Atleta em Destaque: Manuela Cruz





Manuela Cruz,
62 anos, Médica de Medicina Geral e Familiar


O RUN 4 FUN é um Clube cuja “história” foi (e é) escrita com a contribuição de todos os que por ele passaram. Neste aspecto a contribuição da Manuela é relevante a muitos níveis. Ela é uma das nossas co-Fundadoras que não se limita estritamente a sê-lo, fazendo questão em acompanhar-nos na participação em provas (como aconteceu ainda o mês passado no CUT e no UTRSC) e outros eventos, vestindo orgulhosamente a nossa camisola e espalhando simpatia onde quer que esteja. É pois um privilégio poder contar com a sua positividade e boa disposição, e também com a do Paulo Fernandes (um grande amigo do nosso Clube).
Manuela, vamos acompanhar atentamente a aventura no UTAT já em outubro, e depois ficaremos a aguardar a tua crónica aqui no blogue. Vamos gostar de saber os pormenores. Bjs.


ENTREVISTA:


1. Há quanto tempo corres?
Desde 2009. Acompanhava na altura um dos fundadores dos Run4Fun que acabou por me trazer para o mundo das corridas e me mostrou como é agradável, salutar e gratificante conviver com pessoas com os mesmos interesses e que não esquecem as suas famílias, antes as trazem para todos juntos conversar, rir, dançar, libertar a criança que há em nós!


 2. Porque corres? 
Para manter agilidade, para evitar o excesso de peso, para me orgulhar de mim própria e pelo convívio que esta atividade proporciona.


 3. Onde treinas e com que frequência?
Atualmente treino apenas uma ou duas vezes por semana, regra geral faço circuitos por Monsanto, (moro bem próximo deste “pulmão” de Lisboa, saio de casa já equipada, em passo de corrida) e ao fim de semana aproveito uma ou outra prova organizada por clubes.


4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
Gosto muito de Trails e do contacto com a Natureza, já fiz Orientação e acho um desporto muito interessante, provas internacionais realizadas em Portugal trazem um grande número de participantes de todo o mundo e as idades dos atletas variam entre os 5 a 6 anos e os 80 ou 90 anos!!


No entanto uma das provas que mais recordo pela positiva foi a Meia Maratona de Lisboa (março 2013) por ter sido a prova mais longa que eu terminei em corrida de estrada, e ver Lisboa da ponte 25 de abril é sempre extraordinário! Também recordo, em Trail, os “Trilhos do Almourol” abril 2013, 25km, em que fui ao pódio no meu escalão e mais recentemente (junho 2018) a CUT (Caldas Ultra Trail), onde fiz o mini Trail de 15km e também fui ao pódio no meu escalão.


Pela negativa recordo o Trail Noturno da Lagoa de Óbidos, em agosto 2013, em que parti o tornozelo, tíbia e perónio, única prova que não completei. Mas até essa prova teve o seu lado positivo, vinham atrás de mim, quando caí, atletas R4F e um deles, o Pedro Pinto, trouxe-me às costas uma boa centena de metros, com o pé a baloiçar no ar, até à estrada, onde mais tarde a ambulância me viria recolher. Aí não fiquei sozinha, mantive a companhia do meu namorado, Paulo Fernandes que sempre me acompanha, e dos amigos R4F que me ajudaram após o acidente (o Pedro e a Rute Fernandes que também se tinha magoado nas mãos e acabara de fazer pensos). Valeu esta demonstração de solidariedade e a amizade que me fizeram sentir tão bem!!


5. Quais os teus próximos objectivos?
Tenho marcada uma prova em Marrocos, 26 km pelo deserto, na montanha do Atlas (UTAT – outubro 2018), é esse o próximo objetivo – chegar ao final com um tempo de que me orgulhe. Superada esta prova, logo se pensam noutros objetivos a atingir!


 6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
Para mim, o RUN 4 FUN é um grupo de amigos que me acolhe, a mim e a quem eu trago como amigo/namorado (Paulo Fernandes). Que me aceita tal como sou, me incentiva de um modo discreto mas muito eficaz, me faz sentir bem. Que me demonstra amizade, me oferece alegria e, para além do desporto, faz questão de mostrar que a família é importante, assim, nos convívios, a presença dos elementos familiares é sempre bem-vinda.


7. Uma mensagem aos novos membros do Clube. 
Deixem-se levar pelo espírito de amizade e solidariedade que atualmente existe neste Clube. Praticar atividade física em companhia leva-nos a superarmo-nos quase sem dar por isso! Os nossos objetivos são facilmente conseguidos e ultrapassados com menos esforço. Há alguma competição salutar mas sentimos que é genuína a alegria ao partilhar um objetivo atingido.













Comentários