RUN 4 FUN em Kigali

RUN 4 FUN em Kigali,
ou uma aventura no Ruanda

Autor:
-- Jorge Esteves


Introdução

Quando o meu amigo Nick me telefonou a perguntar se eu alinhava numa viagem ao Ruanda, não demorei muito a responder: conta comigo. Depois comecei a pensar no que sabia sobre o Ruanda e só me lembrava do genocídio e dos gorilas.  Era altura de conhecer melhor este país. Entretanto inscrevi-me para a maratona de Kigali, que é a capital do Ruanda e ocorria nessa altura. O treino foi o possível, ou seja poucochinho mas nada de desculpas que já lá vamos.


A viagem

O grupo tinha 15 elementos e portanto fomos numa carreira Nairobi - Kampala - Kigali. A viagem foi muito cansativa, foram 28 horas das quais 4 nas duas fronteiras. Saímos às 14h30 do dia 8 e chegámos às 18h30 do dia 9. Saímos com um atraso de apenas 1h30, o que foi muito bom. Aqui o referencial é diferente do europeu. O autocarro até era bom mas estava cheio e o pior foi ouvir ininterruptamente músicas religiosas africanas. Não, não digam que gostam porque não as conhecem como eu agora conheço! No Uganda extorquiram-me apenas o equivalente a 12 euros o que não foi nada mau. Sim, aqui é assim e é melhor pagar e seguir.



Kigali

Quem vive no Quénia e em muitos outros países de África, fica de boca aberta quando entra no Ruanda. A organização, as regras, a extrema limpeza são muito diferentes do que estamos habituados. Todos os funcionários públicos bem fardados, tudo bem indicado enfim outro mundo. Outro exemplo tem que ver com o trânsito. Em muitos países africanos, a regra é não haver regras mas aqui as regras são para cumprir. Quando o polícia manda parar o trânsito, todos param. Para vocês isto não é nada de especial, mas vocês não vivem em África ...

Uma palavra para a limpeza. Nunca vi uma cidade tão limpa como Kigali. Não se vê nada mas nada de lixo. Só visto. Para além da limpeza, é o cuidado em ter a cidade bonita. Ao lago dos passeios é normal haver canteiros de flores e árvores.


O genocídio

Não podia deixar de referir o que ocorreu neste país em 1994. A maioria Hutu tentou exterminar a minoria Tutsi. Em 100 dias foram mortos quase 1.000.000 de ruandeses. Entre 70 e 80% dos Tutsis foram assassinados. O memorial do genocídio em Kigali é impressionante mas é de visita obrigatória. Mas este país deu a volta e hoje é um exemplo de desenvolvimento em África.


Gorilas

O Ruanda tem feito uma campanha de marketing a nível mundial e o cartão de visita são os gorilas. Muitos turistas vêm a este país para os ver. Mas a realidade é um pouco diferente. Os gorilas habitam uma zona montanhosa que é o parque de Virunga. Parte no Ruanda e parte no Uganda. Alguns elementos do meu grupo saíram às 2h00 de Kigali e voltaram às 22h00 e não viram nenhum. Estamos a falar de uma zona muito extensa e de floresta compacta. Não aconselho portanto a visitarem o Ruanda se o único interesse são os gorilas.


A prova

Quando fui levantar o dorsal, estava uma equipa a medir a tensão arterial a todos os participantes. Todos. No meu caso disseram-me que estava um pouco alta e para eu voltar lá daí a umas horas para fazer nova medição. Voltei para o hotel, descansei e voltei lá. Devia estar mais baixa porque deram-me o dorsal.

A prova começou às 8h30 o que foi muito tarde e a temperatura já estava alta. Ainda por cima Kigali é uma cidade de colinas e não tem nada de plano. Para além de outras peripécias, o certo é que a maratona eram 2 voltas num circuito e no final da primeira volta estava arrebentado. E já estava satisfeito, não foi como naqueles dias que a gente faz a prova e quando chega à meta, pensa que ainda fazia mais uns km. Fiz portanto a meia maratona.




Conclusão

A história já vai longa e o que quero mesmo transmitir é isto, se gostavam de ir a África mas não gostam das confusões típicas, então o Ruanda é o país a visitar.
Vale realmente a pena.


Autor:
-- Jorge Esteves




Comentários