Atleta em Destaque: Filipa Ferro



Filipa Ferro
41 anos, Consultora Informática


A Filipa é uma simpatia, mas o que nela mais me cativa é a inabalável determinação que coloca em tudo o que faz. Não é possível ficar indiferente. Conheci a Filipa quando ela era uma jovem bolseira de investigação no Técnico, e na altura toda ela era paixão e generosidade na realização das tarefas, sobretudo as mais desafiantes. Para ela os impossíveis demoravam somente um pouquinho mais. Que boas recordações. Depois, voltei a encontrá-la já no R4F onde continuou a surpreender pela rápida superação de desafios importantes como são a Maratona e os “3 dígitos”, impressionante. Lembro-me também dos “Treinos do Moinho” que organizou no Parque da Boba (um destes dias temos de repetir), e confesso que gostava muito de contar com a sua visita regular na Garça (sobretudo quando acompanhada dos excelentes ovos moles de Águeda, uma delícia). Mas o mais importante é saber que continua activa e sempre bem disposta.
Parabéns Filipa, temos orgulho em que vistas a nossa camisola, nunca deixes de ser como és, um “Furacão de Ferro”.




ENTREVISTA:


1. Há quanto tempo corres?
Esta pergunta é um pouco subjectiva! “Corrinhar” talvez desde 2008, agora correr mesmo, o qual considero entre 10 a 20 minutos seguidos, pode-se dizer que corro desde 2012.


2. Porque corres?
Essa é uma boa questão! Acho que é um vício… Já estive semanas sem correr e dei-me mal com isso. Por uma questão de saúde física e mental necessito de correr. É como se fizesse parte de mim… Do mesmo modo que tomo banho todos os dias, tenho necessidade de correr.


3. Onde treinas e com que frequência?
Normalmente treino onde calha, tanto sou capaz de ir à Quinta das Conchas, como treinar na Amadora, ou mesmo correr por Benfica. A frequência é que depende se estou com uma carga de trabalho maior ou menor. Tento manter-me pelos 4 a 5 treinos por semana (embora o meu ideal sejam os 6 treinos por semana).


4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
A prova que mais gosto é a mítica maratona, os 42.195 km, infelizmente, e devido a trabalho, não tenho tempo para me preparar para esta. Enquanto não for possível tempo para me preparar para uma maratona como deve ser, vou-me ficando pelas provas de 10 km e meias-maratonas.
Tenho 3 provas que me marcaram. Seria injusto dizer só uma delas porque destas três não sei qual delas é que me marcou mais. É que cada uma marcou-me à sua maneira e colocando numa balança, acabavam por ficar equilibradas!
A primeira prova que me marcou foi a minha primeira maratona, a maratona do Porto em 2013. Foi uma prova não planeada, apenas 3 semanas antes é que me decidi inscrever e tratar da logística. Marcou-me pelo companheirismo, por ter sido a minha primeira prova como elemento oficial do RUN 4 FUN e acima de tudo por ter terminado. Outra que também me marcou muito, foram os “101 km de Ronda” em 2014. Essa marcou-me por toda a própria preparação. Tive muita ajuda de todos os membros da equipa, foi muito importante para que tudo corresse bem. E claro, o ultrapassar os 3 dígitos em km! Por fim, a prova que costumo eleger de superação foram as “24 horas de Portugal” em Vale da Cambra. Esta prova consiste em correr o máximo que conseguirmos num circuito de 2 km e qualquer coisa. Confesso que na altura o máximo que tinha treinado tinham sido à volta de 20 km, para não falar da MM de São João das Lampas uma semana antes… Como seria lógico, as minhas expectativas para esta prova não eram muitas… Mesmo assim ainda consegui correr cerca de 126 km.


5. Quais os teus próximos objectivos?
Em termos técnicos não tenho grandes objectivos. Estou inscrita para a MM de São João das Lampas e espero terminar abaixo das duas horas. Depois logo se vê daqui para a frente. Espero em breve voltar a treinar para uma maratona!


6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
O RUN 4 FUN é mais que um grupo de corrida. Não é só o correr, não é só o convívio, não é só a amizade, sinto que é mais que isso. É como se fosse uma família sem o ser, mas que na realidade o é. Sinto que por vezes posso não estar com vários elementos há imenso tempo, mas quando os vejo é sempre uma festa. Os benefícios de pertencer ao RUN 4 FUN, mais do que correr é principalmente o FUN e estar inserida num grupo de pessoas “funtásticas”. Confesso que agora deu-me uma certa nostalgia dos treinos. 


7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
Aos novos membros do Clube a minha mensagem é que se divirtam e aproveitem estar num grupo de pessoas espectaculares! Aproveitem que para além de correr há mesmo muito divertimento e muita risota! É mesmo um Clube RUN 4 FUN!

Comentários

  1. Atleta em destaque. Sem dúvida, a simpática Filipa é uma merecida distinção, se bem que no universo R4F não seja fácil encontrar destaques. Parabéns, Filipa. Ah...e obrigado por teres trazido à baila a MMSJL. Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. A Filipa é um amor de menina: a sua graciosidade como pessoa e seu sorriso de menina contagia; muita sorte teve o meu também amigo João Marques em tê-la por companhia.
    À Filipa e os amigos e companheiros do RAN4 FAN um abraço de dois companheiros do STRESS; José Conchinha e Maria da Luz Conchinha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário