Ericeira Trail

Ericeira Trail

"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve. E a vida é muito curta para ser insignificante".
Augusto Branco




Realizou-se no passado dia 14/12/19 o Ericeira Trail com duas distâncias: 50 km e 20 km, tornando portanto possível a uma participação alargada. A Time Out referiu-se a esta prova nestes termos: "Esta corrida não é para todos, por isso guarde toda a resistência para este trail. A prova divide-se entre ultra trail, para quem está pronto para os 50 km, e pelo trail simples, com 20 km. O desafio vai levá-lo junto ao mar e à foz, passando por zonas urbanas e ainda uma localidade saloia. Prepare-se para subir e descer falésias: tome atenção às quedas. “ 
Quando li isto, pensei com os meus botões: esta prova é capaz de ser engraçada! Inscrevi-me.




Esta prova constituiu uma agradável surpresa e interrogo-me porque teve tão pouca adesão. Falta de divulgação, sobreposição com outras provas? Já estaria tudo a pensar no Natal e nas S.Silvestre? Enfim o que quer que seja a explicação , venho partilhar a minha satisfação pela boa prova que organizaram e sugerir que a considerem no vosso calendário.


A organização foi de CMB Clube MafraBTT e Amigos do Atletismo de Mafra, com a parceria da Câmara Municipal de Mafra. Esta parceria tem muita experiência e conseguiram organizar um trail com trilhos na praia, foz de rios, zona urbana e zona saloia. 





Em relação à minha prova, estava com alguma apreensão uma vez que duas semanas antes tinha feito a Maratona do Gerês e senti nessa prova a falta de treino. Mas a determinação estava em alta e quando assim é os km vão-se fazendo.

A manhã estava fria mas no Largo de Santa Marta, vivia-se aquele ambiente de entusiasmo e satisfação, que nos fazem esquecer as condições climatéricas.

Quando a partida foi dada às 8h30, aproximadamente cinco dezenas de participantes, começaram a correr e rapidamente o pelotão estava todo separado. No final da Praia da Baleia existe uma subida que fez o resto da triagem! Em menos de um km subimos quase 80 m.


Saímos da zona urbana e entrámos na zona rural e começaram os trilhos em direcção ao Urzal. Inicialmente perto do rio Lizandro e depois afastando-nos para de seguida voltarmos ao seu encontro.

Ao fim de aproximadamente 10 km foi o primeiro abastecimento de um total de cinco. Importa referir que à medida que a prova ia decorrendo a distância entre abastecimentos diminuía, o que faz todo o sentido uma vez que os participantes vão acusando algum cansaço e a importância dos abastecimentos  vai aumentando.
Parece-me óbvio mas é rara a prova em que isto acontece e estranhamente em algumas provas acontece o contrário! 

Seguiram-se alguns trilhos divertidos, dos quais destaco o Trilho do Sr. Heitor que acabava perto da A21 e alguns km depois esperava-nos o Trilho da Amazónia junto ao rio. No km 20, estava o segundo abastecimento no Carvalhal.

Dirigimo-nos para a Meã e percorremos o Trilho da Pedra que nos levava para Cheleiros. Daí fomos para Almorquim , onde ao km 27 existia o terceiro abastecimento.



Uns km mais à frente percorremos o Trilho das Moitas que nos levou a Cerradas onde existia o quarto abastecimento, isto no km 34 e já a caminho do litoral. Passei na Ermida de S.João e depois no forte de S.Julião da Ericeira. Pouco depois iniciava-se o Trilho da Falésia que acompanhava o rio. O cansaço já era significativo e ao andar pude contemplar a paisagem magnífica.

Depois do quarto abastecimento nas Amoreiras, faltavam apenas alguns km e já se via a Ericeira perto. Pouco depois voltava ao Largo de Santa Marta, 8 horas e 13 minutos depois e percorridos 49,4 km com quase 1600 m de D+.


Vou voltar no dia 12/12/20 e acho que se fores, vais gostar.

Bons treinos e boas provas!




Comentários

  1. Grande Jorge Esteves.
    Fartaste de dar ao chinelo. A maratona do Gerês faz sempre moça mas tu és muito forte.
    Obrigado pela partilha e vamos lá ver se tenho calendário para a próxima.

    Runabraço

    ResponderEliminar
  2. Belo relato. Obrigado Jorge. Runabraço p

    ResponderEliminar
  3. Vou colocar na agenda deste ano.
    Se na altura tiver forças, faço-te companhia.

    Obrigado pelo relato.

    ResponderEliminar
  4. Fantástico Jorge!!

    Fiquei com vontade de conhecer a prova. Muito obrigado por nos dares a conhecer mais uma oportunidade de ir desbravar trilhos de Portugal.

    E adicionalmente deu para ver que voltaste aos treinos e provas cheio de garra.

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela partilha Jorge, fiquei com vontade de lá ir, já tinha visto mas deixei escapar.

    Um abraço
    Alfredo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário