Ténis e Técnica de Corrida

Caro runner4fun

A questão foi suscitada pelo Pedro Mendes que pretendia comprar uns ténis e me pediu "conselho", nomeando de caminho os "palavrões" supinador, neutro e pronador.
 
Na minha modesta opinião, mais que os ténis - que não devem ter apoio da arcada plantar nem a sola muito espessa - o que importa é a técnica de corrida e o reforço muscular de todo o trem inferior. É usar os ténis velhos até ao fim e comprar uns baratos na próxima vez. Penso que a maior parte das lesões da corrida serão assim evitadas e ainda se poupa uns euros (alguns autores referem que o número de lesões é directamente proporcional ao custo dos ténis).
 
Depois melhorar/corrigir a técnica de corrida. Sobre a temática  há muita informação na net de entre a qual escolhi alguns vídeos para que cada um possa tirar as suas próprias conclusões (o último é particularmente interessante).
 
 
 
Runabraço

Comentários

  1. Muito interessante, Sr.Professor.

    Aprende-se só a ver os vídeos. Por exemplo, a necessidade de puxar a perna traseira mais acima.

    O interessante seria mesmo conseguir filmar a atleta a correr, corrigir e depois filmar novamente.

    Eu ofereço-me para ser tua cobaia para um programa de treino.

    Runabraço

    ResponderEliminar
  2. Deveras interessante Rui.
    Obrigado pela partilha.
    Eu estou como o João...já passate a ter duas cobaias Rui.
    Runabraço

    ResponderEliminar
  3. Quem sabe, sabe...e o Rui Ralha é que é perito nisto da fisiologia do esforço de corrida.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Eu também gostava de saber se corro bem ou se piso mal etc...é uma das coisas que dizem pode ter provocado a lesão

    ResponderEliminar
  5. Muito bom Rui,

    É mesmo necessário ouvir o corpo embater no asfalto e conhecer todos os musculos para chegar á passada perfeita...

    Nada como o treino a solo e escutando o corpo...

    RunAbraço e obrigado pela partilha,

    NDA

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro correr com os meus FiveFingers e para me habituar a eles tive de mudar radicalmente a minha passada e aprender a "sentir" o chão, mas valeu bem a pena!

    Acho que quem anda à procura dos "ténis ideais" devia experimentar este tipo de calçado.

    RunAbraços!

    ResponderEliminar
  7. Estou sensibilizado. Vou tentar implementar estes ensinamentos. Obrigado Rui, pela partilha

    ResponderEliminar
  8. Muito bom! acabei de perceber o motivo pelo qual me lesionei nas duas ultimas corridas! Esta semana já vou experimentar estas técnicas.

    Muito obrigada!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Agora que me libertei da ditadura das muletas, queria também comprar novos ténis, mais amigos dos pés para tentar evitar uma recidiva ou nova lesão.
    Alguém me pode ajudar, aconselhando-me um calçado mais apropriado?
    Obrigada! Estou deserta para voltar aos treinos e à vossa companhia! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário