Marrocos - Uma experiencia diferente
Caros Amigos,
Os que me conhecem sabem, que sempre que viajo (não tanto como gostaria :-) ), seja em férias ou trabalho, em Portugal ou no estrangeiro, na mala vai sempre o equipamento de corrida, e não é só para fazer peso e preencher espaço.
Faço questão, esteja mais frio ou mais calor, seja cidade, praia ou montanha, de fazer uns Kms a correr por onde quer que passe.
É uma boa forma de conhecermos de uma forma diferente os locais por onde passamos
Vou partilhar de uma forma muito sucinta a nossa (minha e da Cris...apesar de ela não estar na foto, também correu), última experiência de uma "corridita" por terras mais distantes, neste caso Saidia (Marrocos).
Já tinha tido o privilégio de correr em África por duas vezes (Marraqueche e Cidade do Cabo)...foram corridas normais e simpáticas.
Mas meus amigos, correr com a Cris em Saidia...foi diferente.
Saímos do hotel com o objectivo de fazer 7 ou 8Km em ritmo lento em conjunto(estava muito calor) e depois eu voltava à "estrada" para esticar mais 7 ou 8.
Ambos com os equipamentos normais para o calor que se apresentava...ou seja, relativamente "descapotáveis".
Como é nosso hábito (sempre que sentimos o ambiente seguro), decidimos sair da área dos hotéis e "entrar" pela porta de uma civilização diferente da nossa e aproveitar a corrida para conhecer as redondezas.
Foi estranho, a determinado momento e quanto mais entrávamos pela cidade dentro, sentimo-nos quais animais em jaulas do Zoo a ser observados por tudo o que era gente.
Dois estranhos, meio despidos, a correr sabe-se lá para onde e porquê, no meio de uma cultura em que as mulheres até na praia tomam banho todas cobertas, quanto mais correr de calções e "top"...deve ter feito confusão a muita gente.
Mas o que é um facto, é que em momento algum, nos sentimos inseguros, desrespeitados ou ameaçados.
Antes pelo contrário, a quantidade de acenos, palavras (imagino que de incentivos...), manifestações de simpatia e afecto e até aplausos, apanharam-nos agradavelmente surpreendidos.
Os incentivos eram tantos que penso que a Cris nunca correu 8Km em tão bom tempo :-).
Foi uma experiência diferente, muito agradável e mais uma prova que por esse mundo fora, mesmo em culturas completamente diferentes da nossa, é possível a aceitação, o respeito e o entendimento
Sendo nós os "estranhos" e estando nós em situação de "não cumprimento" dos costumes locais, não deixámos de ser respeitados e de sentir simpatia e em momento algum sentimos qualquer tipo de preconceito ou discriminação.
Mais que tudo...foi FUN.
Boas férias e Runabraços
excelente RUN pelos vistos com muito FUN à mistura, é como digo por onde quer que se vá alem de um tuga começa a existir sempre um Run4Fun...sempre estou para ver me se cruzo com algum hoje na serra...da Estrela...
ResponderEliminarBoa Nuno, é assim mesmo!.. e pelos vistos a Cris ja esta mais que convencida.
Mais uma experiência internacional que, pelos vistos, foi bem engraçada.
ResponderEliminarParabéns pela ideia e pelo interessante relato.
....e continuação de boas férias.
Runabraços
Obrigado Nuno, adorei a descrição, foi inspiradora. Vou tentar aplicar a "receita", embora este ano o meu destino tenha muito menos exotismo.
ResponderEliminarBoas férias.
Eh, eh. Para quando um núcleo em Marrocos (coberto ou não)?!
ResponderEliminar