Atleta em Destaque: Orlando Ferreira




NOME: Orlando Ferreira
48 anos,  Técnico de Informática




O Orlando é um atleta de altissimo nível sobretudo em corridas de longa distância. É um dos nossos "cientouneros" com participações em diversas provas com mais de 100 km (Ronda, Peregrinos, Portalegre, Caminhos do Tejo), e se tudo correr bem a próxima será as LXVII Milhas Romanas de Mérida já no próximo mês de Abril.
Os treinos organizados pelo Orlando são memoráveis. O treino final do "Circuito do Caracol" em Loures é já uma tradição e deixa sempre saudades, mesmo para os não apreciadores do "petisco".
Mas a mais extraordinária faceta do Orlando como membro do nosso Clube é a sua entrega a causas solidárias. Os "101 Nobres km" foi uma iniciativa que tocou muitos corações. Muito obrigado Orlando, e conta sempre conosco. 






1. Há quanto tempo corres?
Entre 2000 e 2007 corria muito esporadicamente e fiz a minha primeira prova oficial em 2005 (meia maratona); entre 2008 e 2009, corri com maior frequência (fiz 2 maratonas); depois de me juntar aos RUN 4 FUN (2011) tenho corrido com muito mais regularidade.



 2. Porque corres?
Pelo prazer da actividade física e pelo companheirismo/convívio.
Existe também a componente competitiva, principalmente comigo próprio, mas os momentos de entreajuda e partilha são os mais importantes.
 

3. Onde treinas e com que frequência?
Depende muito do tipo de prova em que irei participar e qual o objectivo. Como tenho alguma imprevisibilidade com os horários, por vezes faço o percurso de Lisboa para casa, mas de momento treino maioritariamente na zona de Loures.

Como a próxima prova é mais um desafio de 3 dígitos (que será a 5ª), tento fazer 5 treinos por semana (com longos ao fim de semana).
 

4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
As provas que mais gosto são as provas longas. Quando com 14 anos vi em directo o Carlos Lopes ganhar o ouro, decidi que um dia haveria de correr uma maratona. Entretanto depois de fazer umas quantas considero que a maratona é uma prova que cansa muito… nas ultras, além do esforço ser gerido de outra forma, as paisagens e o convívio tornam as provas bastante mais agradáveis.

Existem certamente muitas provas especiais e que nos marcam por vários motivos; sejam eles as conquistas atingidas ou os objectivos não conseguidos, ou até mesmo as lesões, mas sem dúvida que a prova que mais me marcou foi “101 Peregrinos” em 2016. Foi uma prova à qual associei um projecto solidário (https://www.facebook.com/101nobreskms/) para ajuda da família Nobre e que recordo muitas vezes. Eles são uns heróis e a força deles já me ajudou a superar momentos de dificuldade.


5. Quais os teus próximos objectivos?
Tendo em conta que a tendência é continua a perder velocidade, melhorar tempos está fora de questão; assim sendo, o próximo grande objectivo são as 100 milhas (166km). Até lá, e dentro do possível, espero continuar a ajudar outros a concretizarem os seus objectivos.

Além disso, e apesar de não ter nada em concreto, espero concretizar outro projecto solidário.





6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?


O espírito principal do grupo é mesmo o correr por prazer e isso aliado a um grupo de pessoas imensamente bem-dispostas e sempre prontas para ajudar o próximo torna este grupo diferente… e a diferença é antes, durante e depois das provas.

A partilha de conhecimentos e experiências dentro do grupo é enorme e isso permite superarmo-nos. No meu caso o grupo teve um papel fundamental em tudo o que consegui concretizar depois de 2011. Eu andava um pouco afastado das corridas mas com a ”laranjinha” tracei novos objectivos e realizei provas que nunca pensaria antes conseguir.



7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
Sejam muito bem-vindos, mas cuidado! A participação neste grupo vicia e pode causar problemas familiares e/ou orçamentais. Os amigos também se podem queixar de ausências e/ou de conversas estranhas …












Comentários

Rui Faria disse…
Grande Orlando.

Venham os próximos desafios, tanto pessoais como solidários.
Também ando com a ideia de fazer 100 milhas. Pode ser que façamos juntos.

Parabéns e um grande abraço.
Teodoro Trindade disse…
És um excelente atleta e uma optima companhia Orlando. Ao teu lado, durante as provas, as dificuldades diminuem e as distâncias ficam mais curtas.

Entre outros, recordo com saudade o fim de semana de Donana. Temos de repetir, talvez no próximo ano.

Um abraço.
João Ralha disse…
Grande entrevista. Somos um bom "vício". Obrigado Orlando pela tua partilha. Runabraço.