Atleta em Destaque: Margarida Gonçalves



Margarida Gonçalves
50 anos; Empresária




A Margarida é uma "vintage" do nosso Clube, das melhores. Excelente companhia, bem disposta, desinibida, pronta para uma gargalhada e para retirar o caricato de qualquer situação. Os seus principais objectivos na corrida sempre foram claros, obter a máxima satisfação desta actividade e depois tudo o resto virá por acréscimo. A sua agenda preenchida coloca-lhe algumas restrições, mas ultimamente tem conseguido espaço para participar nos treinos do R4F e em provas. A sua participação no Azores Trail deste ano foi memorável. Continua assim Margarida. Lembra-te que a Maratona de Sevilha é já em fevereiro, contamos contigo, o RUN 4 FUN vai lá estar em peso e vamos todos fazer uma grande festa.
Obrigado pela tua excelente entrevista. Adorei.




ENTREVISTA:


1. Há quanto tempo corres?
Eu comecei a correr na primária para fugir dos ciganos que nos tentavam assaltar à porta da escola. Era uns bons 200 metros de sprint até à porta do meu prédio. Lembro-me de correr na escola, havia provas de estafetas no pátio. Depois fui-me dedicando a outros desportos e voltei a correr mais regularmente a partir de 2010, com a companhia dos Run 4 Fun.


2. Porque corres?
Corro porque é prático. Corro em qualquer sítio do mundo (onde seja permitido uma mulher correr na rua, nalguns não é), gosto de sentir as cidades a acordar, as cores e os contrastes escondidos, por detrás de uma máscara de estar a fazer desporto. Paro e tiro fotos, a descoberta e o caminho são tão importantes quanto o desporto. Preciso da minha dose de endorfinas diária. Continuo a praticar outros desportos e continuo a cuidar da minha preparação física, porque sou dada à lesão ?


3. Onde treinas e com que frequência?
Eu treino 4 dias por semana: 3 de corrida, 2 de ginásio, um de golfe. A matemática é mais simples do que parece porque há dias em que corro e vou ao ginásio e dias em que corro e treino golfe. Treino essencialmente sozinha, sou uma ermita da corrida. Gosto dos meus treinos a ouvir podcasts, gosto de parar e tirar fotos. Alguns amigos e amigas têm paciência para isso, e adoro correr com eles. Eles sabem quem são. Mas a maioria dos treinos em grupo não tem esse ritmo e eu compreendo. Porém esforço-me, de vez em quando, para vir correr com os Run 4 Fun. Comecei a correr na Garça, quando era mais cedo e só se corria 10 km. Depois o formato mudou e a minha vida também. Estou a gostar de ir ao Monsanting e tento estar nos grandes treinos dos Run 4 Fun. Sei que correr em grupo me faz correr mais e melhor, mas nem sempre é fácil de compatibilizar com outras coisas que gosto.

4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
Eu sou o nível abaixo do “corredor médio” dos Run 4 Fun. Já tentei duas vezes correr a maratona e lesionei-me sempre antes das provas. Meias-maratonas estão ao meu alcance. A fase em que fazia muitas provas já lá vai há muito. Hoje em dia motivam-me as provas em percursos espetaculares daí que fiz a meia maratona do Rio de Janeiro em 2017 e este ano o Trail dos 10 vulcões nos Açores. Acho que a prova que mais gosto é a Corrida das Fogueiras. O percurso é nocturno, as pessoas na rua são o máximo e o convívio final vale o esforço de ir a Peniche.
Fisicamente, a maratona de Lisboa de 2017, deixou-me uma cicatriz na testa, o que conta como marca. Foi muito bom acompanhar uma boa amiga e terminar essa maratona com ela.
Acho que ainda estou à procura de uma prova que me marque?


5. Quais os teus próximos objetivos?
O meu objetivo imediato é não me lesionar até Sevilha e ir lá fazer a bendita da prova. Transitei o meu dorsal do ano passado para este ano e já agora, despachava a coisa.
Tenho andado a investigar os sites de meias maratonas em parques naturais nos Estados Unidos e gostava de fazer umas provas nalguns desses parques e aproveitar a natureza. Os parques naturais são sítios onde me sinto bem.

6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
O Run 4 Fun é uma das coisas boas da minha vida. Tal como eu, o Clube foi mudando, tens fases em que me identifico mais, fases em que somos mais diferentes; tem gente muito boa e tem gente que não tem nada a ver comigo. O Run 4 Fun é um ser vivo. Eu gosto de observar e interagir com seres vivos. Tenho bons amigos que vieram através dos Run 4 Fun. Tenho a certeza absoluta que sei mais sobre corrida, sobre equipamento e sobre treinar porque privei e aprendi muito com as pessoas do clube. O maior benefício é pertencer a uma comunidade que gosta de corrida e a vive de uma forma saudável. Não tenho grande paciência para os clubes muito competitivos, costumo dizer que para isso tenho uma profissão. Gosto do espírito familiar dos Run 4 Fun, gosto da capacidade real de ajudar e apoiar as pessoas e fico feliz por pertencer a um Clube que traz muita felicidade e bem-estar a tanta gente.


7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
Apareçam. São bem-vindos. Há sempre quem corra menos que vocês, mesmo que vocês achem isso impossível. E rapidamente vocês vão correr mais que alguns de nós. E ainda bem, que alguém tem de correr para ir buscar as minis. O espírito dos Run 4 Fun é muito bom e só se percebe isso, depois de vir correr connosco.






Comentários