A um mês das 50 maratonas de estrada

Começo por pedir desculpa pelo longo post.

Hoje dei conta de que falta um mês para a minha maratona 50 de estrada. E o primeiro pensamento foi...finalmente. 

Quando há cerca de um ano decidi que a 50 iria ser em casa, não pensei que pelo meio fossem aparecer convites interessantes que prontamente foram recusados, e substituídos por 2 ultras. Na realidade estão a ser cerca de 5 meses e meio sem maratonas, o que não parecendo muito, para mim é. 

Durante este período percebi que já podia fazer parte da lista dos portugueses com mais de 50 maratonas porque além das de estrada tenho algumas em trail e alguns ultra trails. Apesar de a minha grande paixão serem as de estrada, e daí a 50 ir ser especial. Se quiserem consultar essa lista (com alguns laranjinhas presentes) podem ver aqui.



Mas vamos ao que interessa...as 50 maratonas de estrada, serão alcançadas a dia 8 de outubro em Lisboa. Mas tudo começou nesta que a foto acima mostra a 9 de dezembro de 2012.
Comecei de laranja, andei a passear por outros lados, mas a vida dá muitas voltas e a 50 lá será de laranja novamente.
E como é de histórias que um blog se faz vou aqui listar algumas das 49 maratonas já feitas, com algumas histórias, ou simplesmente para sugerir que lá vão. Se não quiserem o artigo completo, podem saltar a lista e só espero contar com alguns de vocês seja a correr seja a apoiar daqui a um mês. Até já

Maratona 0 - Maratona do Porto
Pois é esta seria a estreia oficial em Novembro de 2012, mas um mau jeito no joelho no Km 1 fez com que, após 29Kms de sofrimento parvo, tivesse de desistir e acabar de ambulância até à meta, com meia equipa dos Run 4 Fun à minha espera. Felizmente até à data a única desistência.

Maratona 1 - Maratona de Lisboa - 09/12/2012
O mês entre o Porto e Lisboa foi só de recuperação. Cheguei a Lisboa de viagem, falei com um familiar que é médico e perguntei quando poderia voltar a correr, ele perguntou quando eu gostaria e eu disse que o ideal era resolver a 1ª em Lisboa. Bons médicos e fisioterapia intensiva e foi possível.
Neste dia lá fui eu...arranquei...e como não tinha sido fácil estacionar, a ida à casa de banho que devia ser antes da prova teve de ser logo aos 2Kms. À conta disso deixei de estar acompanhado, fui correndo até que a descer do Marquês (sim não era o percurso atual, e eu preferia e muito este) lá volta o joelho, pensei que ia morrer na praia mas no fim da descida o joelho estalou, doeu-me horrores mas passou...até hoje não percebo o que se passou. Já passei pela minha mãe a sorrir e percebi que já não ia falhar. Acabámos todos em festa no Inatel.

Maratona 4 - Maratona do Porto - 03/11/2013
Um ano depois voltei ao Porto, não sou de deixar assuntos por resolver, e para melhorar o meu pai decidiu estrear-se. Penso que poucas pessoas podem ter a sorte de fazer tantas maratonas como as que já fiz com o meu pai.
Nesta o joelho que deu sinal foi o dele aos 30Kms, mas acabámos como começámos, juntos e em festa.
Já agora, por curiosidade, desde a Maratona em que me ia estrear (2012) nunca falhei o Porto sendo este ano o primeiro que vou falhar por ter entrado em Nova York. As maratonas lá foram são boas mas o que é nosso também é muito bom.

Maratona 7 - Maratona de Madrid - 26/04/2015
Este foi durante muitos anos o meu Record. E olhem que o percurso não é fácil, mas aconselho a todos. Os espanhóis são loucos por desporto, estava a chover torrencialmente e ninguém arredou pé das ruas.
As pessoas (entre as quais a minha mãe) ficaram encharcadas e puxaram até ao último segundo, sendo o ponto alto a praça principal onde os atletas quase que passavam um a um tal era a quantidade de gente a puxar por nós.

Maratona 11 - Maratona de Lisboa - 02/10/2016
Esta era feita ainda no percurso que acabava no Parque das Nações. Foi especial por ser feita a ajudar mais uma excelente pessoa que as corridas me deram, o Adelino que muitos vocês conhecem dos trails.

Maratona 13 - Maratona de Sevilha - 19/02/2017
Esta foi uma das minhas 7 idas a Sevilha, e destaco porque neste ano ajudei uma amiga a acabar a maratona, a Rita Ribeiro. Ela é uma das pessoas que mais prova que a corrida dá para tudo, para os que fazem por brincadeira e para os que querem constantemente melhorar, e se ali a ajudei, agora é impossível pensar sequer em acompanhar o ritmo dela, que será muito em breve (espero) de sub 3 à maratona.

Maratona 14 - Maratona de Paris - 09/04/2017
Esta vou ter de repetir. É um caso estranho duma super prova, a maior em número de finishers que já fiz, mas que simplesmente detestei. E atenção, a maioria das pessoas que conheço adoram. Eu estava num dia mau, com quebra antes da meia maratona, a juntar ao facto de que Paris não é de todo a minha cidade favorita. Vou ter de voltar a ver se não gosto ou se foi só um mau dia.

Maratona 18 - Maratona do Gerês - 02/12/2017
Mais uma com o Adelino, um grande desafio e, para mim, a maratona mais bonita de Portugal. Se não for com ideia de tempos recomendo esta a qualquer pessoa. Digamos que é uma maratona de estrada com espírito de trail. Foi também na altura um desafio pessoa por ser a 6ª num ano.

Maratona 19 - Maratona de Barcelona - 11/03/2018
Mais uma das que recomendo de olhos fechados. Adoro a cidade, adorei a prova e o ambiente é fenomenal.

Maratona 20 - Maratona de Budapeste - 07/10/2018
Esta deixo aqui como sugestão, porque a cidade é muito boa e com preços acessíveis, e a maratona, apesar de quase parecer amadora, tem sempre bom ambiente porque há muitas distâncias portanto vemos sempre muita gente a correr.

Maratona 24 - Maratona de Sevilha - 17/02/2019
Pela primeira vez o meu pai treinou afincadamente para fazer um bom tempo. E eu, que tinha como objetivo um bom tempo em Aveiro, ia só marcar ritmo até aos 30Kms. Fomos sempre juntos, ele sempre a cumprir os ritmos previstos pelos valores mínimos, e as 3h55/4h já dificilmente fugiam. Lembro-me da cara de alguns atletas quando eu no abastecimento dos 30Kms passo de ir a um ritmo bom para parar e ir só comer qualquer coisa. Depois lá segui no meu passo sem fazer ideia se o meu pai tinha conseguido manter ou não. Pois bem, chego à meta e ele ainda lá está à espera e com bom ar, e quando damos o habitual abraço de meta, espreito o relógio...3:50:01...que máquina.

Maratona 25 - Maratona de Aveiro - 28/04/2019
Lembram-se de ter dito que estava a preparar Aveiro?!?! Pois bem, a Maratona é trabalho mas também depende de como estamos, e uma gastroenterite na sexta feira antes da prova matou qualquer objetivo.
Passei o sábado com febre, e a safar-me com ajuda de amigos que até o jantar me foram buscar, e já dava a prova como abandonada. 
No dia acordei ligeiramente melhor e, sabendo que os Iron Brothers iam fazer a maratona, avisei o meu grupo, vou com eles até dar para ajudar no que conseguir. Nunca me senti tão mal numa maratona, mas ao mesmo tempo nunca me senti tão bem por estar a participar naquele momento. Eu estourei, eles estouraram, mas acabámos juntos num momento que ainda hoje todos recordamos com muito carinho.

Maratona 27 - Maratona do Sistelo - 20/10/2019
Mais uma maratona bonita do nosso país. Sim 90% é estrada, mas tem ali uma transição demoníaca. Mais uma vez, sem olhar para o tempo vão, que vale a pena pela vista.

Maratona 33 - Maratona do Porto - 07/11/2021
O Rui Ralha era um tipo muito especial. Para o grupo em geral e para mim em particular. Foram muitas horas de treino juntos, muitos conselhos, e uma das  pessoas que mais fazia questão de mostrar que gostava de mim...era mútuo e ele também sabia. O Rui, talvez muitos não saibam, mas ia muitas vezes às minhas provas...aparecia só, corria comigo alguns metros se me via mal, se ia mais rápido questionava se queria algo para comer, e isso é o melhor record que a corrida nos dá...as pessoas.
Quando soube que iam homenagear o Rui nesta prova, pedi para voltar a ser Run 4 Fun por um dia. A laranja (empresta por mais um dos que mais me ensinou...o José Magalhães) serviu como se nunca a tivesse largado.
Aproveitei esta maratona para ajudar mais um amigo, como tantas vezes o Rui fazia, e acabámos com mais um estreante na distância e com a cabeça cheia de memórias duma das melhores pessoas que a corrida nos deu.

Maratona 34 - Maratona de Valência - 05/12/2021
Para mim esta é uma das melhores maratonas. Bem acima da de Berlim, que sendo major, deixa muito a desejar em relação a Valência. Valência vive a Maratona durante todo o fim de semana. E neste ano, que já era um regresso, ainda saiu um record ao fim de mais de 6 anos.

Maratona 35 - Maratona de Málaga - 12/12/2021
Estranhamente gostei desta prova. Neste fim de semana a cidade está tão cheia como noutras cidades espanholas por causa das luzes de Natal.
Mas o que tem de bom é que se forem alguém que não quer correr a Maratona podem ir juntos. A meia sai à mesma hora e separa-se mesmo colado à marca dos 21Kms. No meu caso foi top porque fui acompanhado até metade da prova e depois segui caminho.

Maratona 38 - Maratona do Bombeiro - 01/05/2022
Foi a pior maratona que fiz? Ahhh pois foi. Então foi especial porquê?
Uma maratona às voltinhas na Expo, criada pelos campeonatos do mundo dos bombeiros, só podia ser má. Mas foi menos de um mês depois do Francisco nascer e, como a ajuda da mãe que me foi esperar nas últimas duas voltas, consegui cortar uma meta acompanhado do meu pai e do meu filho...e em segundos esqueci-me do mau que a prova foi.

Maratona 39 - Maratona de Genéve - 15/05/2022
Esta também já foi um regresso, e só escolho esta porque mais uma vez foi feita com o meu pai, num ano em que apanhámos um calor inesperado para a Suiça e foi sacada a ferros.
Mas a Suiça é lindíssima e esta prova é a nivel de vista das mais bonitas que já fiz. São cerca de 30Kms em modo heidi no meio da montanha (mas em estrada...não é trail) e depois a descida para o lago onde fica a meta. O único ponto negativo...a Suiça é muito cara.

Maratona 41 - Maratona de Berlim - 25/09/2022
É muito raro eu fazer uma maratona para tempos...normalmente uma ou duas por ano. Mas como era a segunda vez que ia a esta Major decidi que ia levar a sério. Treinei certinho, com o desafio de termos um bebé de meses em casa, e fui lá arrancar o meu record que ainda se mantem de 3:30:58.
Quanto à maratona, podendo ser polémico, não gosto...salva-se a cidade e a experiência do primeiro voo do Francisco.

Maratona 48 - Maratona de Roma - 19/03/2023
Esta foi muito especial. Viagem de família, maratona com o meu pai no dia do pai e com o meu filho na claque. Numa das cidades que mais gosto.
Não é fácil fazer tempo em Roma, mas esse não era o objetivo e por isso a prova foi perfeita. Grande ambiente, um percurso em que quase a cada curva vemos um monumento e uma organização que pensa só nos atletas...se querem uma sugestão para uma futura excursão Run 4 Fun, eu voto nesta.

Maratona 49 - Maratona de Viena - 23/04/2023
E é desde aqui que estou em jejum. Por sorte a última antes desta paragem foi fantástica. Óptima para tempos (não foi o meu caso), percurso interessante, meta muito animada...nada a apontar.


E é assim que a história vai, e se antes o objetivo eram as 100 agora já não são...porque não há objetivo. Eu gosto mesmo de maratonas portanto é fazer as que quiser, enquanto puder e enquanto continuar a gostar...depois logo paro. Claro que há números bonitos e que serão de assinalar.

Daqui para a frente o objetivo principal continua a ser divertir-me, juntando sempre que possível e cada vez mais com a hipótese de viajar. Este ano ainda vou fazer a primeira na América, e para o ano vou fazer pelo menos 2 ou 3 em locais que nunca fui....no fundo não sou maratonista mas sim maraturista.

Como objetivos mais pessoais tenho em 2025 fazer a prova que mais quero fazer (e que não é nem nenhuma major, nem nenhuma para fazer tempos) e gostava muito de fazer e terminar uma maratona com o José Magalhães e com o César Moreira...um porque foi quem mais me aturou em treinos e ainda nunca calhou fazermos uma juntos, outro porque me meteu nestas aventuras e agora anda fugido.

Até 8 de outubro...

Comentários

  1. Excelente testemunho, João Veiga. Sem dúvida, uma bela história enquanto maratonista... perdão, maraturista :) Não vou poder estar na tua 50.ª, om muita pena minha porque foi em Lisboa que estreei na maratona, porém, estarei, tal como tu, a representar a "laranjinha" um pouquinho mais a Norte do País. Ainda assim, estarei a torcer por ti e por esta tua conquista que não é para todos! Muita força!

    ResponderEliminar
  2. Meu querido sobrinho, como sabes e com a maior pena, não estarei no país nessa data no entanto vou suplicar para que me vão fazendo uns directos, dando também assim a minha contribuição na conquista deste feito, estarei contigo de corpo e alma. Continua a divertir-te que é o mais importante, tudo isto é muito rápido por isso sê FELIZ.
    Grande Beijinho cá de casa.
    P. S. Se acabares fica prometido um bacalhau com natas. 😂

    ResponderEliminar

Enviar um comentário