Que dizem de nós: Luis Pereira Amaro


Autor: Luis Pereira Amaro
Data: julho 7, 2018
Endereço: https://www.facebook.com/groups/598854300303189/




COM O RUN 4 FUN EM BUSCA DO PÉROLA NEGRA

Peço desculpa pelo atraso mas precisávamos de umas férias... para descansar das férias e com o trabalho, só agora tenho tempo para colocar as fotografias que tirei. pouca qualidade pois a máquina era do tamanho da minha passada, mas há imagens que ficam na memória.

Tenho pouco tempo destas grandes loucuras, mas acredito que de alguma forma corremos todos no mesmo sentido - o da amizade, de um estilo de vida saudável, de passar as experiências e sensações da corrida para a nossa vida pessoal, e de criar e partilhar laços com outra pessoas.

Foi desta forma que no UTSM 2018 - K44, por um caminho difícil conheci os vossos amigos e colegas Pedro e Maria Manuela Machado. Percebi que caminhávamos no mesmo sentido (não não me refiro só ao sentido das fitas de marcação).

Menos de um mês depois, fui de férias para o seixal e entrei em contacto com o grupo. tendo em conta que conheço mal lisboa/ margem sul e sou um nabo a conduzir, pareceu-me mais fácil entrar em contacto com a malta de almada e inserir-me num dos seus treinos sem incomodar muito. Coisa mais fácil. Para quem corre só é necessário tempo disponível, um local e uma hora. A partir daí está feito.

Depois de uns contactos por esta via com o Fernando Rosete e apoio da Carmen Henriques, fiquei a saber onde iriam realizar o treino de Domingo.

Encontro marcado para 24/7 às 7:30 em sesimbra, onde tinha uns primos também a passar férias. o dia ficou logo organizado.

Como bom alentejano, fui o primeiro a chegar e foi ver camisolas laranjinhas a aparecer. O encontro era mesmo ali.

encontrei um grupo de corrida top. São um grupo de amigos que partilham os mesmo trilhos num espírito de entre-ajuda com o princípio do "ninguém fica para trás". Desculpem se interpretarem mal ou se ficarem ofendidos, mas mais que atletas, são corredores de alto nível pela postura que apresentam no respeito de uns pelos outros simbolizando aquilo que de melhor existe nestas modalidades.

Muita diversão, muitos sorrisos num ambiente espectacular como é sesimbra.

Quais piratas das caraíbas tínhamos toda a manhã para tentar encontrar o pérola negra que tínhamos perdido no último treino.

Com início em sesimbra rumámos para Oeste, ao longo da marginal, entre a lota, o porto de abrigo dos barcos de pesca e uma falésia que parecia antever o que nos esperava. Corrida solta, ventinho fresco, piadas e sorrisos.

Acabou-se o alcatrão e um estradão de terra batida levou-nos até à montanha. Sol pelas costas, um mar a perder de vista e a nossa máquina entra em modo corrida com o coração e os pulmões a trabalhar a todo o gás. Encontra-se o ritmo, embala-se o corpo, a alma voa e entra-se noutra dimensão.

No cimo da montanha não encontramos o pérola negra - o barco em que navegamos e apesar de todas as desventuras nos transporta para o destino que queremos - porque cada um de nós é sempre dono do seu destino.

Talvez estivesse na baía... e numa descida por trilhos técnicos vamos ao mar da praia do cavalo. Havia lá gente, mas barco...nem vê-lo.

Começa nova subida. íngreme, austera, dura, dolorosa, ofegante e depois de alguns minutos estamos novamente lá no alto, e percebemos que na nossa pequenez, somos grandes na nossa vontade.

A paz (do treino da paz) substitui a dor (das pernas) ao ver aquela paisagem que fica gravada na memória.

Procuramos de novo uma descida que nos leva a uma praia isolada com um castelo (uma casa de pescadores talvez). Foi difícil lá chegar através de escadas escavadas na pedra, mas pior foi a subida debaixo de um sol que já aquecia a pele.


Por caminhos mais direitos rumámos ao deserto (uma pedreira enorme que se esconde na vegetação). Era seco, árido. Nos trilhos da vida também podemos encontrar momentos como este. vais ficar ali? não podes!!!

Se somos donos do nosso destino podemos rumar para onde quisermos. Não existem limites e nada é impossível. É isso!!! O pérola negra está em cada um de nós sempre que decidimos dar o primeiro passo. Por ventos e marés orientamos bússola no nosso rumo, à nossa velocidade para atingir os nossos objectivos independentemente das tempestades que encontrarmos. nada te pode parar e todas as montanhas podem ser superadas. afinal sempre tivémos o nosso pérola negra.

Nova descida até ao ponto de partida num circuito de 12 kms com muito, muito sabor.

Aos run4fun desejo as maiores felicidades com a certeza de que ainda nos iremos encontrar por aí. aqui no alentejo, em Portalegre fica um porto de abrigo disponível para pernoitarem quando por cá passarem. não me agradeçam - os piratas são assim.

Um abraço amigo e obrigado por me aturarem.









Comentários