Caló, Carlos Pereira dos Santos ou Carlos dos Santos (nome artístico)

Os mais antigos sabem quem é o Caló, um extraordinário atleta, a primeira pessoa que conheço que fez as ultras de Ronda, La Legion 101, Mérida, Los Peregrinos em Ponferrada e MIUT na qual se enganou por causa do nevoeiro e fez 150, em vez dos 100 km previstos. Participou na 1ª edição da Corrida do Fim da Europa na qual estiveram os R4F. Na foto é o último da fila em pé, à esquerda, com camisa de alças.

1ª participaçáo R4F na corrida do Fim da Europa, Jan. 2009
Participou, também, na 1ª maratona dos R4F, em maio de 2009, tendo sido o meu suporte técnico e psicológico, dada a sua grande experiência  em maratonas. Estive com ele até aos 20 km e depois acelerei, mas ele ficou com a Luisinha desde o princípio, até ela concluir a maratona. A primeira R4F a concluir uma maratona.
Maratona Carlos Lopes, maio 2009, 1ª maratona R4F. O Miguel San-Payo era o único, para além do Caló, que tinha feito a  maratona
Participou ainda em várias outras corridas connosco, de que destaco  a primeira corrida das Fogueiras com participação R4F, em 27 de junho de 2009

Caló, equipado com a laranjinha
Outros participantes na 1ª corrida das Fogueiras, R4F


Após uma lesão na sequência da Ultra dos Peregrinos em Ponferrada, reduziu a sua participação em corridas e passou a dedicar-se mais a fundo à sua carreira artística. O Caló é um pintor, com especialização na área do retrato, sendo certamente um dos melhores retratistas portugueses. Hoje em dia dedica-se também à restauração de pinturas antigas.


Explicação do retrato aos leigos

No nosso 3º jantar anual, em 12 de novembro de 2010 o Caló apresentou-nos um  dos seus mais famosos retratos, a Madre Teresa de Calcutá. É uma obra de alto nível, parece  real.

No ano passado de 2018, quando decidimos escrever o nosso livro, o Caló na sequência de um pedido meu, fez um desenho a partir da foto selecionada para a capa do nosso livro. Em vez de um desenho, fez quatro diferentes.

O nosso editor entendeu que  a foto ficava melhor na capa do livro e nós demos-lhe razão. Contudo, tínhamos os 4 desenhos que me foram oferecidos pelo Caló e que emoldurei. Decidi "emprestá-los" à Direção R4F, após a concordância do Vítor Aguilar e do Jorge Paulo. Durante o jantar de leitão no dia 21 de fevereiro, seguinte ao 107º treino da Paz, comemorativo dos estreantes na Maratona, os quatro quadros foram entregues à Direção  na pessoa do Jorge Paulo.
O Nuno "Sal", com dois dos quadros
Será um "testemunho" R4F que passará de Direção em Direção. Quando, e espero que isso não aconteça pelo menos nos próximos vinte anos, não houver Direção R4F, os desenhos regressarão à minha posse, ou dos meus herdeiros.

Aproveito hoje para agradecer  com este "post" ao nosso amigo Caló pelo apoio que nos tem dado, nestes 10 anos da nossa vida R4F, quer desportivamente, quer artisticamente.

Numa exposição pessoal, em Sintra, a 26 de maio de 2018
Na foto acima, temos o Caló no meio de dois dos seus retratados: Almada Negreiros, em jovem e o Presidente Marcelo.

Aproveitem para comprar, os que gostarem ou puderem, obras do Caló, que certamente com o tempo se irão valorizar à medida que aumentar a sua notoriedade em Portugal e no estrangeiro.

Obrigado Caló e um runabraço









Comentários

  1. Foi também o Caló que criou o logotipo dos Run 4 Fun que usamos tantos anos e que ainda continuamos a usar em muitas T shirts. É um.grande atleta e também bom conversador! Obrigado Caló

    ResponderEliminar
  2. Não foi o Caló, foi outra pessoa, o Jorge Simões. O Caló também fez uma proposta. Runabraços

    ResponderEliminar
  3. Eu devia ter desconfiado que se tu não o dizias é porque não era ele. Andei estes anos todos convencido que tinha sido. Mas que é um grande atleta e bom para conversar isso ninguém lhe tira! (Obrigado pela correção Joâo)

    ResponderEliminar
  4. Excelente descrição do Caló! Obrigado João Ralha.
    Eu fiquei com dois quadros e o João Miranda com os outros dois. Os quadros serão entregues em 2020 à nova direção! Espero que os quadros permaneçam na posse das futuras direções,
    Por muitos e bons anos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário