XI Trail de Conimbriga Terras de Sicó - 4ª participação

Foi a minha quarta participação nestes trilhos, a 1ª em 2011 com 30 km , a 2ª em 2012, com 38 km, a 3ª em 2013 com 23,2 km. E agora o Trail Longo que eram suposto ser 25 km mas acabaram por ser 26 km.

Na primeira prova em 2011 éramos 7 participantes: A Luisinha, eu, Jorge Esteves, José Carlos Melo, Luís Matos Ferreira, Manuel Romano e Teodoro Trindade.
Os "bravos" participantes na prova de 2011

Já não me lembro bem desta prova, mas a Luisinha ficou em 2º lugar no escalão.

Já era hábito ganhar pódio no escalão. Neste caso o 2º lugar

A prova de ontem foi a mais difícil de todas, tanto quanto me lembro. Tal como da primeira vez, éramos sete, mas apenas no Trail Longo. Tinha chovido durante a noite e no dia anterior tinham-se realizado a Ultra de 57 km e a Ultra Endurance de 110 km, pelo que o terreno estava bastante enlameado e já pisado pelos primeiros atletas.

Selfie tipo Monsanting
Depois da selfie tipo Monsanting tirada pelo Rúben, lá fomos para o terreno. A primeira parte estava razoável e lá fui correndo e metendo conversa com algumas pessoas, explicando as vantagens da utilização dos bastões que agora não dispenso.

Chagados à primeira grande dificuldade, uma descida completamente enlameada onde caí de rabo duas ou três vezes, seguida por uma subida a "quatro" onde estavam um conjunto de pessoas a incentivar e apoiar os desgraçados como eu que se esmifravam para conseguir subir agarrando até pedaços de relva. No fim desta subida inclinada apercebi-me que tinha perdido o meu relógio, o Huami Stratos 2.

Devo-o ter perdido porque, para não exagerar na pulsação o coloquei virado para baixo o que certamente facilitou a perda. Disse a algumas pessoas da organização mas o mais provável é que esteja soterrado por camadas de lama dos sítios onde andei pelo chão.

Após esta dificuldade, continuou a prova  agora com a companhia do grande atleta Orlando Duarte que fazia a sua 700ª prova. Um excelente companheiro com quem fui na conversa vários quilómetros. Ele tem mais 2 anos que eu, foi atleta de cross e gosta de estatística. Temos em comum o facto de termos problemas nos ombros, no meu caso o esquerdo que me limitava quando tinha que fazer força com ele.

O Orlando foi-me dando algumas dicas de corrida e esperava por mim quando havia uma parte mais corrível, em que eu ficava para trás. Na subida muito difícil antes da descida para o Poço eu ia à frente e, de repente, escorreguei e fui de bruços por alí abaixo. Mais teria ido se o Orlando não me tivesse parado com os pés, dado ter apanhado um ponto de fixação. Ajudou-nme a ultrapassar a dificuldade e lá continuamos até ao último abastecimento no Poço, onde se juntou a nós o Jaime Trabucho, um militar da Marinha, de Almada, que esteve recentemente um ano em Timor.

O Orlando sabendo que eu agora ficaria acompanhado, meteu o passo dele e foi embora. Disse-me, no final, que teria ficado comigo se eu não tivesse companhia. Um verdadeiro companheiro a quem eu fiquei muito agradecido pela solidariedade.

E seguimos eu e o Jaime para a última dificuldade, a zona do rio e da "cascata" da qual já não me lembrava. Difícil por ter zonas muito escorregadias e mais ainda por ter maioritariamente que me agarrar com o braço esquerdo o que me limitava por causa do ombro. Mais umas quantas quedas de rabo,  de escorregadelas, com muita conversa pelo meio. Lá conseguimos ultrapassar a última dificuldade em direção a Condeixa, onde chegámos juntos em 5:29 para 26 km, quando na primeira, em 2011, tinha feito 4:13 para 30 km. Bem mais difícil e com mais 9 anos em cima.

No final fomos beber uma cerveja preta e comemorar o facto de termos chegado inteiros, com muita lama e algumas arranhadelas.


Com o amigo Jaime Trabucho, companheiro na "cascata"
Ainda deu para vermos a Luisinha subir ao pódio para receber o troféu de 1ª classificada no escalão. Nenhuma outra atleta teve coragem para a enfrentar.....ehehehhehhhh. Passados 9 anos continua em forma.
Primeira classificada no escalão. Única sexagenária a competir.
 A seguir ao banho retemperador, em que tirei muita lama, um excelente almoço pelas quatro da tarde, um cabrito assado, maravilhoso. Que bela forma de acabar a aventura nos Trilhos de Conimbriga Sicó

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico João Ralha!

    Tendo visto as condições perigosas do terreno na noite anterior, pensei que a certa altura podias não querer arriscar e abandonar a prova.

    Mas terminaste em grande estilo. Sem o relógio, mas com uma cara de satisfação. E isto que os trilhos duros nos fazem sentir quando os terminamos.

    E a Luísa parecia uma gaita quando terminou a prova. Energética, e a fazer sinal de "brinco" na orelha.... "os trilhos estavam daqui"

    Parabéns aos dois!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário