Atleta em Destaque: Pedro Machado




Pedro Machado
56 anos, Engenheiro Civil


Diz-se que o nosso percurso de vida deveria ser medido pela intensidade com que o trilhamos e não pelo andamento dos relógios. O Pedro é uma pessoa em que este conceito se pode aplicar com toda a propriedade pela paixão que coloca em tudo o que abraça. Quando o conheci, já lá vão cerca de 5 anos, tinha uma “fraca” preparação física que não era de todo impeditiva da sua participação nos nossos treinos mais exigentes. Recordo um dos seus primeiros treinos na Garça. Um treino ao final do dia no qual o organizador desenhou um percurso que passava pela Capela de Nossa Sra da Boa Viagem percorrendo os caminhos escuros da mata do Jamor. O azar bateu-lhe à porta, torceu o pé. Durante algum tempo ainda procurou minimizar o acidente, só quando o inchaço era já evidente e provavelmente as dores de todo impeditivas, é que decidiu parar. Não são episódios difíceis como este que o desmotivam do nosso convívio, pelo contrário, sinto que são encarados como oportunidades para regressar ainda mais assertivo e determinado.
Mas o Pedro não é só isto, ele é sem dúvida um dos melhores membros do R4F. Pode-se contar com ele. Sempre disponível, colaborante, camarada, com uma palavra de motivação, bem disposto, ... e nunca enjeitando desafios e responsabilidades. O Pedro integrou a Direcção do RUN 4 FUN a qual, entre outras iniciativas, instituiu com muito sucesso o actual Treino dos Heróis do Mar, aos domingos na zona norte do Parque das Nações.
Muito obrigado por tudo Pedro, continua assim. E que em 2019, venham de lá essa Maratona de Sevilha, a ultra, as duas meias e mais alguns trails, que depois os 101 km de Ronda te vão parecer mais curtinhos.
-- Teodoro Trindade


ENTREVISTA:

1. Há quanto tempo corres?
Corro desde Outubro de 2013, portanto há 5 anos. A minha 1ª competição foi a 1ª Corrida TSF Runners. Aderi aos RUN 4 FUN em Dezembro 2013 e a 1ª corrida com a camisola R4F foi na 5ª Ed. dos Trilhos de Almourol em Abril 2014.

2. Porque corres?
Corro porque me dá um gozo tremendo!!
Para uma pessoa que nunca teve muito jeito para o desporto em geral, depois dos 50 anos de idade, conseguir correr tantos km … e tantas horas a correr…, as conquistas já alcançadas … fazem maravilhas à tua auto-estima.
Nestes 5 anos fiz 35 provas de estrada (+/- 510 km) e 26 provas de trail (+/- 575 km) e corri mais de 6.000 km entre provas e treinos (quem diria!! )
Acredito que não deva haver muitas pessoas que tenham começado a correr aos 50 anos e tenham conseguido o que eu já consegui. (desculpem a minha falsa modéstia)
E depois, é só vantagens ..., faz bem à saúde, conheces pessoas espetaculares (como os runners RUN 4 FUN) e conheces lugares extraordinários e belos, andas por locais e lugares por onde nunca andarias, se não fosse a corrida.
O meu lema é: "Posso ser lento e correr pouco, mas supero todos os que ficam sentados no sofá!!"

3. Onde treinas e com que frequência?
Tento treinar 4 vezes por semana (mas muitas vezes não consigo):
• 3ª feira - normalmente junto a casa, na zona do Campo Grande
• 5ª feira - no Treino da Garça, Vela Latina, Belém
• Sábado -  onde calha, de preferência trail (Monsanto ou Sintra)
• Domingo - onde calha, normalmente treino organizado por alguém (muitas vezes em Sintra) ou na Expo, no Treino dos Heróis do Mar.

4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
Gostei de todas as provas em que participei, embora aquela que me ficou "no coração" tenha sido o Azores Trail Run (Trail dos 10 Vulcões – 22 km) em 2015.
As provas que mais me marcaram foram as das minhas conquistas, a minha 1ª maratona , e até agora única, – Maratona de Valencia 2016  e o meu 1º ultra-trail , e até agora único, o VII UTSM – Ultra-Trail São Mamede (45,5 km).
Infelizmente o meu jeito para "a prosa" é nulo e por isso nunca fui capaz de fazer relatos que fizessem jus à emoção, alegria e gozo que me deram, conseguir fazer uma maratona e um ultra-trail. 

5. Quais os teus próximos objectivos?
Os meus próximos objectivos são, em 1º lugar cometer uma loucura … se conseguir concretizar a inscrição, é fazer os 101 km de Ronda, Espanha em Maio 2019.
Depois, ou melhor, antes, fazer em Fevereiro 2019, a Maratona de Sevilha e ainda fazer um outro ultra-trail de 40 e tal km. 
Pelo meio espero fazer 1 ou 2 Meia-Maratonas e alguns trails de 20-25 km.

6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?

RUN
É um grupo de pessoas que alia o seu treino, a sua performance desportiva ao convívio entre pares e como tal têm o objetivo comum da superação pessoal com um espírito de competição salutar de incentivo e ajuda ao colega.
São muitos os companheiros de Clube/Grupo que me ajudaram, incentivaram, aconselharam e apoiaram neste meu percurso desportivo e nas minhas conquistas, que embora modestas em termos absolutos, para mim, gigantescas. Não nomeio ninguém, porque poderia esquecer alguém e isso seria muito injusto, no fundo os próprios saberão o quanto me ajudaram. Sem eles nada teria conseguido.

FUN
E isto leva á criação de laços de amizade que vão para além da corrida. Os nossos recovery’s, os nossos encontros/convívios são exemplo disso, do prazer de estarmos uns com os outros sem ser a correr.
O estar neste Clube/Grupo nas corridas/treinos/convívios ajuda a esquecer/ recuperar de alguns contratempos/infelicidades da vida quotidiana. 
Tem sido, para mim, uma honra envergar a laranjinha (a nossa camisola).
Acho que o nosso slogan diz tudo: É Run! É Fun! É Run 4 Fun!!

7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
Sejam bem vindos e tentem manter este espírito vivo.
Corram muito ou corram pouco, corram sempre por prazer!!
Serão sempre bem acolhidos e terão oportunidade de evoluir e fazer novas amizades.
Honrem a laranjinha!!
É RUN! É FUN! É RUN 4 FUN!!







Comentários

  1. Pedro, não terás jeito para prosa, mas deste uma bela entrevista.
    É para mim um prazer treinar, fazer provas e conviver, na tua sempre simpática companhia.
    Faço votos que cumpras os teus projetos para 2019. Runabraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário