R4F/ATRP Trail: Newsletter#07 (Maio/2023)

 

Depois do Trail de Sicó em Fevereiro, o UTSM: Ultra Trail de São Mamede foi o evento mais marcante da nossa época desportiva. A principal razão para isso é haver no Clube um conjunto de pessoas fantásticas, com um fantástico espírito positivo de partilha e sempre com uma fantástica boa disposição. Obrigado.

Mas destaquemos mais algumas razões para que o UTSM/2023 tivesse sido tão marcante:

  • Conseguimos mobilizar 24 atletas no UTSM/2023 (meia equipa).
  • Participamos em todas as distâncias em competição (15 km, 25 km, 45 km e 108 km).
  • Fizemos "A FESTA" em Portalegre, em Portagem, no Alegrete e em Reguengo, na sexta-feira (5/5), no sábado (6/5) e no domingo (7/5). Foram 48 h  de folia.
  • Pontuamos como equipa nos quatro circuitos em competição (Sprint, Trail, Ultra e Endurance).
  • Alcançamos 3 pódios de equipa, um primeiro lugar (Circuito Trail: Classificação Feminina) e dois terceiros lugares (Circuito Ultra: Classificação Geral e Classificação Masculina).
  • Os Circuitos de Trail e de Endurance "fecharam", ou seja, a equipa pontuou respectivamente em 10 e 4 provas destes Circuitos, entrando na Classificação ATRP de equipas.



Portanto, o principal destaque deste mês de Maio vai para a dupla entrada da "EQUIPA RUN 4 FUN" nas Classificações Gerais do CIRCUITO DE TRAIL e do CIRCUITO DE ENDURANCE.

CIRCUITO DE TRAIL: pontuamos nos Trilhos dos Reis (3 pontos), no Trail Serra d'Aire (3 pontos), no Trail de Conimbriga Terras de Sicó (3 pontos), no Foz Côa Douro Trail Adventure (6 pontos), nos Trilhos de Bellas (6 pontos), no Piodão Trail Running (13 pontos), no Trilho das Dores (6 pontos), no Corvus Trail (5 pontos), no TransPeneda Gerês (11 pontos) e no Ultra Trail de São Mamede (5 pontos). Ocupamos actualmente a 10ª posição na Classificação Geral de Equipas com 61 pontos.

CIRCUITO DE ENDURANCE:  pontuamos no Trail de Conimbriga Terras de Sicó (11 pontos), no Terras do Ancião Ultra Trail (13 pontos), no Madeira Island Ultra Trail (9 pontos) e no Ultra Trail de São Mamede (12 pontos). Ocupamos actualmente a 1ª posição na Classificação Geral de Equipas com 46 pontos.


Em termos de resultados desportivos, a nossa participação no UTSM/2023 pode ser resumida da seguinte forma: 

UTSM 10k+ (Circuito Sprint): participação do Pedro Fonseca, da Débora Almeida e do João Bettencourt. 8º lugar na Classificação Geral de Equipas (7 pontos)


UTSM 20k+ (Circuito Trail): participação do Rui Faria, da Sandra Simões, da Guida Monteiro, da Ana Chocalheiro, do Joaquim Monteiro, do António Rego, do Luis Madeira, da Rita Felizol, da Cristina Morgado, e do Francisco Afonso. Participação especial do Bartolomeu, um enorme atleta de 4 patas. 10º lugar na Classificação Geral de Equipas (5 pontos), 9º lugar na Classificação Masculina de Equipas (6 pontos), e 1º lugar na Classificação Feminina de Equipas (15 pontos).


UTSM 50k+ (Circuito Ultra): participação do Hugo Fernandes, da Marina Marques, do João Antunes, do Paulo Raposo, do Luis Carvalho, do Luis Ramos, e da Sara Catita. 3º lugar na Classificação Geral de Equipas (12 pontos), e 3º lugar na Classificação Masculina de Equipas (12 pontos).


UTSM 100k+ (Circuito Endurance): participação do Teodoro Trindade, do Luis Matos Ferreira, da Carmen Ferreira, e do José Manso. 4º lugar na Classificação Geral de Equipas (12 pontos) e 4º lugar na Classificação Masculina de Equipas (12 pontos).


No Ultra Trail de São Mamede, há ainda a destacar as seguintes classificações individuais:

  • o 1º lugar no escalão F35 da Débora Almeida no UTSM 10+ (Circuito de Sprint),
  • o 1º lugar no escalão M60 do Teodoro Trindade no UTSM 100+ (Circuito de Endurance),
  • o 2º lugar no escalão F50 da Marina Marques no UTSM 50+ (Circuito de Ultra),
  • o 2º lugar no escalão F35 da Sara Catita no UTSM 50+ (Circuito de Ultra),
  • O 2º lugar no escalão F55 da Carmen Ferreira no UTSM 100+ (Circuito de Endurance).
  • o 3º lugar no escalão F50 da Sandra Simões no UTSM 20+ (Circuito de Trail),
  • o 3º lugar no escalão Senior Feminino da Ana Chocalheiro no UTSM 20+ (Circuito de Trail),
  • o 3º lugar no escalão M60 do Luis Carvalho no UTSM 50+ (Circuito de Ultra).


Em Maio, contamos ainda com a presença do Raúl Matos nos 5º Trilhos Luso-Bussaco (7/5/2023), na prova TLB18k (Circuito Sprint). Bravo Raúl.


(chegada à meta do gigante Bart)

Além da Classificação Geral de Equipas, uma nova dinâmica está a tomar forma: a CLASSIFICAÇÃO POR GÉNERO (Masculino/Feminino).

No Circuito Ultra Masculino de equipas já estamos classificados com 4 provas concluídas. Ocupamos actualmente o 4º lugar com 56 pontos, resultado da participação no Trilho dos Reis (3 pontos), Terras do Ancião Ultra Trail (12 pontos), Piodão Trail Running (6 pontos) e Ultra Geira Romana (12 pontos). Bravo rapazes.

Nos Circuito de Trail estamos no bom caminho. A Classificação Masculina conta já com 7 provas concluídas (49 pontos), e a Classificação Feminina com 6 provas concluidas (79 pontos). O objectivo é pontuar em 10 provas até ao final da época. Com a ajuda de todos vamos conseguir.


E o que nos reserva o mês de Junho?

Estaremos no Oh! Meu Deus a 9 de Junho, com 3 atletas nos 160 km (Marina Marques, Luis Ramos e Hugo Fernandes) do Circuito de Endurance XL, com 1 atleta nos 100 km (Luis Matos Ferreira) do Circuito de Endurance, e com 6 atletas nos 20 km (Luis Madeira, Rita Felizol, Rui Faria, Sandra Simões, Guida Monteiro e Joaquim Monteiro) do Circuito de Trail. No final esperamos contar com 3 Viriatos, uma posição reforçada na Classificação Geral nos Circuitos de Trail e XL, e ainda com mais uma prova a contar para as Classificações Masculina e Feminina de equipas no Circuito de Trail. #vaiquedá

Também no dia 9 de Junho vamos participar na Ultra Maratona Caminhos do Tejo. Contamos com 1 atleta nos 144 km (Teodoro Trindade) e com 3 atletas nos 57 km (Sara Catita, Tiago Santos e Lara Machado).

No final do mês (24 de Junho) iremos à Serra da Freita com 3 atletas na distância de 15 km (Elisabeth Silva, João Bettencourt e Susana Duarte) do Circuito de Sprint, e com 6 atletas nos 31 km (Ana Chocalheiro, Débora Almeida, João Antunes, Lara Machado, Luis Ramos e Pedro Fonseca) do Circuito de Trail. Boa sorte, aos sprinters, já falta muito pouco para fecharmos o Circuito, e aos trailers, vamos pontuar de novo em M/F. Divirtam-se!

(este é o espírito R4F:
companheirismo, apoio, boa disposição, ...)





Comentários