Atleta em Destaque: Paulo Raposo



Paulo Raposo
46 anos, Controller


Com o Paulo descobri uma nova dimensão do treino em trilhos. Se nunca o fizeram aconselho a que experimentem participar num treino organizado por ele. Nestes seguramente sabemos onde e quando começam, e mais nada, o resto são simplesmente suposições. Quando termina e por onde passa o treino é quase sempre uma incógnita, por vezes até mesmo se haverá trilho ou teremos de o desbravar no momento. É uma aventura que nunca hesito em repetir porque vale sempre a pena.
Gosto particularmente do positivismo do Paulo, da forma metódica como aborda todos os assuntos, e da constante necessidade de introduzir inovações. Como membro da Direcção do R4F#2018, o Paulo tem realizado um trabalho notável a todos os níveis. Entre outros pelouros, ele é o mentor dos treinos R4F das séries #monsanting e #brutus os quais, sem dúvida, estão aí para ficar, assim como do desafio STRAVA lançado a todos os atletas do RUN 4 FUN e que se tem revelado um sucesso. O seu dinamismo e inteligencia fazem do Paulo um valioso activo do Clube com o qual dá gosto colaborar. Muito obrigado companheiro.




ENTREVISTA:


1. Há quanto tempo corres?
Corro de forma continuada e sistematizada há cerca de 11 anos.


2. Porque corres?
Inicialmente para perder peso, depois para ter forma física e mais tarde porque, apenas, sim. Atualmente corro porque gosto de o fazer e de descobrir novos caminhos e provas, ir a sítios aonde nunca fui e levar os amigos. Dá-me um especial prazer levar quem partilha esta paixão para nos perdermos algures.


3. Onde treinas e com que frequência?
Treino entre 2 a 5 vezes por semana. Durante a semana treino em Monsanto, à beira do rio Tejo ou ao pé de casa, conforme a disponibilidade. Ao fim de semana é o caos, gosto de treinar em sítios diferentes, de preferência onde nunca estive, fazendo o percurso para o relógio e depois… é esperar que os trilhos estejam abertos.


4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
Esta pergunta é difícil, e quase impossível de dizer de qual gosto mais. Talvez o Mont Blanc, mas porque é longe e difícil de voltar (mas é injusto para outras tantas, e tão bonitas, por fazer).
A que mais me marcou foi o UTSM, porque, simplesmente, foi a minha primeira ultra. Nunca tinha feito uma e fui logo para os 100 kms. Foi giro, aprendi bastante e em todos os aspetos desde os físicos aos mentais.


5. Quais os teus próximos objectivos?
Não tenho objetivos no sentido de serem mensuráveis e tempestivos. Desde que corra por prazer (porque isto é um hobby e não uma obrigação) vou indo às provas para as quais me sinto preparado.
Mas se quisermos chamar aos sonhos de objetivos (e a maneira de distinguir um sonho é dizer “Um dia vou fazer …”) há algumas que estão na minha cabeça, como o MIUT e fazer uma ultra de 3 dígitos em cada continente.


6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
Mais do que um grupo de corrida é um grupo de amigos que partilha um interesse comum. E mais tarde apercebemo-nos de que, afinal, não é o único interesse em comum e que há muito mais a dizer e a explorar. Enfim, é uma autêntica família.
Benefícios imediatos serão a partilha de viagens e estadias para sítios remotos. A médio/longo prazo a partilha de conhecimentos de planos de treino e como correr mais rápido e mais longe. Não posso deixar de referir que um outro grande benefício é a partilha de chamuças e minis no fim dos treinos, e por vezes nem é necessário fazer treinos para usufruir de tais repastos.


7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
Envolvam-se e deixem-se envolver pela atmosfera dos R4F. E quando menos derem por isso, vão estar a correr mais longe, mais depressa, por sítios diferentes, nunca antes trilhados e com uma companhia brutal de alguém como vós.



Comentários