer 42kms de estrada não é para qualquer um”. E se o mestre Faria diz, ele lá deve ter razão.

Mentiram todos, hoje não tenho um andar novo, já fui andar 5kms e tive um dia otimo. Valeu o empeno. 
 
É bom ser Run 4 Fun.


Comentários

  1. Que delícia Margarida.

    O teu relato traduz magnificamente a forma como encaras a vida, com objectividade e determinação. Decidiste fazer e ... está feito.

    PARABÉNS MARATONISTA

    Agora que venha a próxima, seja ela qual for.
    Eu espero conseguir lá estar :-)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. As pessoas persistentes são assim, não desistem enquanto não conseguem. Belo relato, Margarida, de um sonho que se torna realidade. Runabraços

    ResponderEliminar
  3. Tudo acontece no tempo certo.
    Deves valorizar e sentir-te orgulhosa do teu percurso pois ele trouxe-te até aqui.
    No treino longo que fizemos, achei que ias muito bem e que terminarias a prova e também eu estava convencida que já tinhas concluído uma maratona. Foi agora. Foi este o momento. E que especial que é. Mereces, Margarida. Aproveita. Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. E conseguirás outra vez se assim o entenderes!! E partilho da opinião do Rui Faria... a maratona de estrada é uma prova filha da mãe!! É um grande desafio, físico e psíquico, sem dúvida. Orgulha-te!! ;) É um grande feito. Mts parabéns!! :)
    --
    (Carla)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns. Já só te falta completar a segunda Maratona para te tornares MARATONISTA

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! A primeira maratona é algo de mágico e único na vida de qualquer corredor! Um coisa são os trilhos outra é correr 42,195 no ritmo mais certo possivel em estrada! Penso que vais ficar viciada!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário