Maratona de Lisboa 2021 - a primeira oficial


Finalmente terminei a minha primeira maratona oficial! 


Depois de ter treinado para duas que foram canceladas e que foram feitas em modo de treino com fotos, pausas para café e até para beber cerveja no meio, desta vez finalmente aconteceu e não tem nada a ver com o que foi feito antes. O conselho que posso deixar a quem quiser fazer uma é que tem mesmo que treinar porque mesmo com o melhor treino possível vão aparecer situações que nunca aconteceram antes e para as quais não há nada a fazer a não ser continuar se conseguirmos mas já lá vamos, antes sinto o dever de publicamente agradecer a algumas pessoas.


Como é óbvio à Lara que foi incansável em todo o apoio e paciência durante toda a preparação (e não só) e que devia estar mais nervosa que eu no dia a pensar se me ia ver chegar ao fim. Além de estar na meta ainda foi a Carcavelos primeiro com o Rui Silva e com a Beta que sei que estavam a torcer por mim como se fossem eles a correr naquele momento.


Nem sei que dizer acerca da Carla Rebelo, sem entrar em pormenores da ajuda que me deu, tenho algumas dúvidas se sem a sua ajuda teria chegado ao fim sem parar para andar um pouco (que era um dos objectivos). Companheira dos treinos longos e bem mais experiente que eu foi uma força de motivação e ajuda que nunca vou esquecer.


Se há 6 meses me perguntassem se ia fazer a maratona dizia que não, foi o joelho, foram as costas.. A Joana Soeiro deu-me a dica de uma médica e foi ao falar com o Carlos Alcobia que tive a certeza que era a pessoa indicada para ver como eu estava e dentro do possível resolver, ou pelo menos melhorar a minha condição mas foi o Fernando Carvalhão que virou o mundo do avesso para me conseguir fazer ter os exames (RM) que eu precisei em tempo record além de outras opiniões que também ouvi. Com a ajuda da Sara Pedrosa que me deu várias dicas de exercícios que passei a fazer com nais regularidade, permitiu-me suportar os treinos fortes que começaram a ser feitos depois em conjunto com a dica do José Matos da app que ele também usava. Às vezes simples dicas que ouvimos podem mudar tudo para melhor.


Os companheiros de treinos longos foram muitos, além de alguns que já mencionei a Helena Alcobia esteve lá tantas vezes e espero estar quando for a vez dela, Nuno Couceiro, José Almas, Jorge Paulo, José Magalhães que atrai a chuva e espero não me esquecer de ninguém.


No dia da prova tanta gente para apoiar, em vários pontos da prova, em especial aos que ainda me acompanharam em parte da prova, outros apoiaram outras pessoas e foi excelente a atitude do grupo mas devo referir aqueles que fizeram alguns km comigo como o Rui Faria que voltou para trás!?!?!? (não lhe chegava a distância da maratona :D ), Gonçalo Melo, Paulo Raposo, Teodoro, Ana Tavares, a malta que estava a fazer um picnic quando passei com a Carla :D , o João Sousa que apareceu não sei de onde, João Barreira a tirar fotos de um ponto privilegiado, mas também a Sandra com quem eu e o Hugo ainda partilhámos o primeiro km (tive que deixar o Hugo fugir que ele ia com vontade :P ), a Carmen a quem pedi para me ir buscar o saco porque só me lembrei dele quando já tinha vindo embora (o cérebro já não funcionava a 100%), foram tantos que vi.


Em último mas não menos importante, menção especial para o nosso benemérito, "contabilista" e figura máxima do Treino da Paz que tenho a certeza que é capaz de puxar por malta em cadeiras de rodas e faze-los completar uma maratona, Fernando Rosete, que é a pessoa que consegue por isto tudo a mexer quando uns andam mais para um lado e outros mais para o outro, se tivesse que definir R4F numa pessoa era o Fernando que eu ia escolher.


Quanto À prova em si, além do objectivo de não parar de correr que consegui gostava de ter feito abaixo das 4 horas... demorei mais 4 segundos, parecia o queniano que não bateu o record do mundo por 2 hahahaha mas tendo em conta que teve mais 300 ou 400 metros do que devia... prova superada! Apesar de ter chegado ao fim a correr penso que nunca queixei de nada mas por volta do km 22 ou 23 começou-me a doer a parte superior da perna esquerda que nunca me tinha doido na vida e quando cheguei ao fim estava bem empenado, perto do km 37 passou uma rapariga a correr por mim e passado 20 metros parou com dores e eu que já mal me mexia só esperava que não me desse o mesmo, consegui chegar ao fim.


Está feita, venha a próxima!


É RUN É FUN É RUN 4 FUN!

Comentários

  1. Grande Francisco!!
    Uma Machadada no enguiço.

    Essa experiência de ter que treinar e 3 vezes para a mesma cena é tramado.

    Gostei do teu relato. Mostras que efetivamente, depois de terminar a primeira maratona, se percebemos que conseguir ter terminado é mais que o treinar para ela.

    Percebemos que toda a ajuda que tivemos foi essencial. Daí percebo os agradecimentos.

    Do que fui acompanhando de ti, diria que és um atleta cauteloso com um bom potencial no RUN e maior ainda no FUN.

    Muitos parabéns, já merecias está sensação de chegar à meta de uma maratona oficial.

    Runabraço

    Rui

    ResponderEliminar
  2. É realmente incrível aquilo que se sente de fora, que foi necessário, feito e mobilizado, para completar Uma Maratona (quando podemos pensar, 'há é só treinar e consegues de certeza').

    Da minha parte, sabes que foi de bom agrado toda a ajudar que pude dar naquilo que sabia. Sempre que for preciso!
    Pena não ter conseguido ficar mais tempo na prova para poder dar mais apoio!

    Parabéns Maratonista!! 👏💪

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela estreia, agora é aproveitar o treino todo e inscrever já na próxima!

    ResponderEliminar
  4. Francisco o apoio foi de facto excepcional na prova e estaremos cá para ajudar em algumas dicas na preparação, como sabemos que podemos contar CTG!!! Tens muito mérito, orgulha-te muito da prova que fizeste! És também um defensor do conceito Run4Fun e ainda mais gostas de unir as pessoas e os núcleos o que acho excelente!! Tenho muito orgulho de pertencer ao núcleo de Almada, mas adoro dar me com a restante malta que temos vindo a conhecer e que como se provou nesta prova, são de uma alegria é uma solidariedade ímpar!! Venha a próxima 🇪🇸

    ResponderEliminar
  5. A primeira maratona é especial, inesquecível. Uma conquista que nos leva a um patamar superior de orgulho por conseguirmos algo que sabemos estar ao alcance de uma minoria de pessoas. E é aqui que percebemos que algo que é individual, tem uma grande componente coletiva pelos conselhos, recomendações e sugestões que os mais experientes dão aos iniciados.

    Como bem referes no teu belo relato. Agora há que fazeres a próxima para seres um verdadeiro maratonista , segundo a definição dó Miguel San-Payo🍊🍊🍊👏👏👍

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns, Francisco!!! Está feita!! ����
    Sempre intuí que farias a prova, o treino estava lá e a vontade também.
    Depois, no dia, é como disseste, tudo pode acontecer...
    E aconteceu e correu bem e conseguiste e com um excelente tempo!! ���� Muitos, muitos parabéns!! E obrigada tb ��, sem mais palavras...
    Venha a próxima!! ��
    Carla

    ResponderEliminar
  7. Costumo dizer muitas vezes que não desafio ninguém a fazer uma maratona, pessoalmente acho que essa ideia deve crescer dentro de cada um conforme vai evoluindo na corrida. Foi o que aconteceu contigo, o que não estava no programa era uma pandemia e confinamentos ...
    Relembro um certo dia em que abri o Strava e o Francisco tinha feito 42 kms no Parque da Paz !!!! curvas e mais riscos no mapa do parque que agora parecia pequeno para esta distancia. Os espanhois têm uma expressão engraçada para isto, O Francisco estava com "ganas" de corrida. A estreia oficial haveria de chegar e fui assistindo à preparação e sabia que estava tudo pronto, só faltava chegar a hora. O nervoso notava-se, na véspera e no próprio dia no comboio, mas a felicidade vinha estampada na cara à chegada. Numa estreia há sempre surpresas, mesmo quando já temos algumas provas destas as surpresas e os erros básicos acontecem, quanto mais numa estreia, mas é também por isso que a primeira nunca se esquece
    Muitos parabéns Francisco Maratonista.
    FR

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Francisco. Foi a primeira vez que assisti a uma maratona e devo fizer-te que ainda bem que decidi ir apoiar pois a tua cara de felicidade à chegada não vou esquecer. Haja maratonas pois temos Francisco ahah!!
    Parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário