Atleta em Destaque: Adalberto Grilo



Adalberto João Rações Grilo
56 anos, Serralheiro



Haverá alguém que não conheça o Adalberto? Na região de Sintra julgo que ninguém. Ele é um dos nossos melhores embaixadores. É um lutador, quer como atleta quer na sua vida profissional, bem disposto, desinibido, simpático, pronto para uma palavra amiga, é uma pessoa que gosto sempre de rever. Conheci o Adalberto em 2013 num treino em Sintra organizado pelo João Fialho, num daqueles em que subíamos ao Castelo, subíamos ao Largo de S. Pedro, subíamos a Sta Eufémia, … não havia subida que nos escapasse. Lembro-me que na altura recuperava de uma pequena lesão e o Adalberto, como bom cicerone,  durante o treino foi quase sempre ao meu lado. O seu discurso pretendia ser de motivação: que devia moderar o esforço, que tinha de me poupar, que a subida era longa, que aquela só se faz com passinhos curtos, que era preciso ganhar fôlego, que a próxima é que era dura, … Claro está que nunca lhe disse que algumas das suas sugestões me punham ainda mais nervoso, mas sei que ele sabe que o que “funciona” com o Adalberto pode não “funcionar” com mais ninguém. O importante é que esta sua postura me ajudou a realizar um treino difícil de forma eficaz, sendo reveladora do carácter abnegado que sempre lhe reconheci. Só tenho de lhe agradecer. Obrigado por tudo Adalberto, gosto que vistas a nossa camisola, nunca mudes.


ENTREVISTA:


1. Há quanto tempo corres?
Corro desde 20 Agosto de 2009.


2. Porque corres?
Corro porque em Agosto de 2009 a minha vida proficional se alterou.  Até está data sabia que entrava ao serviço as 8h e  não sabia a que horas saia. Tinha 48 anos de idade e 34 de serviço e comecei a chegar a casa às 17h, muito cedo..
Foi então que comecei a matar o tempo a correr, não mais que 2 km pelos primeiros dias.


3. Onde treinas e com que frequência?
Treino em Mem Martins durante a semana, e nos fins de semana na Serra de Sintra, Carcavelos, Jamor, etc.
Faço 20, a 40 km por semana 3 a 4 vezes por semana.


4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
Sem dúvida a meia maratona { 40 realizadas).
A primeira maratona, até essa altura nunca tinha corrido mais de 22 km, mas disse à Mónica Migueis se tu consegues eu também consigo.


5. Quais os teus próximos objectivos?
Depois de ser operado aos joelhos é correr pelo prazer e acabar cada treino, prova de bem comigo próprio.


6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
Um grupo fantástico de pessoas, para onde fui convidado. O João Fialho mais o Paulo Curto de Sousa são os culpados. Primeiro envergar a laranjinha é depois o convívio que o grupo proporciona.


7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
Que nada te falte, se eu consigo tu também.





Comentários

  1. O Adalberto é um bom motivador, bem disposto, sempre pronto para incentivar os colegas. Runabraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário