Primeiro Trail

 Foi o meu primeiro trail e não será certamente o último!

O desejo de participar num trail já vem de há algum tempo, seduzida pela natureza e aventura, da corridinha de estrada e por entre caminhadas na natureza, a corridinha na terra batida foi uma passada pequena.

O que não esperava era ser tão desafiante como na realidade é!  Não estou nisto das corridas há assim tanto tempo e em Junho tinha ido ao Trail das Mulheres em Oeiras. Foi com a minha amiga Lara que tive a primeiríssima experiência. Foi muito bom para perceber como isto funciona: correr em descidas com pedras soltas (aliás, andar porque só pensava que ia derrapar e cair), perceber como é importante ter ténis adequados, ter o próprio recipiente para a água, etc. Pois bem, desafiada pela amiga Beta, agora ali estava eu, no Limestone na Serra de Aire e Candeeiros, para o primeiro trail "a sério" de 15km.

Comecei devagarinho, vi a serra em frente mas achava que não ia subir até lá acima. Pois claro que estava enganada, "aos 5km vai ser é a andar de gatas!", parodiou um membro da organização. Não cheguei a tal, mas aquela subida obrigou-me a parar algumas vezes. Altímetria - é uma palavra que aprendi recentemente, mas foi neste trail que percebi o que significa! 

Ainda assim, o que mais me custou foi o calor, sentia-o a emanar do chão. Estava uma temperatura demasiado alta e não haviam muitas sombras. O que me valeu foi a água, reabastecida claro, que metade foi para beber e outra para refrescar o corpo em modo duche em andamento.

De uma forma geral fiz grande parte do percurso sozinha. O trilho estava muito bem assinalado, as fitas brancas que tínhamos de seguir eram pouco espaçadas o que me deu a segurança para continuar e não ter medo de me perder. Coisas que para quem está nisto pela primeira vez era um fator de preocupação. 

Foram mais do que os 15km previstos, mas foi uma sensação espetacular! Correr em terreno plano, abrandar nas subidas e ir com cuidado nas descidas. Assim se fez, e o no fim tudo compensa! A boa disposição dos colegas e até o companheirismo dos outros participantes que ao passar tinham sempre uma palavra de incentivo ajudaram a ultrapassar tudo. 

Demorei 3 horas a realizar a prova. Para mim, tempos não são o mais importante, guardo comigo a velha máxima que o importante é chegar ao fim e em bem. Até porque se é para Run, tem de ser Fun!

Comentários

  1. Muito bem Susana! Muito obrigado por partilhares a tua primeira experiência no Trail. Agora muitos mais virão. Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns afilhada!!! Vamos nos preparar para as próximas aventuras que já estão agendadas :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário