24º GP Páscoa - Constância
"Numa pequena colina, na confluência do Zêzere com o Tejo, está Constância, também conhecida por Vila Poema, por causa da sua ligação a diversos poetas. Mas para muitos outros, a vila torna-se ela mesma em poesia em Abril, durante as Festas da Boa Viagem, quando toda a vila é decorada com flores de papel. .......Há quem defenda arreigadamente que Luís de Camões viveu em Constância durante algum tempo, quando tinha 23-24 anos, cumprindo penas de amor - e como que a prová-lo, apontam uma casa situada à beira Tejo, a Casa dos Arcos (séc. XV), como sendo a do nosso grande poeta épico. Verdade? Mentira? É difícil prová-lo. O melhor é acreditar!" texto de M.Margarida Pereira-Müller em http://www.aaaio.pt/public/ioand448.htm
Um grupo de companheira(o)s participou na corrida e alguns na Caminhada, efetuada ao longo da margem do Zêzere, num percurso sem grandes dificuldades, com uma ligeira rampa com 100-200 metros a subir, no início da corrida e a descer no final.
Uma chuva de PBT´s, em 10 kms; Nuno Almeida 1 semana após a Maratona de Madrid, Jorge Duarte Pinheiro, João Ralha (ao fim de 3 anos), Nuno Tempera e não sei se mais algum. É favor comentarem...
Depois da corrida, duche no Parque de Campismo, onde a maior parte dos chuveiros tinha água fresquinha, excepto um, que alguns sortudos apanharam, que tinha água quente. A seguir, partida para Boquilobo para a parte mais aguardada desta "deslocação", o almoço.
Um grupo de 21 pessoas convergiu para o "Retiro da Fataça" já descrito pelo Nuno Marques em "post"anterior. A especialidade da casa são as fataças na grelha e as enguias. As fataças, noutros lugares, chamam-se taínhas (em Lisboa) ou muge ( no Alentejo). Dizem que sabem aos lugares onde andam, o que na zona de Lisboa não será muito agradável, pela poluição. Daí a sua má fama, para alguns. Mas outros, dizem que, para montante do Tejo a partir de Vila Franca de Xira, já não há problemas de poluição e daí ser a taínha ou fataça um peixe muito apreciado nessas zonas
Devo dizer que, nunca tendo provado as taínhas, gostei das fataças, tal como a generalidade dos companheiros que as saborearam. Antes das fataças, uns queijos e umas enguias fritas que estavam uma delícia. A acompanhar, um vinho branco, com algum gás, 10º de teor alcóolico, adamado (com um toque doce) e que dizia no rótulo "feito com vários vinhos da CE" !!!????. Outra informação no rótulo era "Angola:não é permitida a venda a pessoas com menos de 18 anos" !!!!... Na verdade, este "vinhito" ligou muito bem com as fataças.
No final, a conta foi uma agradável surpresa. Os nossos agradecimentos ao nosso companheiro Nuno Marques, o nosso "organizador-mor" que mais uma vez preparou tudo com o máximo detalhe, desde o estacionamento, o levantamento dos dorsais, até ao almoço, passando pelo duche no parque do campismo. Ó Nuno, cuidado, que a gente habitua-se......
Nuno, muito obrigado pela tua disponibilidade e amizade.
E já que falámos mais do almoço do que da corrida a foto é......do almoço
Mais fotos aqui. As das fataças não estão grande coisa, porque o fotógrafo está muito abaixo do nível dos nossos Photo4Ever.
Runabraços
Dois prazeres juntos, de fazer água na boca. Grande jornada desportivo-gastronómica da grande família RUN 4 FUN!
ResponderEliminarRunAbraços.
Foi realmente uma jornada memorável. Teve desporto, convívio, gastronomia e passeio!
ResponderEliminarEm relação ao tempo oficial temos quase 30 segundos a descontar.
E amanhã mais uma prova com a presença dos R4F!
Mais uma corrida onde o RUN4FUN esteve em peso, com o companheirismo habitual, com um almoço único onde apareceram uns peixes duvidosos mas saborosos (eu fiquei pelas costeletas), um vinho branco saboroso (mas em pouca quantidade pois alguém tinha muita sede) e um bolo de bolacha que parecia desaparecer.
ResponderEliminarDe regresso conseguimos um magnifico condutor, estando eu a ressacar o meu primeiro PBT. Obrigado e até segunda 25 de Abril.
Mais uma jornada memorável dos RUN4FUN.
ResponderEliminarAgradecimentos ao Nuno Marques por mais uma desmarcada organização, João Ralha pelo artigo a todos os restantes pela performance do grupo e companhia num fantástico ambiente familiar.
Quanto á corrida, 43m09s: Fui puxado pelo Nuno Marques até 7Km com passagem de 30m 41s e rebocado pelo Jorge Pinheiro até ao final a subir e com apenas 13m e 28s nos últimos 4 Kms. Obrigado a ambos, Nuno e Jorge Pinheiro, sozinho teria sido muito mais difícil. Parabéns aos PBT’s, não era o percurso ideal… Uma palavra de apreço ao João Fialho que apesar de lesionado, se deslocou quase 250kms para apoiar e conviver num espírito de solidariedade.
No que concerne á refeição está tudo no post do João Ralha.
Abraços e bons Kms NDA
Caros Amigos,
ResponderEliminarO relato do João, uma vez mais e tal como nos tem habituado, simplesmente fantástico.
Se tivesse que dar um exemplo do que para mim significa este grupo fantástico que é os R4F...este meio dia de convivio estaria seguramente no meu topo de exemplos.
Foi um prazer, uma alegria e um previlégio, ter passado grande parte do sábado de Aleluia na companhia dos presentes e também com o pensamento nos ausentes (a quem brindámos no inicio da refeição).
- Organização Xistarca, inesperadamente boa (sem falhas, pelo menos no que toca á equipa).
- Logistica no local (organização da CMConstância), bem preparada e de fácil compreensão. Apesar de ser o fim de semana das festas e da presença da RTP, não tivemos problemas de filas, nem estacionamento.
- Trajecto muito agradável sempre junto ao rio.
- Relativamente ao clima...as minhas relações com São Pedro, só estiveram por baixo, na altura do Grande prémio do atlântico na costa...tirando esse fim de semana, o Homem não me tem falhado :-) .
- Excelente performance da equipa com resultados individuais muito bons (diversos PBTs atingidos).
- Eu fui dos que tomei banho de água quente...:-). Os balneários eram pequenos para a quantidade de atletas...mas lá nos safámos.
- Ainda bem que gostaram do local que escolhi para o almoço...espero que a experiencia tenha sido realmente do Vosso agrado.
- Para finalizar, o Jorge demonstrou qualidades de autentico "Taxista"...viagem de volta tranquilissima :-).
Obrigado e parabens a todos e fica a promessa de preparar uma aventura diferente, para toda a familia num futuro próximo.
Runabraços
Foram belos resultados desportivos, alimentares e "ocupacionais", elevadamente descritos pelo João Fialho. Parabéns ao Nuno Marques pela logística. As fataças portaram-se bem. O pudim de café vinha um pouco amuado. Mas nada que ameaçasse os PBTs e o vinho internacional.
ResponderEliminar