Ultra-Trilhos de Mértola


Texto de: João Abreu
(Março 7, 2019)

A primeira ULTRA 
Sem saber por onde começar, talvez deva de começar pelo início. O início leva-me até ao dia 28-10-2018, o que aconteceu nesse dia 28? Pois bem, nesse dia 28 de Outubro, faço juntamente com os RUN 4 FUN o meu primeiro treino em trilhos, coisa que até então eu desconhecia totalmente... Trilhos? Sem saber onde iria parar e o que me esperava, no dia 28 lá vou eu com uma mochila (desportiva, não de trail nem de corrida) e uns ténis de estrada para essa que seria a minha primeira experiência em trilhos. Juntamente com um grupo de pessoas sempre bem dispostas e sempre prontas a ajudar fomos até Sintra para aquela que seria a minha primeira experiência em trilhos... Brutus foi o nome desse treino que marcaria a minha primeira experiência em trilhos, treino esse que terminei com vontade de voltar novamente a Sintra para conseguir voltar a correr por todos aqueles lugares fantásticos e fascinantes que tínhamos percorrido. Após fazer um primeiro treino em trilhos, onde eu iria buscar a ideia de que, em menos de 6 meses estaria a fazer uma ULTRA?

Dia 16 de Janeiro, vejo uma publicação feita pelo Rui Faria onde o objectivo era arranjar alguns atletas para os Trilhos de Mértola, partindo a ideia de irmos a Mértola do Luís Afonso.

Sem saber o que me iria esperar em Mértola, aceitei o convite, embora estivesse indeciso entre os 26 km e os 46 km, nesse aspecto tive a ajuda/incentivo da Marina que me encorajou a ir para os 46kms dizendo que se ela conseguia eu também iria conseguir, também me disse que se fosse  para os 26 kms teria de ficar depois à espera dos que fossem fazer os 46kms. Como não sou de baixar os braços perante um desafio aceitei o desafio de ir a Mértola e fazer os 46kms, embora ficasse durante dois ou três dias a pensar se era mesmo aquilo que queria. Pensei para mim, vou eu a Mértola só para fazer 26kms? Isso não vale a viagem, se vou é para fazer os 46 kms, aí foi quando começaram a surgir as primeiras dúvidas, e se não conseguir terminar? 46kms? Nunca fiz essa distância nem em estrada nem em lado nenhum, como vou eu fazer os 46 kms?

Sem saber a logística e material, tirei todas as dúvidas que tinha com o Rui Faria, desde o que é o "controlo zero" até ao "material obrigatório"...

Aproximando-se o dia da prova, no dia anterior, ao final do dia partimos em direcção a Mértola (eu, Francisco Afonso e a sua esposa), no caminho para Mértola, dou por mim a pensar que está quase no dia da prova, estava a menos de 24horas de realizar a minha primeira ULTRA, a certa altura dou por mim a olhar para as placas na autoestrada que diziam, daqui a 20km "estação de serviço" e eu pensava para mim, "bem se daqui a 20kms é a próxima estação de serviço, vou ver o que terei de correr amanhã sendo que será duas vezes esta distância de 20kms mais 6kms" desisti de olhar para a janela nos primeiros kms e distrai-me a mexer no telemóvel. Ao chegarmos a Mértola à hora de jantar, encontramos os restantes atletas que no dia seguinte estariam a conquistar Mértola. No fim do jantar, o senhor do restaurante pergunta se iríamos para a corrida no dia seguinte, à qual o Francisco Afonso responde que sim, que ele iria para os 26kms e que eu iria para os 46kms, o senhor sorriu e disse que ele iria para os 14kms, porque depois teria de vir trabalhar. Mas deixou-me de antemão que somente depois do km 15 é que iria ter uns kms a direito e que era uma prova difícil. Fiquei com vontade de mudar para os 14kms mas pensei para mim, vim até aqui não é agora que vou deitar a toalha ao chão.

Dia da prova:
Com o despertador para despertar às 5:55h, deparo-me a acordar uns minutos antes do mesmo despertar. Estava na altura de levantar, ultimar o que faltava para a prova e ir tomar o pequeno-almoço (segundo o que eu disse ao Rui Faria, era no pequeno-almoço que estava o segredo para aguentar a prova). Após tomarmos o pequeno-almoço e sairmos do hotel é hora de irmos ao encontro do autocarro que nos iria deixar na Mesquita, local da partida.

A hora da partida aproximava-se, não havia volta a dar, estava a chegar o momento, a ansiedade estava a dar sinais de que estava bem presente...

Algum tempo depois é dada a partida, e foi aí o início desta aventura que seria de 46kms.

Como combinado com a Marina, partimos juntos rumo aos 46kms que nos esperavam, os primeiros kms foram o suficiente para que aquela adrenalina se acalmasse, era altura de aproveitar ao máximo aqueles 46 kms que estavam por fazer. Não me recordo qual era o km mas reparei que a Marina e eu tínhamos deixado de estar um perto do outro e foi aí que apareceu o meu padrinho Teodoro Trindade, um pouco mais à frente voltamos a encontrar a Marina que me diz "João vai com o Teodoro" pensei duas vezes antes de partir com o Teodoro, porque tínhamos dito que iríamos fazer a prova juntos, mas segui as orientações da Marina e segui em frente, pensando para mim, "daqui a uns kms a Marina irá passar por mim, não haverá problema" coisa que veio a acontecer uns kms mais à frente. A partir daí eu e o Teodoro partimos em direcção aos longos kms que tínhamos pela frente, mal sabia eu o que esses kms me iriam reservar... Até então sentia-me bem e confiante de que seria difícil mas que iria conseguir terminar aqueles 46kms. Mais à frente e após uns largos kms sou picado por uma abelha/vespa na cabeça, a partir daí, senti que não seria naquele dia que iria terminar os 46kms, senti que estava quase a chegar a meio da prova e que estava deitada a toalha ao chão, após a picada continuei a correr com o Teodoro que não me deixou ficar sozinho por um segundo e que  abdicou de continuar a prova para ficar comigo e seguir ao meu ritmo... Minutos depois começam a surgir as dores da picada, após uns kms encontrei o carro dos bombeiros e optei por pedir gelo para minimizar a dor, foi aí que passados 10 min começaram a surgir as tonturas e a vontade de vomitar, era inevitável, tive de me sentar e pôr o gelo na cabeça, sempre acompanhado do meu padrinho (Teodoro Trindade) que me disse com tranquilidade "vamos acabar a prova juntos", sentia-me tonto e sem forças mas pensava que estava a prejudicar a prova dele e que isso não era justo, após estarmos sentados passa por nós a Marina e diz para o Teodoro avançar que ela ficaria comigo, ao qual o Teodoro disse que não iria avançar para a Marina partir que nós iríamos pouco tempo depois, e assim foi, passado algum tempo depois lá fomos nós, devagar, com dores e mau estar da minha parte , mas fui, por mim não teria dado nem 2 passos, mas tive ao meu lado uma pessoa 5* que esteve sempre lá para me apoiar e partimos para os kms que nos restavam, uns kms à frente voltou tudo ao mesmo, tonturas, vontade de vomitar, e foi inevitável, tive de me sentar de novo, e quem esteve ao meu lado novamente e não me deixou por 1 segundo? Teodoro Trindade. Ao fim de estarmos algum tempo parados, onde eu me tentava recompor, avistamos o Orlando Ferreira, o Orlando que seria juntamente com o Teodoro as minhas "pernas" que me iriam levar até à meta. Após aquele compasso de espera de alguns minutos, levantei-me embora a ver tudo à roda e partimos em direcção à meta que estava ainda a uns bons kms, pensei em desistir e disse para eles continuarem que eu iria ao meu ritmo, eles disseram que eu não iria ficar para trás e assim foi, não fiquei para trás graças a estes dois excelentes seres humanos, foi ali que senti o clique e que pensei, "chega de prejudicar a prova deles, eles estão a fazer isto por mim, esperaram por mim, então está na altura de fazer algo por eles" e foi aí que partimos em direção à meta, embora fosse um pouco mais atrás, eles foram cruciais nos kms restantes. Após 46kms de muitos baixos e alguns altos, estávamos na meta. Tudo isto só foi possível graças a estes dois homens com H grande que abdicaram de ir ao seu ritmo para me "arrastar" até à meta. Agradeço aos dois pela atitude que tiveram. Vocês são sem dúvida um exemplo a seguir.

Muito mais importante do que a prova em si, foi a força e a determinação que estes dois Homens demonstraram para comigo. De agora em diante, sempre que pensar em desistir, irei lembrar-me desta prova e de cada um de vocês e irei nem que seja de rastos até ao fim da prova.
OBRIGADO Orlando Ferreira e Teodoro Trindade.

-- João Abreu


Comentários

  1. João,
    Muito obrigado pelo excelente relato. Revela sentimento e sobretudo muita determinação em alcançar o objectivo a que te propuseste. Muito bem, tens "fibra de campeão".

    Também outro obrigado pelas tuas simpáticas palavras. Efectivamente foi um prazer acompanhar-te, tendo o resultado sido duplamente gratificante: por termos concluido a prova dentro do tempo previsto e terminado em boas condições (apesar da organização não se ter poupado a esforços para nos dificultar a vida, hehe).

    E agora toca a treinar. Já tens Bellas no final do mês.

    ResponderEliminar
  2. João,
    A tua aventura só agora começou.

    Escreveste um relato muito bom. E são importantes estes relatos tanto para atletas que nunca fizeram ultras como para os outros que já levam muitas feitas. Ás vezes relativizamos as distâncias porque o corpo já as conhece, mas é bom poder voltar atrás e reler com a tua experiência o que são de facto 46km em trilhos.

    Foste acompanhado por dois enormes R4F. Acho que talvez não podias ter melhor experiência. Ficaste a conhecer o espírito solidário numa prova.

    Agora é treinar para novos desafios e começares a juntar as peças do puzzle por ti mesmo.
    Confesso que algumas vezes ri com as tuas questões. A Sandra dizia-me... "Ele é novo... Ele não sabe Rui"

    ÉS UM ULTRA!!!

    Runabraços
    Rui

    ResponderEliminar
  3. João,
    Deves sentir um imenso orgulho em ti. Porque te desafiaste, acima de tudo, e em primeiro lugar. E porque cumpriste o desafio, em segundo lugar.

    E acho admirável a tua humildade em assumires tudo aquilo que desconhecias, fazendo as perguntas necessárias para passares a conhecer. Sim, tudo é um mundo desconhecido: controlo zero, copo, abastecimento, D+, flasks, paragem técnica :-)

    Conheceste as dificuldades e o sofrimento e descobriste a forma de as ultrpassar.

    E, acima de tudo, conheceste a generosidade e a solidariedade de quem não se importa de abdicar de tempos para apoiar o próximo e essa, sim, é a maior aprendizagem e exemplo que poderias retirar desta prova. E aprendeste com os melhores. E aplicá-la-ás no futuro, com outros colegas e amigos.

    ResponderEliminar
  4. Um excelente exemplo do espírito RUN 4 FUN, corporizado por duas "lendas", o Teodoro e o Orlando . E temos bom caminho uma futura "lenda" o João Abreu, que ainda por cima, escreve bem. Parabéns à magnífica tripla. Runabraços

    ResponderEliminar
  5. Um excelente exemplo do espírito RUN 4 FUN, corporizado por duas "lendas", o Teodoro e o Orlando . E temos no bom caminho uma futura "lenda" o João Abreu, que ainda por cima, escreve bem. Parabéns à magnífica tripla. Runabraços

    ResponderEliminar
  6. És Ultra, João e isso é maravilhoso. Experienciaste uma aventura inolvidável acompanhado por duas referências nos trilhos, dois homens fantásticos que estão sempre disponíveis para ajudar, o Teodoro e o Orlando, e são esses exemplos que deves seguir naquele que será o teu percurso enquanto R4F.
    Fico feliz por ter sido a pedra de toque desta tua aventura. Terás muitas outras e todas fantásticas à sua maneira. Diverte-te. Sê feliz.
    Lembro-me bem da tua incursão em Sintra. ��

    ResponderEliminar
  7. Grande João... curti bastante ler o teu relato... grande aventura mesmo :) foste rijo!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá João!

    Agora é que deves estar magrinho!!! Já percebeste por que é que eles comem muito na véspera?? Há que ter cabeça e dosear bem a energia. Grande relato! Muitos parabéns!
    Isto de ter bons padrinhos é mesmo essencial no inicio. Eu, na minha primeira meia, também fui rebocada pelo João Ralha... Já lá vão uns anos. Benvindo aos trails, ao espírito Run 4 Fun e aos empenos!!
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  9. Muito bom, grande relato, em alguns aspectos foi igual à minha aventura, vómitos tonturas e dores nas pernas também me calhou lol.
    Quero deixar aqui os parabéns a todos vocês, já conheço algus, como é o caso do Teodoro e do Jorge, grandes atletas, mas acima de tudo, grandes Homens e enormes seres humanos.
    Continuação de boas provas a todos vós.
    Um abraço do tamanho do mundo
    Luís de Matos

    ResponderEliminar
  10. Que orgulho de você! Que emocionante ler seu relato dessa experiência única que você viveu, sua primeira ultra com tantos desafios! Você encontrou apoio nessas pessoas que te ajudaram porque você também é esse pessoa, de ser apoio para os outros quando precisam e eu sou um dos exemplos disso. Obrigado por fazer parte da minha vida e ser esse homem incrível que você é. Beijo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário