Atleta em Destaque: Rosarinho Moreira

Maria do Rosário Moreira
55 anos, Tradutora



Não resisti. Tinha de publicar hoje as respostas da Rosarinho à entrevista do: Atleta em Destaque. Por uma boa mão cheia de razões, entre as quais a de completar hoje exactamente 1 ano que ela terminou valorosamente a Maratona de Lisboa (15/10/2017). As condições não foram nada fáceis o que faz da Rosarinho uma vencedora. Entre outras qualidades, admiro muito a sua tenacidade. Nas minhas memórias retenho o Shosholoza :-) quem mais o poderia cantar durante a corrida, delicioso.
Muitos parabéns Rosarinho, feliz aniversário.




ENTREVISTA:


1. Há quanto tempo corres?
Nem sei dizer muito bem. Diria que comecei pelos 14 ou 15 anos. Na altura fazia dança e natação e corria de vez em quando com os meus pais. Fui mantendo a corrida com alguma regularidade. Interrompi em 2010 com a morte do meu pai e 3 anos depois retomei com grande vontade


2. Porque corres?
Pelo equilíbrio que me traz. O exercício em contacto com a natureza, fora de portas, como os elementos e com cabeça livre para meditar/pensar, proporcionam o momento de recolhimento e de suor e cansaço físico que coloca tudo no sítio. Depois há também os treinos em conjunto com elementos do clube que acrescem a isso a maravilha do convívio, a camaradagem os incentivos à superação. Corro porque preciso mesmo!


3. Onde treinas e com que frequência?
Sobretudo em 3 zonas, mas não só: Eixo central da cidade entre o marquês e o campo grande; o Estádio Universitário e ao longo do Rio em Belém. Às vezes, ao domingo, na Expo. Tento correr três vezes por semana.


4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
Adoro a São Silvestre, é a prova que fiz mais vezes, aquela que nunca quero perder. Guardo uma memória incrível da minha primeira meia maratona porque foi aí que acreditei que era possível vencer distâncias maiores, mas a que mais me marcou foi sem dúvida a maratona. Fiz uma única, inesquecível e, no momento em que a terminei, fiquei com vontade de fazer mais uma. Inexplicável.


5. Quais os teus próximos objetivos?
Reganhar consistência e começar por fazer uma nova meia para poder preparar a segunda maratona, só para confirmar.


6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
O RUN 4 FUN é uma espécie de irmandade, é um maravilhoso bando de boa gente que encontra na corrida, com eventuais pequenas variações, o mesmo que eu, e isso gera laços inesperados e fantásticos. A partilha, a camaradagem, o apoio, o incentivo e o sorriso forjados no esforço e na superação fazem uma amizade especial. Parece que há em todos também um certo sentido de missão: estamos juntos e estamos aqui por todos. Todos eles correm comigo e muitas vezes, sinto, por mim e eu corro sempre por eles. E depois são uns pândegos a valer e os «recoveries» sabem pela vida.


7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
Sejam bem-vindos, acolham e preservem o espírito deste grupo.



Comentários

  1. Uma atleta especial, com grande força e vontade e tenacidade. Gostei muito da entrevista.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário