Não Resistir - UTS da Freita
Não Resistir
67 km e 4000 m na Serra da Freita
Este ano, finalmente, cumpri esse compromisso comigo própria. Foram 67 km e cerca de 4000 m de desnível positivo; a distância mais longa que já percorri, e o desnível mais exigente que já enfrentei nesta minha curta experiência de corredora. Já tinha ouvido tantas vozes diferentes falarem desta prova: aventuras, desventuras, avisos sobre a sua singularidade. Não sabia bem o que fazer com tanta informação, umas vezes apreensiva, outras entusiasmada. Tinha de fazer a prova e ser a minha própria testemunha.
Não sou uma pessoa muito técnica, mas intuitiva, quer no treino, quer nas provas. Não decoro percursos, não me lembro de abastecimentos ou de nomes de segmentos. O que guardo são imagens vivas, sensações, conversas que às vezes troco com desconhecidos. Vivo o trail pelo espanto, pela descoberta constante que ele me vai trazendo.
E esta prova ofereceu-me espanto em grande quantidade, desde o primeiro momento. Um início mágico, por entre uma floresta "encantada", as Goelas do Mundo como primeira amostra crua do terreno da Freita. Uma subida dura, das entranhas do vale até ao Alto do Zemou, que fiz sem bastões, porque sentia que atrapalhavam. Cheguei lá acima bem e feliz, passei pelo Rui Faria (sempre uma alegria ver pessoas da equipa) e continuei convicta.
A partir daqui já não consigo pôr por ordem os sítios por onde passei, há um apagão na cronologia dos eventos. Recordo-me, em certo momento, de descer para o Candal, a caminho da Besta, e vislumbrar a casa onde estávamos hospedados: a piscina com as espreguiçadeiras arrumadas à sua volta. Ignorei esta visão de conforto, e segui para o que foi, para mim, uma das partes mais desafiantes da prova. Ainda hoje penso no que será vivê-la de noite, na prova dos 100 km.
Consigo voltar a montar o final da prova: as Escadas do Martírio, a passagem pela Lomba, a subida do Bradar aos Céus até ao planalto, trilhos que me custaram também, talvez por serem já perto do fim da prova, mas especialmente por, confesso, sentir-me já um pouco cansada da tecnicidade do trajecto. Ali, mais do que tudo, o que eu queria era correr.
Do resto ficam-me sobretudo sensações soltas, contrastes, natureza: subidas a pique, ribeiros a atravessar o caminho vezes sem conta, água fresca a escorrer do boné, uma dor aguda de picada na nádega direita, pedras nos ténis, fetos, sombra e luz, os meus mantras repetidos de cada vez que a cabeça queria desfocar, mais pedras e árvores cobertas de musgo, líquens, cheiros a flores silvestres, suor, tudo a testar o equilíbrio. Trocas de palavras com desconhecidos, gente de aldeia a olhar curiosa, um ou outro animal a cruzar o caminho. Pó na descida final. E mesmo no escuro da noite a adivinhar-se a mesma beleza do dia.
Pelo meio de tudo isto, um trilho de que não me lembro de terem falado: a Marcha Fúnebre. Até posso compreender porquê - não tem o drama técnico dos outros, e talvez por isso não seja tão discutido. Mas apareceu no momento certo, carregado de um significado simbólico que me envolveu em pura serenidade. Seguia sozinha, em espanto e gratidão constantes: à minha esquerda uma floresta densa de pinheiros, sombria e profunda, que me impressionou pela sua dignidade. No meio deste silêncio, junto a uns fetos, cruzam-se comigo duas libelinhas azuis num pas de deux eléctrico - símbolos de transformação, que atravessam mudanças.
Numa prova de tanta tecnicidade, esta ‘’pausa’’ foi um momento oportuno de reflexão. Tinha-me rendido totalmente à prova, num fluxo desafiante mas confortável. Existe oportunidade em tornarmo-nos uma pessoa nova depois de certas experiências. E ali, com tanto caminho ainda por percorrer e tudo a poder acontecer, esta entrega tornada consciente devolveu-me uma outra versão de mim mesma. E eu, comovida por a descobrir.
Se este ano, no Oh Meu Deus na Serra da Estrela, vivi um momento de pura imersão com a escala magnífica da paisagem que me rodeava, perdendo, algures no trajecto, a noção do tempo, na Marcha Fúnebre da Freita senti-me navegar entre o tangível e o invisível. Ambas as serras fizeram sentir-me pequena perante tanta grandeza. Estava onde devia estar, tomada pela magnitude do que me rodeava.
Este percurso no trail entrelaça-se com a vida: levo da vida para o trail, e do trail para a vida. Este ano, a preparação mental começou a pesar tanto quanto o treino físico. Serviu-me o Sharish de Monsaraz em Março, onde estive um caco mental, para aprender, e levar essa aprendizagem para o Oh Meu Deus, e agora para a UTSFreita. Este texto é sobre a Freita, mas não consigo dissociá-la das duas provas anteriores: sinto que, juntas, abriram uma nova forma neste meu percurso. Tenho uma gratidão imensa a este desporto, ao que me oferece, e a quem vai fazendo este caminho comigo, ou apenas se cruza nele.
A Freita foi dura. E ainda assim fica a sensação que não foi tão dura. Não o digo por arrogância. Mas porque a Freita não me ensinou a suportar a dificuldade, ensinou-me a não resistir-lhe.
Sou filha da Freita. Obrigada, Mãe.
- EN
Not Resisting
67 km and 4000 m in Serra da Freita
In 2025, during a training run in Monsanto, the Run4Fun team challenged me to take on the Ultra Trail Serra da Freita, I wasn't part of the team yet. Luís Afonso sketched out a plan for it, right there. I said yes, thrilled. Then came the injuries: a twisted foot in May, during the Trans Peneda-Gerês, which put the race on hold; a new injury in November, and it wasn't until January 2026 that I started running seriously again.
This year, I finally kept that promise to myself. 67 km and around 4000 m of elevation gain, the longest distance I've ever covered, and the toughest climb I've faced in my short experience as a runner. I'd already heard so many different voices talk about this race: adventures, misadventures, warnings about how singular it is. I didn't quite know what to do with so much information, apprehensive one moment, excited the next. I had to run it myself, and be my own witness.
I'm not a very technical person, but an intuitive one, in training and in races alike. I don't memorize routes, I don't remember aid stations or the names of sections. What I hold onto are vivid images, sensations, conversations I sometimes strike up with strangers. I live trail running for the wonder of it, for the constant discovery it keeps bringing me.
And this race gave me wonder in great supply, from the very first moment. A magical start, through an "enchanted" forest, the Goelas do Mundo as a first, raw taste of the Freita's terrain. A hard climb, from the depths of the valley up to Alto do Zemou, which I did without poles, because I felt they were only getting in the way. I reached the top well and happy, passed Rui Faria (always a joy to see someone from the team) and carried on, sure of myself.
From here I can no longer put the places I passed through in order. There's a blackout in the timeline of events. I remember, at some point, descending toward Candal, on the way to Besta, and catching a glimpse of the house where we were staying: the pool, with the loungers arranged neatly around it. I ignored that vision of comfort, and carried on into what was, for me, one of the most demanding parts of the race. I still wonder, to this day, what it would be like to run it at night, in the 100 km race.
I can piece the end of the race back together: the Escadas do Martírio, the stretch through Lomba, the climb up Bradar aos Céus to the plateau, trails that wore me down too, maybe because they came so near the end, but especially, I'll admit, because I was already a bit tired of the technicality of the terrain. More than anything, right then, I just wanted to run.
Of the rest, what stays with me are mostly loose sensations, contrasts, nature: steep climbs, streams crossing the path again and again, cool water trickling from my cap, a sharp sting on my right buttock, pebbles inside my trainers, ferns, shadow and light, my mantras repeated every time my mind wanted to drift, more moss-covered rocks and trees, lichen, the scent of wildflowers, sweat, all of it testing my balance. Words exchanged with strangers, villagers watching with curiosity, the occasional animal crossing the path. Dust on the final descent. And even in the dark of night, guessing at the same beauty the daylight had shown me.
Somewhere in the middle of all this, a trail I don't remember anyone mentioning: the Marcha Fúnebre (the Funeral March). I can understand why — it doesn't have as much technical drama as the others, and maybe that's why it isn't talked about as much. But it came at exactly the right moment, carrying a symbolic weight that wrapped me in pure serenity. I was on my own held by constant wonder and gratitude: to my left, a dense pine forest, dark and deep, that struck me with its dignity. In that silence, beside some ferns, two blue dragonflies crossed my path in an electric pas de deux — symbols of transformation, of things that pass through change.
In a race of so much technicality, this "pause" was a well-timed moment for reflection. I had surrendered completely to the race, moving in a flow that was demanding but somehow comfortable. There's always an opportunity to become someone "new" after certain experiences, and there, with so much ground still to cover and everything still possible, that surrender, now fully conscious, handed me back another version of myself. And me, moved to discover her.
If this year, at Oh Meu Deus in the Serra da Estrela, I lived a moment of pure immersion in the sheer scale of the landscape around me, losing all sense of time somewhere along the way, at the Marcha Fúnebre in Freita I found myself navigating between the tangible and the invisible. Both mountains made me feel small before such vastness. I was exactly where I was meant to be, taken in by the magnitude around me.
This path, in trail running, is woven into life itself: I carry things from life into the trail, and from the trail back into life. This year, mental preparation started to weigh as much as physical training. The Sharish in Monsaraz, in March, where I was mentally shattered, taught me that and I carried the lesson forward to Oh Meu Deus, in the Serra da Estrela, and now to UTSFreita. This piece is about Freita, but I can't separate it from those two earlier races: together, I feel, they opened up a new shape in this journey of mine. I feel immense gratitude for this sport, for what it gives me, and for everyone who walks this path alongside me, or simply crosses it.
Freita was hard. And still, what stays with me is the feeling that it wasn't as hard as I expected. I don't say this out of arrogance. It's because Freita didn't teach me to endure difficulty, it taught me not to resist it.
I'm a daughter of Freita. Thank you, Mother.

Excelente relato Rafaela!
ResponderEliminarDiferente do relato técnico ou de superação, mas ainda assim um relato visual com raizes dos teus arco iris.
Quem te ler, assim de repente, vai pensar que o UTSF é um belo passeio no parque. E é.
Parabéns!
Para completar o ramalhete deixo o link do Hino dos Filhos da Freita
Rui Faria
https://www.instagram.com/reels/DZa0UtOAmvw/