Maratona Porto 2014

Autor: Gonçalo Lopes
Data: novenbro 12, 2014




Cada maratona tem uma história, muitas horas de treino e muita dedicação associada e é por isso que eu acredito que cada ano só tem espaço para uma ou duas maratonas. Depois de nos últimos dois anos as maratonas não terem acabado como eu queria, este ano tinha de ser para dar o máximo.

Foi a primeira vez que corri a maratona do Porto e devo confessar que fiquei muito bem impressionado com a organização da prova, com o ambiente da corrida e com o percurso. Mas acima de tudo, adorei o espírito Run 4 Fun durante todo o fim-de-semana. Obrigado a todos pelos incentivos e boas gargalhadas.

A prova começou com um ritmo normal e eu parti junto ao balão das três horas. Na descida da Av. da Boavista reparei que por acaso ainda estava junto ao balão e pensei que devia ter calma que não conseguia aguentar aquele ritmo a maratona toda, mas sentia-me bem e deixei-me ir. Continuei com o grupo do balão das 3:00 durante muitos Kms. Fiquei surpreendido por fazer PBT de 1:29 à passagem da meia maratona e acompanhei o grupo das 3:00 até ao Km 28. Devo admitir que foi giro correr no meio dos “profissionais” durante este tempo, mas a partir daqui as pernas não aguentaram o ritmo e tive de abrandar. Tenho mesmo de deixar de molengar nos longões, pensei eu para comigo na altura. Aos 32 kms a minha namorada estava lá para me dar um forte apoio (obrigado!) e eu lá ganhei energia para mais uns quilómetros, mas a partir daí já corria sempre sozinho e o percurso até à meta foi particularmente difícil. A subida até à meta parecia que nunca mais acabava e a minha cara nas fotografias é de bastante sofrimento, mas ainda assim consegui manter um ritmo aceitável. Tenho de agradecer ao Pedro pelo incentivo e à Rute e à Ana por correrem comigo um bocadinho da subida final!

No final acabei com mais coração e vontade do que pernas, mas consegui o objectivo das 3h10, aliás foi um PBT de 03:07:54 que me deixou muito contente. Agora as 3h estão mesmo ao virar da esquina e acho que o meu objectivo para 2015 vai ser baixar das 3h03 e quem sabe conseguir mínimos para Boston 2016.
 
RunAbraços,
Gonçalo

Comentários