Atleta em Destaque

João Veiga





João Veiga


24 anos, Estudante de Arquitectura







O nosso mais jovem maratonista. Com grande dedicação ao treino, que se coloca a si próprio objetivos ambiciosos que consegue atingir, com um nível de resiliência e persistência que não é comum, em jovens da sua idade. Tem um blogue próprio onde regista a sua evolução e relata as suas sensações nas corridas que faz. Em geral, são os pais que trazem os filhos para a corrida. Com o João foi o contrário: foi ele que convenceu o próprio pai  a fazer corrida. "Rebocou" o pai na sua primeira meia maratona e irá em breve acompanhá-lo e  incentivá-lo para concluir a sua primeira maratona.



1.       Há quanto tempo corres?
Comecei nos treinos de Ténis, mas correr mesmo só a partir de dia 28 de Junho de 2011. Está quase a fazer 2 anos.

2.       Porque corres?
Com a idade que tenho ainda não é para fugir de nada…começou para perder peso e maioritariamente é para conseguir comer o que gosto e manter um peso saudável.

3.       Quantas vezes treinas por semana?
Em média 3 vezes. Os treinos da Expo às 3ª e 5ª e depois ao fim de semana os treinos que calham ou provas.

4.       Qual a prova que mais gostas? E a que te marcou mais?
As que mais gosto em termos de percurso é provavelmente a São Silvestre dos Olivais por ser em casa e a de Almourol por ser no meio daquele ar puro todo e em termos de público as São Silvestre da Amadora e a Corrida das Fogueiras.
As que mais marcaram foram sem dúvida as Maratonas, a do Porto por ser a primeira e única prova que desisti, a de Lisboa porque foi a sensação de objectivo cumprido, a de Sevilha porque custou muito e tive muito que lutar para não desistir e a de Trail de Almourol porque simplesmente nunca achei que fosse capaz.
Tirando estas há 4 que me marcam por diferentes motivos, a do 1º de Maio e a Meia da Vasco da Gama porque o Nuno Sentieiro Marques na primeira e o Orlando na segunda deixaram as suas corridas só para me ajudar, a Meia da Ponte 25 de Abril porque a fiz com o meu pai e a Scalabis Night Run porque todo o espirito de equipa esteve no seu auge.

5.       Quais os teus próximos objectivos?
Baixar as 1h45min na meia e tentar fazer a Maratona abaixo das 3h50min.
Para além disso acabar mais trails que puxem por mim.
Ultimamente objectivos só conforme me sinto no dia da corrida.

6.       Já fizeste a Maratona? A tua opinião sobre a Maratona
Já fiz 3, 2 acabei e a outra desisti.
A opinião que tenho é que se faz bem e que o que custa mais é ter o mínimo de disciplina de treino para meter Kms nas pernas.
Realmente a desilusão no Porto foi muito grande pelo esforço gasto nos treinos, mas percebi que dava para mais e já fiz duas, e realmente todo o esforço gasto é compensado quando cortamos a meta e temos a sensação de Missão cumprida.
O único ponto negativo é que realmente é muito difícil prever como corre porque em 42,2 Kms muita coisa se passa.

7.       O que é para ti o Run 4 Fun? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
O Run 4 Fun é uma das razões para continuar a correr, porque tenho companhia quase sempre, os treinos e provas são sempre motivo de festa e mesmo eu sendo um dos mais novos sempre me trataram de igual para igual, com a vantagem de algumas vezes ser alvo de mais preocupação e, que eu saiba qualquer um gosta de saber que na meta estão pessoas à nossa espera e de festejar connosco.
O maior beneficio para mim que era e sou inexperiente foi todos os conselhos e dicas que me deram, o companheirismo e sem dúvida a oportunidade de ir a locais que se calhar sem companhia (ou boleias :)) não poderia ir.

8.       Uma mensagem aos novos membros do Clube
Aqui correr é só uma desculpa para haver animação e companheirismo e portanto metem-se Kms nas pernas e batem-se PBT’s sem dar por isso e sempre com um sorriso (e muito barulho) pelo meio.





Comentários

  1. Obrigado, João

    Boas "dicas" para serem seguidas!!

    Runabraço

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela partilha João.

    Foi muito mais que um simples prazer conhecer-te.
    Es um jovem muito simpático e um exemplo do que é ser um R4F.

    Parabéns pelo que és e obrigado pela sempre fantástica companhia.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  3. O nosso benjamim!

    João, é sempre um alegria correr ao teu lado! Tens um espírito desportista muito saudável, lanças-te em desafios mas sempre de forma equilibrada e companheira!

    De facto, por vezes ficamos um bocadinho preocupados contigo mas é porque gostamos de ti e te queremos bem! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário