Revista Spiridon

Cumprindo o artigo 6º do regulamento da "dinâmica Spiridon", como lhe chamou o Teodoro no seu excelente artigo no nosso blog, vou escolher não um mas dois artigos da Revista SPIRIDON nº 8. Aquela que me calhou no sorteio. Ali estou eu com ela na mão.

www.facebook.com/events/175488803736995/

Deixo também uma imagem de uma frase escrita nas costas da camisola de uma atleta nos jogos olímpicos de inverno. Só para ver os que vos suscita...



O primeiro tema que queria deixar para reflexão, são na verdade dois temas. O artigo é de 1980 e começa por dizer "Com o aumento vertiginoso dos praticantes...." entenda-se praticantes de corrida.
Hoje em dia falamos na "moda", no vicio ou no "boom" das corridas. Afinal já começou a algumas décadas atrás ... antes de 1980.



O mesmo artigo dá conta dos ténis com ar (Air-Sole-TM). Parece que na época se dizia que essa tecnologia ia revolucionar os "tempos" de pace nas corridas. Entretanto algumas empresas se lançaram a fazer testes a ver se era verdade que o ar nos ténis era uma mais valia. Falou-se em ganhos de 2.8%. Uauuuu..
2020... parece que estamos na mesma onda com os ténis Nike do Kipchoge. Enfim...






O segundo tema é da Revista nº 16 que é da Sandra. É uma tabela de previsão de tempos que irão ser alcançados em diversas modalidades para o ano 2000.
Bom... as previsões para a maratona estavam completamente erradas. Só em 2019 é que se conseguiu bater as 2:02:21 nos masculinos e também as 2:14:80 nos femininos. A previsão adiantou-se em 19 anos.


Boas corridas!!

Comentários