A primeira grande distância, nao oficial, mas dentro do tempo!

Bem, por onde começar? primeiro por responder ao desafio de fazer esta publicação, não a vejo como algo oficial vou ser sincero, mas mais como uma brincadeira que teve tudo para nao acontecer e ainda me pergunto como cheguei ao fim. Mas os tempos sao diferentes, neste momento não ao ha provas e o Fernando Rosete desafiou-me a escrever e se neste quase 1 ano em que tenho corrido com os R4F e tenho ouvido todo o tipo de histórias e dicas, a maior parte das dicas vieram dele que é dos mais experientes e devemos aprender com quem sabe mais que nós.
Primeiro um resumo, já tinha feito a distancia mas a caminhar, ou seja acima das supostas 6 horas que temos por isso nao contou, bem esta também não, mas vamos lá. 
Em Janeiro começo o treino para a ecomarathon, sabia que era bastante dura, mais que as outras mas nao ia com grandes preocupacoes, apenas seguir o treino e no dia fazer o melhor sem entrar em paranoias pois podia acontecer algo pelo meio, claro que nunca imaginei o que iria ser. Cada pessoa tem a sua opiniao e história da primeira maratona, uns acham que deve ser longe de casa, outros perto, uns que nem relógio devemos usar para tirar o máximo de proveito e nao nos preocuparmos, eu quis tirar toda a carga negativa e por isso escolhi uma das mais dificeis para a estreia, exactamente para fugir a preocupaçoes de tempos e escolhi uma que seria na cidade onde nasci. Janeiro nao é a melhor altura para treinar, eu nao gosto de chuva nem de frio, iam ser meses terriveis e foram meses terriveis, ora na rua ora no ginásio a seguir o plano que encontrei e que me parecia possivel de fazer. 
De repente temos que ir para casa, mais que visto que a maratona já era mas mesmo assim nao deixei de correr, tentei dentro do possivel seguir as recomendaçoes de quem tem o dever de decidir e comprei uma passadeira para continuar a seguir mas mudei para uma opcao de treino mais suave para a maratona. Era uma questao de tempo até que fosse cancelada e foi, que se lixe pensei eu, tenho a de Outubro, mas apesar de tudo continuei o treino e o dia ia chegando e eu sempre a pensar... e se?
Um ou dois dias antes do grande dia que nao ia acontecer foi cancelada a de Outubro também, aí eu decidi que ia mesmo tentar porque pelo andar das coisas tao cedo nao voltamos ao que tínhamos e já que tinha treinado iria avançar. 
Chega o dia, na altura os confinamentos estavam a diminuir e lá fui eu, completamente descontraido que se chegasse ao fim óptimo, mas que se nao chegasse nao havia mal nenhum porque nao era nada oficial. Levo 2 garrafas de água de meio litro, as barras da decathlon que usei nos meses de treino para as provas maiores e lá vou. A previsao era de chuva, que bom, mas só a partir das 10h e eu saí de casa às 5 da manha. Direito ao parque da paz onde gosto imenso de correr lá começo as minhas voltas, talvez por volta das 7 da manha ao apanhar a segunda chuvada que me obrigou primeiro a correr numa zona mais protegida mas que mesmo assim nao foi suficiente e tive que encostar dei por mim a pensar o que ali fazia, saio do parque nao me lembro bem mas talvez ja com mais de 20km feitos em direcçao a Almada e um carro pára para eu passar mas o de trás... PUM, confirmei que ninguém se tinha magoado e segui antes que algum culpasse o corredor da situaçao. Passo por um café e penso, está me mesmo a apetecer um café, que se lixe e faço uma pausa, era a minha corrida e eu ia fazer o que me apetecesse. Bebi um café, comi mais qualquer coisa, comprei mais uma água porque apenas 1 litro para 42km era pouco e nao ia dar para beber pelo caminho e segui direito a Cacilhas, fui a Corroios, voltei a Cacilhas, subi Almada, voltei a descer, voltei ir no sentido Corroios e entre mais uma ou duas chuvadas que naquela altura já nao me iam fazer desistir lá terminei junto ao farol de Cacilhas e comecei a rir. Estava feito, volto a dizer, nao é nada oficial, os últimos kms foram feitos meio a andar meio a correr porque a paragem do café nao foi grande ideia a nivel de pernas mas nao estava a competir com ninguém e já nem comigo o estava a fazer, penso que podia perfeitamente ter feito isto para as 4 horas, 4 horas e pouco se nao tem havido tudo isto mas naquele dia com todas as adversidades de meses, com chuvada, a correr sozinho fazer ainda bem abaixo das 5 horas nao foi nada mau.
Agora falta a oficial, quando? Ninguém sabe. 
Obrigado a quem leu até ao fim :)

Comentários

  1. Parabéns Francisco Machado por completares a tua primeira maratona, ainda que não oficial. Foi preciso muita coragem e tenacidade para a conseguires fazer, sozinho e ainda por cima com muita chuva. Gostei da paragem para café. Fica comprovada a tua capacidade para atingir o objetivo que definiste. Runabraço

    ResponderEliminar
  2. Parabens, é quase um maratonista pois como dizem os catedráticos só quando percorremos a distancia pela segunda vez alcançamos este patamar. Contudo o que fizeste não é para qualquer um, muitos de nós que corremos e gostamos de correr nunca fizemos um treino individual dessa distancia quanto mais nas circunstancias em que o fizeste. És um atleta de mão cheia, e agora venha ela, que cá estaremos alguns para te acompanhar e todos para te felicitar. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado e esperemos que sim, que em breve se possa fazer isto de forma finalmente oficial.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário