Atleta em Destaque: António Pedro Mata

António Pedro Mata
57 anos, Gestor de sociedades inseridas num family-office (que não meu)



Das mais marcantes memórias que guardo do António Pedro foi tê-lo encontrado, durante uma prova, junto ao Saldanha, agitando uma camisola laranja do Clube e gritando a plenos pulmões: RUN 4 FUN. Inesquecível, pelo inesperado, e sobretudo pela postura de companheirismo e de apoiante incondicional. Não me recordo de que prova se tratava mas lembrar-me-ei para sempre do seu gesto.
O António Pedro tem sido regularmente visitado por lesões que o têm impedido de participar mais amiúde em iniciativas do Clube, ou mesmo lançar iniciativas como são um exemplo os Treinos do Saldanha (Praça). Contamos com a tua tenacidade companheiro e conta também conosco na "numazinha".
Um abraço.



ENTREVISTA:


1. Há quanto tempo corres?
Corro, talvez, desde 1992


2. Porque corres?
Corro para, essencialmente, me sentir bem fisicamente e mentalmente.


3. Onde treinas e com que frequência?
Treino normalmente a partir de casa e (muito) cedo. Como vivo junto ao Saldanha os meus locais de corrida vão  principalmente pelo Campo Grande e Estado Universitário. Ao fim de semana, por vezes, vou para as Docas ou Expo


4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
A prova que mais gosto talvez seja a CORRIDA DO TEJO e as PONTES. A que mais me marcou foi a MARATONA DE BERLIM, a corrida e em especial a chegada é uma emoção.


5. Quais os teus próximos objectivos?
Como há algum tempo que sou massacrado com lesões, parece que pelo meu corpo todas passam, os meus objetivos são encontrar uma maneira de não ter lesões e que me possibilite participar numa prova (numazinha).


6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
O Run 4 Fun é um grupo de corrida e que, a pretexto desta, permite saudáveis momentos de convívio. No início o grupo, talvez por ser mais pequeno, era usado de uma forma mais (saudavelmente) competitiva onde cada um procurava atingir objetivos cada vez mais arrojados e sempre com a partilha das diversas experiências. Recordo bons momentos dessa época e, em particular, do “grupo queniano” que se formou para atacar a Meia da Ponte Sobre o Tejo e que rebentou todo aí pelo km 5 … que loucura!
Com o tempo o Clube talvez tenha evoluído mais para o convívio nos diversos treinos que vão sendo organizados e em vários locais. A participação nas provas e os records de cada um já não são tão importantes. Também estamos todos mais velhos….
Pertencer a um grupo como o R4F permite a regular troca de experiências com os treinos e corridas assim como o convívio com pessoas que, na maioria dos casos, nem sabemos o que fazem.


7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
O R4F é um grupo que já correu pelo mudo inteiro, e em quase  todas as distancias, com gente com experiências e formações diversas e que poderão ajudar os novos grupos na definição de objectivos da corrida assim como o “ataque” às mesmas.





Comentários