Novos Membros: Luis Afonso Carvalho



Luís Afonso Carvalho
57 anos, Arquiteto
Apadrinhado por: Teodoro Trindade


Conheci o Miguel San-Payo e o seu sentido de humor quando trabalhámos juntos no desenvolvimento da Honda Portugal e "conheci" o Teodoro em Maio deste ano, quando o Miguel me telefonou a saber como tinha corrido o Faial Costa a Costa. A minha bazófia era que tinha ido ao pódio mas o Miguel dizia-me que o seu amigo Teodoro tinha feito 2º no meu escalão. Como, se à minha frente tinham ficado um espanhol e um alemão? Foi assim que eu primeiro conheci o Teodoro, enquanto eu terminava os 42k de peito feito já ele tinha percorrido 65k, sem grandes alaridos. Depois veio o Brutus em Sintra, em Julho, lá estava o Teodoro, mas também o Ruben, o Paulo, a Sandra, o Rui, o Gonçalo et al. Foi o meu primeiro treino com os R4F e saí de lá com mais dores de barriga, da galhofa, que no resto do corpo. Alma cheia, até porque um mês antes tinha partido uma costela no trilho das pontes e sentia que Sintra estava em dívida comigo. Se estava, a dívida ficou saldada logo ali, com aquele grupo que me recebeu sem reservas, no dia em que Sintra voltava a mostrar-se mágica. Passei a seguir o grupo e fizemos mais treinos, em Monsanto e na Garça, onde tive de reaprender o significado da palavra 'recovery'. Fez ontem uma semana que voltámos a Sintra e, mesmo prevenido, foi outra barrigada de magia, de galhofa, de treino rijo e farto. E faz hoje uma semana que enviei uma mensagem ao Teodoro, em 2019 gostava de fazer o campeonato de Ultra Trail com os Run4Fun. Eu, que até hoje apenas fiz uma prova de 42k e nunca corri em equipa, vou fazer parte deste grupo especial, de malta que mede os desafios não pelo tempo que levam a superar mas pelo prazer de os superar, de nos superarmos. Obrigado por me levarem convosco.
-- Luis Afonso Carvalho
(dezembro 3, 2018)


ENTREVISTA:

1. Há quanto tempo corres? 
Sempre corri de forma esporádica, muito embora utilizando sempre o mesmo par de sapatilhas o que diz bem da frequência com que o fazia. Apenas comecei a correr regularmente a partir de 2016.

2. Porque corres? 
Provavelmente por desafio. Um amigo que praticava corrida em trilhos teve um acidente grave em 2015 e das longas conversas que tivemos na enfermaria de Santa Maria resultou a promessa de um dia voltarmos a São Mamede – para ele será um regresso, para mim será uma primeira vez – para fazermos os 100 km. Pelo caminho descobri o quanto gosto de correr em trilhos, sendo que o desafio se mantém de pé.

3. Onde treinas e com que frequência?
Monsanto, pela proximidade, é o meu local de eleição. A zona de Belém, quando a opção é estrada e Sintra, pela imensa energia que transmite, são as alternativas mais regulares.

4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
A prova que mais gosto de momento é sempre a próxima, ou seja, aquela que me leva a sair de casa mais cedo para treinar. Das muitas provas realizadas e que me marcaram pela positiva destaco os 24k de S. Mamede em 2016 e o Faial Costa a Costa em 2018, a minha primeira ultra.

5. Quais os teus próximos objectivos? 
Depois de este ano ter completado o campeonato ATRP na distância curta, para 2019 tenho por objetivo completar o campeonato nacional de ultra distância.

6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube? 
Fiz o meu primeiro treino com os Run4Fun em Julho deste ano e desde esse dia que tem sido na partilha de trilhos, boleias, muito alcatrão e alguns recovers memoráveis que me fui apercebendo da dinâmica de um grupo com o qual me identifico, nos valores, no modo de abordar a competição e a preparação, na boa disposição que se regista em cada treino. E será com o apoio e experiência do grupo que pretendo desafiar-me a percorrer distâncias maiores.









Comentários