Mensagens

Atleta em destaque

Imagem
Cláudio Monteiro







Cláudio Monteiro 48 anos, Advogado; Professor Universitário














Um atleta com uma evolução notável, de sedentário a maratonista, num tempo muito reduzido. Muito organizado e sempre a par da informação técnica mais atual. Um especialista em "lesões" por experiência própria, mas que continua a ultrapassá-las a todas com um sorrido nos lábios e com cada vez mais conhecimento acumulado.


A terrível Serra da Freita

Imagem
A terrível Serra da Freita

Nunca tinha feito um trail tão difícil!! Bem sei que costumo optar pelos trajetos mais curtos, às vezes emcaminhada… mas o grau de dificuldade, embora relativo, está lá!!! E de um modo mais objetivo, qual é a prova que leva a 44% de desistências na distância maior? Qual a prova em que só 56% dos atletas que partiram, completaram no prazo de 18h (tempo limite proposto pela organização). Qual a prova em que dos 6 atletas Run 4 Fun inscritos levou a quetrês decidissem interromper e deixar a desforra para o ano? Qual a prova que permite que apenas 7 mulheres terminem!!!!!!!
(Partiram 273. Chegaram 138 (50%), em menos de 18horas, dos quais só 7 mulheres. Terminarammais 16, total154 (56%). Interromperam a prova 44%.
Eu só fiz 17km (na companhia do Paulo Fernandes) mas os últimos 5km foram demolidores. Sem o apoio dele teria sido muito difícil terminar! E quem fezos 70km referiu mais duas ou três subidas e descidas de um grau de dificuldade ainda superior, só que para…

Aniversariantes de Julho

Imagem
Começou o Verão, e aqui está a lista de Atletas que podem celebrar o seu dia na Praia.


Para todos, o nosso tão estimado bolo de aniversário.


Eu não fiz a Freita, a Freita fez-me a mim.

Imagem
Uns vão gostar, outros vão amaldiçoar a prova... e todos terão razão. Agora que ninguém diga nunca que foi ao engano, o Moutinho faz questão de esclarecer que na Freita as coisas são feitas ao gosto dele, não haverão duas edições iguais e a regra número um é manter um espírito aberto. Para confirmar bastam 5 minutos de google. E acho muito bem, apesar de ter sofrido muito para acabar a prova. Os reparos que posso fazer são em relação aos abastecimentos, que me pareceram pouco mais que serviços mínimos (embora com o conjunto de voluntários mais prestáveis e bem dispostos que encontrei até hoje), e um alerta para a segurança. Em demasiados troços da prova é impossível socorrer alguém em tempo útil. Agora ouvir queixas durante a prova acerca da dureza da mesma parece-me descabido. É o que é, ponto. Num dia bom conseguimos terminar, mas na minha opinião todos os que se apresentam na linha de partida são ganhadores. Ou loucos. Posto isto...

O local é maravilhoso. Lindo, com paisagens de c…

Atleta em destaque

Imagem
António Cruz






António Cruz 47 anos, Consultor












Um atleta  de alto nível, que provavelmente ainda fará uma maratona abaixo das 3 horas. Costumamos apelidá-lo de "cientista" tal o nível de conhecimento acumulado que tem sobre o seu desempenho quer nas corridas, quer nos treinos.  Desenvolveu um modelo de análise do desempenho da corrida, com base em pesquisa da literatura e nos dados sobre os seus treinos e corridas, do qual já obteve resultados. É um especialista em nutrição para desportistas. A publicação desta entrevista, no dia do seu aniversário, é uma "coincidência" feliz.


1.Há quanto tempo corres? Já nem me lembro. O primeiro registo de provas que tenho são da Corrida do Tejo de 1985
2.Porque corres? Porque é fundamental para o meu equilíbrio físico, mental e emocional. Por que me ajuda a lidar com “tudo o resto” e a ser mais feliz.
3.Quantas vezes treinas por semana? 5 a 6 vezes.
4.Qual a prova que mais gostas? E a que te marcou mais? A que mais gosto é a Corrida d…

Maratona de Seattle

Imagem
Cá acordam muito cedo. As duas corridas, meia maratona e maratona  tinham início marcado para as 7:00. Às 6:30 já estávamos no nosso "corral" nº 23, onde encontrámos o Jorge Ferreira que ia fazer a meia maratona. A Christina Ferreira, a mulher do Jorge  também fez a meia maratona, mas tinha ido à casa de banho e não a chegámos a ver. A Luísa tinha decidido fazer a maratona e eu ainda tinha alguma dúvidas sobre qual corrida faria, pois tenho treinado pouco e a forma é baixa.

Antes da partida, um militar cantou "a capela" o hino dos EUA. Aqui é habitual, já ontem o cantaram (um tenor da ópera de Seattle) antes do jogo de beisebol entre os Seattle Mariners e  Oakland. A propósito, o beisebol não é um jogo muito excitante, pelo que saímos a meio. Contudo, o ambiente é muito agradável com famílias inteiras a jantarem antes do jogo, aquelas coisas calóricas como batatas fritas com "ketchup" ou "pretzel" com mostarda e sobretudo os famosos "hot do…

Run 4 Fun Seattle - Ultrapassadas as expetativas

Imagem
Caros amigos,

Temos um conjunto de companheiros Run 4 Fun na zona de Seattle (Redmond e Sammamish) cuja  hospitalidade superou quaisquer expetativas que pudéssemos ter. Fizeram-nos um acolhimento extraordinário, que agradecemos do fundo do coração.

No domingo, passeio até Snoqualmie Falls com o Jorge Santos, almoço em casa da Ana e Jorge Santos e treino no Sammamish Trail; na 2ª feira passeio até Twin Falls  na companhia da Christina e Jorge Ferreira e jantar na sua casa; na 3ª feira, treino de manhã em Seattle e  jantar em casa da Andreia e Carlos Brito, sempre com a companhia da Clara e do Rafael Castro (sempre pronto para  ajudar) e  dos jovens filhos de todos os quatro casais.

De realçar que as crianças encenaram e apresentaram aos adultos, quer na 2ª feira, quer na 3ª feira, após o jantar, uma "peça de teatro" infantil, ambas"encenadas" pelo Leonardo Brito (filho da Andreia e do Carlos Brito), um jovem com grande potencial artístico. Dois grandes "moment…

Run 4 Fun em Seattle

Imagem
Chagados a Seattle, estivemos em casa da família do Ana e do Jorge Santos conjuntamente com as famílias da Christina e Jorge Ferreira (irmão do Luís Matos Ferreira) e da Clara e  Rafael Castro, todos "atletas de pelotão" e membros da comunidade portuguesa de Redmond, a "cidade" da sede da  Microsoft, onde trabalham a Ana, o Jorge e o Rafael. A Christina e o Jorge Ferreira já fizeram  a maratona e o Jorge Santos a meia maratona

O Jorge Santos e a Ana, os nossos anfitriões, aqui aparecem, com as suas novas camisolas Run 4 Fun.

Chegados cerca das 10 horas  à muito acolhedora casa do Jorge Santos, fomos de seguida, com ele, visitar a zona circundante e as Snoqualmie Falls o ex-libris da região. Durante o percurso tivemos uma lição sobre a vida nos EUA e como tratar com os "não muito acolhedores" funcionários da polícia de fronteiras dos EUA. A que se seguiu o excelente almoço preparado pela Ana e pelo Jorge com as três famílias e seus filhos.

Após o almoço, f…
Imagem
Meia Maratona da Figueira da Foz

A Figueira da Foz conheceu um grande crescimento no século XIII devido ao movimento do porto e da indústria de construção naval e em 1882 foi elevada à categoria de cidade. Devido às condições naturais e ao equipamento turístico, a Figueira da Foz impôs-se como estância balnear não apenas para a zona centro de Portugal, mas também para famílias alentejanas e espanholas.



A Figueira da Foz é conhecida como a "Rainha das Praias de Portugal"e foi nesse bonito cenário que se realizou no dia 10 de Junho a 7ª edição da Meia Maratona da Figueira da Foz.

A partida e também a chegada era junto ao Forte de Santa Catarina e a prova decorria ao longo da marginal, num percurso de duas voltas. A prova tinha também o aliciante de ser toda plana, o que facilitava a obtenção de bons tempos.

Talvez por estes motivos, deslocaram-se à Figueira da Foz cerca de 350 atletas para disputar a meia maratona. De entre este pelotão os Run 4 Fun tinham um atleta repetente n…

V Corrida do Ambiente em Sintra

Imagem
Realizou-se hoje a V Corrida do Ambiente pela linda vila de Sintra.
Uma corrida noturna pela vila património mundial.

Foram quase 8 Kms num percurso muito simples, mas igualmente deslumbrante pela iluminação noturna da vila de Sintra.
Não só os monumentos estavam iluminados, como os sorrisos dos inúmeros atletas que participaram, quer na corrida principal, quer nas outras 4 corridas destinadas aos mais jovens, aportaram um encanto adicional a esta prova.

Muita alegria e boa disposição foi evidenciada por todos os elementos da organização, pelos voluntários que distribuíam águas, aconselhavam os atletas e ajudavam nos percursos.

Até os participantes na mini-caminhada noturna que fazia parte de todo o evento participaram entusiasticamente, apoiando e incentivando quem por eles passava a correr!

Desde os patrocinadores do evento que dinamizaram muito bem o espaço destinado ao convívio entre atletas, passando pelo aquecimento efectuado por Personnal Trainers profissionais, e até à chegad…