Gerês, trilhos e percursos pedestres


Estive no Gerês com as minhas filhas (e os seus namorados), alojados na Pousada de S. Bento.
Lembrei-me muito do nosso grupo R4F porque, alem de ser uma zona de Portugal linda com paisagens maravilhosas ( e nós gostamos sempre de partilhar com amigos o que nos dá prazer) fizemos um trail proposto pela minha mais velha, o “Trail da Preguiça”  (trilho 23 entre os percursos pedestres do Parque Nacional Peneda Gerês - PNPG). De preguiça só tem o nome dado pelo local de início do trilho porque era bem difícil, com subidas e descidas (5,5km a fazer em 3horas).

Não dava para correr mas tinha a vantagem de haver vários cursos de água, pequenas cascatas e muita vegetação o que o tornava mais fresco, naquele dia quente de verão.
Acabou-se a bateria do meu Garmin – falha de principiante, mas apresento-vos a fotografia do perfil do percurso…
 
e algumas fotografias que ia fazendo à família, para avaliarem o tipo do trilho.



Como estamos em caminhos muito estreitos, em franca comunhão com a Natureza, não são permitidos grupos de mais de 10 pessoas sem autorização prévia do PNPG.

Na impossibilidade de vos convidar a lá ir (o que eu adoraria) sugiro que, se forem ao Gerês, façam um passeio por este trilho “Trilho da Preguiça”



Outros locais a não perder: Também com alguma dificuldade de acesso mas compensador pela beleza da Natureza, são as Piscinas naturais do Rio Caldo perto da Portela do Homem.


e, por ser diferente e exótico, as Termas do Rio Caldo, a 8km da fronteira, já em Espanha – o rio corre fresco  e abundante com águas cristalinas no seu leito e, ao lado, brota uma nascente de água quente,  que, ao ser coletada para uma piscina, permite um banho de imersão em agua bem quente, ótimo para relaxar os músculos.


O Gerês é lindo! Portugal tem sítios com paisagens deslumbrantes! Espero ter-vos criado o desejo de o visitar e terem o prazer que eu tive com estas mini férias.
Um abraço a todos

Manuela Cruz

Comentários

  1. Manuela o Gerês é sem dúvida uma região lindíssima. Este ano não devo ir mas há já 4 anos que reservo uma semana para ficar em Campo do Gerês (acima de S.Bento) e me delicio com os treinos e caminhadas na serra e com as lagoas naturais só para nós!

    Parabéns pelas fotos. Estão óptimas!

    Zé Carlos Santos

    ResponderEliminar
  2. Manuela,

    Belíssimas fotos.

    A foto que tens das piscinas do Rio Caldo parece-me ser o local onde teve início o Trail da Geira Romana que fizemos em 20 de Maio passado.

    Também passámos em Campo do Gerês. Uma boa opção para ti em 2013. Têm uma prova mais curta e caminhada.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  3. Manuela, o Gerês é lindíssimo!
    Fui a 1ª vez ao Gerês com uns 16 ou 17 anos e estive acampado bem perto da Vila do Gerês com mais 2 amigos meus. Tivemos a oportunidade de também andar à descoberta e tomar uns belos banhos em águas bem frias mas praticamente transparentes.
    Depois disso já tive a oportunidade de lá voltar mais umas 3 vezes.
    Em Setembro do ano passado estive lá uns dias com a família; os meus filhos adoraram as águas do Rio Caldo.
    Obrigado pela partilha e fica mais um voto de recomendação.

    ResponderEliminar
  4. Quem não conhece ficou com vontade de conhecer! Eu fiquei!
    Belo relato.

    ResponderEliminar
  5. Bem visto e bem percorrido, Manuela! De facto, o Gerês é uma excelente ideia para quem quer caminhar.
    Runbeijos

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelo fantástico relato e obrigado pela partilha Manuela.

    Fotos fantásticas...temos realmente um País lindissimo.

    Runabraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário