Atleta em Destaque: João Barreira

João Barreira
31 anos, Auditor Financeiro



Quem não tem a “certeza” que o “running” não irá morrer é porque nunca conheceu o JB. Eu conheci-o já há alguns anos, vi-o começar, vi-o ultrapassar etapas, vi-o entusiasmar-se com objectivos, vi-o colocar toda a “carne no assador”, e vi-o conquistar o triunfo, mas também já o vi decepcionado. No entanto, muito mais importante do que tudo isto é tê-lo visto superar a travessia de fases dificeis, daquelas que nos obrigam a fazer opções. Ele certamente que as fez, mas nunca o vi abandonar a vontade de partilhar conosco a corrida e o convívio. Por tudo isto (e muito mais) é um privilégio poder contar com ele no “Bando da Garça” e no R4F. Pessoas como o João não são vulgares. Ele é um rapaz inteligente, cerebral, respeitador, mas sem rodeios na hora de exprimir a sua opinião, tem um humor refinado (eu adoro), e em particular possui um espirito gregário pouco comum em jovens da sua idade.
Além de tudo isto, e porque “não há bela sem senão”, o João é um confesso “apreciador de alcatrão”. No entanto, o seu regular envolvimento no treino mensal nos Trilhos de Monsanto é prometedor. Ainda o hei-de ver a liderar um dos grupos, talvez os “Avançados” … e porque não? Um grande abraço João.



Entrevista:


1. Há quanto tempo corres?
Após alguns anos de ginásio e futebol com algum sedentarismo à mistura, iniciei a minha aventura nas corridas em 2013.


2. Porque corres?
Em 2013 uns amigos lembraram-se de que queriam fazer a meia maratona de Lisboa (mas que bela ideia quando a prova se encontrava a 2 meses). Consegui, com muito esforço, terminar a minha 1ª meia maratona e desde aí corro para aliviar o stress do dia-a-dia, incutir exercício físico à minha vida, combater o sedentarismo associado à profissão e também para comer algumas “porcarias” sem me sentir tão culpado.


3. Onde treinas e com que frequência?
Em 2017/2018 abrandei o ritmo de corrida, associado a fatores profissionais, mas tento correr cerca de 2 vezes por semana sendo a minha base o Treino da Garça.


4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
Todos os que correm comigo sabem que sou mais dado ao alcatrão por isso tenho 2 provas que mais gosto sendo elas o GP do Fim da Europa, pela sua envolvência na mágica Serra de Sintra, e a Corrida das Fogueiras, pelo público maravilhoso que puxa por nós e que nos faz transportar para uma realidade bem diferente das restantes corridas em Portugal. A que mais me marcou? Sem dúvida a 1ª Maratona de Lisboa que fiz em 2015, ficará para sempre o orgulho pessoal em ter terminado um desafio que 2 anos antes julgava impossível.


5. Quais os teus próximos objectivos?
Ora bem e que tal iniciar-me nos trilhos? Estou tentado. Gostaria também de voltar a correr mais regularmente para voltar novamente às maratonas de estrada.


6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
O RUN 4 FUN é O Grupo quando se encara a corrida como um verdadeiro hobby. Cada vez existem mais treinos e mais variados e sempre me motivaram naqueles dias em que só apetece ficar no sofá. Claro que num grupo onde há tão boas pessoas também acredito que me fizeram crescer ao nível pessoal.


7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
Gostas de correr? Gostas de diversão? Então o que estás à espera, junta-te a nós e não te vais arrepender.







Comentários