A Primeira Meia-Maratona


E depois de tantas semanas de preparação para aqueles que foram fazer uma Meia-Maratona pela 1a. vez, como foram os resultados?

Um enorme calor, a falta de aquecimento antes da prova, a falta de condições para ir ao wc, a confusão no início da prova (onde alguns ainda teimam a ir a pé na partida).

É algo que não se prepara, algo que não se antevê, e mesmo assim, nestas condições os resultados dos estreantes foram... prometedores!

Mesmo com os conselhos dos mais experientes, quem corre uma meia-maratona pela primeira vez sofre. Pela distância, pelo esforço, pelo ritmo, pela alimentação, pela ansiedade de ser uma Meia-Maratona, por ser a primeira.

E esta não foi uma Meia-Maratona fácil. Nada fácil, mesmo. Além das condições adversas meteorológicas, organizativas e de logística houve ainda outro factor adicional: o da prova começar tão tarde (10:30) e com um fim previsto sempre para depois das 12:00.
Péssimas condições para fazer um treino, quanto mais uma prova, e logo de 21 Kms!

"Para a próxima será melhor!" E era isto que ouvimos aos estreantes à chegada? Que grande lição de determinação e de força de vontade. Todos nós, os mais experientes lembramos das dificuldades e dos sacrifícios que passámos na primeira Meia-Maratona. Mas esta demonstração de determinação no meio de tantas adversidades é, no minímo, exemplar e inspiradora!

Obrigado a todos vocês, companheiros de "aventuras", que nos motivam e incentivam a ir mais longe e mais rápido!

Comentários

  1. Deixo os meus parabéns, sempre pela 1ª... as outras serão sempre uma uva

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar, parabéns João pelo inspirado texto.

    Antes de mais, peço desculpa a todos os não Run 4 Fun que amavelmente seguem o nosso blogue, se pontualmente nos meus comentários nos coloco num patamar quase inantingivel, não é por arrogancia ou falta de humildade é apenas pelo orgulho que sinto permanentemente em fazer parte deste grupo maravilhoso.
    Obviamente que não me refiro à qualidade dos resultados (que tem melhorado substancialmente a cada dia que passa), mas sim ao ambiente, companheirismo, atitude e amizade que nos une.

    E agora vou-me repetir um pouco no que já escrevi nos comentários anteriores.

    Grande festa, animação e enorme armada Run 4 Fun a preencher grande parte do pelotão de tons laranja.

    Obrigado pela paciencia e pelo incentivo a todos os companheiros que ao longo do percurso, lá estavam para apoiar e fotografar.

    Termino dando os parabéns a todos por mais uma aventura RUNtástica e obviamente um cumprimento especial aos debutantes...a 1ª é sempre a primeira (que seja a primeira de muitas).

    Runabraços

    ResponderEliminar
  3. E parabéns a ti, João, pelo entusiasmo no desenvolvimento desta presença web e no núcleo de Sintra!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns a todos os que completaram esta difícil prova com muito calor. A primeira meia-maratona é apenas o ínício de uma longa caminhada. A minha primeira meia-maratona foi também na ponte Vasco da Gama em 2002. Neste momento já efectuei 26 meias-maratonas.

    ResponderEliminar
  5. Não tenho todos os tempos da equipa. Estive no site e vi apenas alguns utilizando os números dos dorsais.

    Parece-me que o efeito 'calor' foi tremendo para aqueles que correram esta prova. O termómetro do meu carro marcada 30ºC.

    Se as estatísticas não me falham este factor acrescentou entre 5 a 10minutos ao melhor tempo de cada um de nós.

    No meu caso foram +7min do que o meu PBT. Façam as contas! Vão ver que a média deve ter andado pelo 6 a 8min.

    Num dia como o de ontem os tempos não podem ter importância. Nem mesmo para aqueles que correm há mais tempo.

    Bons treinos. Até ao Porto a 06 de Novembro (espera-se com muito menos calor).

    ResponderEliminar
  6. Parabéns a todos os que participaram nesta meia de Portugal apesar das dificuldades, começo tardio e muito calor, acabaram todos bem e principalmente com a sensação que se fosse necessário fazíamos mais um bocadinho, o que demonstra a nossa capacidade e força para correr.
    Especialmente à Margarida que completou a sua primeira que é para o resto da vida inesquecível.

    Queria agradecer a todas as ” Lebres” e fotógrafos, equipados com a t-shirt R4F que encontrei ao longo do percurso .

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    Pois foi, a primeira! Custou imenso, mas acabei. É o que conta.
    Desisti ao km5, sentei-me na berma cheia de tonturas e sem acreditar. Depois vi a massa humana em movimento e pensei - também tenho de conseguir!
    Os fotógrafos Run4Fun foram sendo hiper simpáticos ao longo do caminho, a Luísa Ralha aparecia de bicicleta e o João Ralha
    foi incansável a alimentar-me, hidratar-me e a contar histórias para eu não sentir o tempo a passar e as dores na perna esquerda.

    Aprendi:
    1. tomar o pequeno almoço às 7h e correr às 10h30min sem comer nada pelo caminho nunca mais.
    2. Os abastecimentos já não têm nada para quem vai no fim e bem precisa.
    3. Tenho de comer e beber muito mais para não chegar totalmente desidratada ao km14.

    Reforcei na minha vida 3 coisas:
    1. O espírito de equipa leva-nos muito mais longe
    2. Quem desiste nunca chega ao fim
    3. Os Run4Fun são um conjunto de Pessoas Especiais

    Muito, muito obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Testemunho emocionante, Margarida.
    Parabéns para ti e para todos os atletas que tornaram esta prova um evento para recordar ao longo da sua vida.

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  9. Boas, após 5 meses de convivio com estes companheiros deste Grupo - Run 4 Fun decidi aventurar-me num objectivo de fazer a minha 1ª meia-maratona de Portugal. Relembro ainda os primeiros momentos antes da partida da corrida 25 Abril 2011, eu que pela 1ª vez tive a sorte de conhecer este magnifico grupo através do meu primo - Nuno Almeida. Após algumas corridas junto dos Run 4 Fun, fui-me desafiando com o objectivo de correr uma Meia-Maratona. E passado 5 meses, - 25 setembro 2011lá estive para concretizar o meu objectivo, com prazer em correr e desfrutar de toda a adrenalina e companheirismo que fui criando com vários membros. E consegui. Fiz 02h08, em ritmo controlado, estive na companhia do meu cunhado que tinha vindo da Finlandia e participou nesta prova. Mas aos 7kms teve uma caibra e disse para eu seguir, e lá fui eu em busca do 21km e da recta da meta para finalizar esta prova. Quero agradecer a todos os membros do Run 4 Fun, já que são companheiros, amigos e incentivadores que por vezes lançam algumas palavras como "... Força Tiago!! " " Vai com calma..." etc. São um estímulo de uma grandeza que só quem escuta é que sente, e leva-nos a superar tudo o que nos vem surgindo ao longo da corrida. Um grande abraço a todos os RUN 4 FUN. Tiago Ribeiro

    ResponderEliminar
  10. Parabéns a todos e principalmente aos estreantes; vão ver que certamente na próxima melhoram os PBTs o que é sempre motivador.
    Pessoalmente tenho boas recordações da meia da Vasco da Gama... foi a minha primeira participação em corridas (no ano de 2005 com 2:06:00) e onde tenho o meu PBT (em 2006 em 1:38:42).
    Em 2005 também esteve bastante calor e lembro-me que, não tendo água, cheguei a deitar Isostar na cabeça para "refrescar"... o problema foi quando secou...
    Continuação de boas corridas.

    ResponderEliminar
  11. Boas, após 5 meses de convivio com estes companheiros deste Grupo - Run 4 Fun decidi aventurar-me num objectivo de fazer a minha 1ª meia-maratona de Portugal. Relembro ainda os primeiros momentos antes da partida da corrida 25 Abril 2011, eu que pela 1ª vez tive a sorte de conhecer este magnifico grupo através do meu primo - Nuno Almeida. Após algumas corridas junto dos Run 4 Fun, fui-me desafiando com o objectivo de correr uma Meia-Maratona. E passado 5 meses, - 25 setembro 2011lá estive para concretizar o meu objectivo, com prazer em correr e desfrutar de toda a adrenalina e companheirismo que fui criando com vários membros. E consegui. Fiz 02h08, em ritmo controlado, estive na companhia do meu cunhado que tinha vindo da Finlândia e participou nesta prova. Mas aos 7kms teve uma caibra e disse para eu seguir, e lá fui eu em busca do 21km e da recta da meta para finalizar esta prova. Quero agradecer a todos os membros do Run 4 Fun, já que são companheiros, amigos e incentivadores que por vezes lançam algumas palavras como ".. Força Tiago!! " " Vai com calma..." etc. São um estímulo de uma grandeza que só quem escuta é que sente, e leva-nos a superar tudo o que nos vem surgindo ao longo da corrida. Um grande abraço a todos os RUN 4 FUN. Tiago Ribeiro

    ResponderEliminar
  12. A minha 1ª Meia Maratona foi em 1993, na ponte 25 de Abril.

    O dia estava encoberto com aquela chuvinha miudinha "molha-tolos".

    Todo correu bem até ao km 15, quando, de repente, "dei o berro". Ia em companhia de uma experiente corredora do pelotão e disse-lhe, nessa altura, para ir andando que eu lá chegaria ao fim.

    Andei uns quantos km e consegui acabar em 2:10. No ano seguinte, fiz a minha 2ª Meia, também na Ponte 25 de Abril e demorei 2:17.

    Em 2009, já integrado no Run 4 Fun fiz o meu PBT de 1:47, menos 30 minutos, passados 15 anos.

    Efeito Run 4 Fun.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  13. Parabéns aos estreantes e também a todos que participaram e ainda aos que apoiaram os que correram.

    Tenho que ter uma palavra especial de agradecimento ao João Ralha que me acompanhou durante largos minutos. E fez toda a diferença!

    Obrigado João!

    Runabraços

    ResponderEliminar
  14. Emocionante ler todos estes depoimentos dos amigos. Meu objectivo este ano era correr a minha primeira meia-maratona em Amsterdam, depois de ser desafiado por um grande amigo meu que vive no Brasil e também já corre há algum tempo. Mas, eis que no meio caminho dos treinos preparatórios, surge no calendário esta oportunidade de "tirar a febre" na Meia-Maratona de Portugal. Com muitos incentivos dos companheiros do R4F, concentrei-me para fazer esta prova em menos de 2 horas, mas não contava com o calor abrasador, a ansiedade, a má escolha das roupas para correr, tudo fruto de alguém que nunca tinha participado de uma Meia-Maratona. Confesso que para mim, quando cheguei na reta final, fiquei muito frustrado com o tempo de 2h04min, mas depois de encontrar todos os amigos do grupo R4F a incentivar-me, esta frustração passou a ser um desafio, sim, desafio para que em Amsterdam eu consiga baixar o meu tempo, desafio a continuar a treinar mais e mais, e isto eu não iriam encontrar em nenhum outro grupo, tenho certeza disto. Por isto, quero aqui agradecer a todos pela força e incentivo, também uma especial referência ao Vitor , que nos últimos Km's seguiu ao meu lado me incentivando a continuar o ritmo. Obrigado a todos, de coração.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns a todos mas muito especialmente aos estreantes na distância (e também aos incansáveis "supporters", muito obrigado).
    A vossa prestação, e agora o testemunho, são um enorme estimulo.

    Tenho ainda bem presente na memória a minha primeira meia maratona, que fez agora exactamente um ano (Vasco da Gama, 2010). Nesse dia esteve também um calor infernal, mas tive a sorte de ter a meu lado o Jorge Esteves que me incentivou e acompanhou sempre, até à meta.
    Este ano também tive a sorte de ter companhia, agora do Jorge Paulo, e assim pareceu que as dificuldades da distância se superaram mais facilmente e a linha de chegada ficou mais perto.

    Comigo é assim que funciona. A partilha acaba sempre por resultar numa maior valorização dos objectivos e estimulo à superação.

    Espero por isso partilhar convosco muitos quilómetros.

    RunAbraço.

    ResponderEliminar
  16. Que venha a Maratona de Lisboa, em Dezembro, para todos os meia maratonistas do Run 4 Fun!

    Eu corri a minha primeira meia em Dezembro de 2008 (5 meses depois de ter co-fundado o run 4 fun) e a maratona em Maio de 2009...mas muitos de vós estão mais bem preparados do que eu estava...!

    ResponderEliminar
  17. Parabéns a todos e muitos parabéns aos estreantes - nomeadamente à Margarida Gonçalves, ao Tiago Ribeiro e ao Franco.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário