Atleta em Destaque: Orlando Ferreira




NOME: Orlando Ferreira
48 anos,  Técnico de Informática




O Orlando é um atleta de altissimo nível sobretudo em corridas de longa distância. É um dos nossos "cientouneros" com participações em diversas provas com mais de 100 km (Ronda, Peregrinos, Portalegre, Caminhos do Tejo), e se tudo correr bem a próxima será as LXVII Milhas Romanas de Mérida já no próximo mês de Abril.
Os treinos organizados pelo Orlando são memoráveis. O treino final do "Circuito do Caracol" em Loures é já uma tradição e deixa sempre saudades, mesmo para os não apreciadores do "petisco".
Mas a mais extraordinária faceta do Orlando como membro do nosso Clube é a sua entrega a causas solidárias. Os "101 Nobres km" foi uma iniciativa que tocou muitos corações. Muito obrigado Orlando, e conta sempre conosco. 






1. Há quanto tempo corres?
Entre 2000 e 2007 corria muito esporadicamente e fiz a minha primeira prova oficial em 2005 (meia maratona); entre 2008 e 2009, corri com maior frequência (fiz 2 maratonas); depois de me juntar aos RUN 4 FUN (2011) tenho corrido com muito mais regularidade.



 2. Porque corres?
Pelo prazer da actividade física e pelo companheirismo/convívio.
Existe também a componente competitiva, principalmente comigo próprio, mas os momentos de entreajuda e partilha são os mais importantes.
 

3. Onde treinas e com que frequência?
Depende muito do tipo de prova em que irei participar e qual o objectivo. Como tenho alguma imprevisibilidade com os horários, por vezes faço o percurso de Lisboa para casa, mas de momento treino maioritariamente na zona de Loures.

Como a próxima prova é mais um desafio de 3 dígitos (que será a 5ª), tento fazer 5 treinos por semana (com longos ao fim de semana).
 

4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
As provas que mais gosto são as provas longas. Quando com 14 anos vi em directo o Carlos Lopes ganhar o ouro, decidi que um dia haveria de correr uma maratona. Entretanto depois de fazer umas quantas considero que a maratona é uma prova que cansa muito… nas ultras, além do esforço ser gerido de outra forma, as paisagens e o convívio tornam as provas bastante mais agradáveis.

Existem certamente muitas provas especiais e que nos marcam por vários motivos; sejam eles as conquistas atingidas ou os objectivos não conseguidos, ou até mesmo as lesões, mas sem dúvida que a prova que mais me marcou foi “101 Peregrinos” em 2016. Foi uma prova à qual associei um projecto solidário (https://www.facebook.com/101nobreskms/) para ajuda da família Nobre e que recordo muitas vezes. Eles são uns heróis e a força deles já me ajudou a superar momentos de dificuldade.


5. Quais os teus próximos objectivos?
Tendo em conta que a tendência é continua a perder velocidade, melhorar tempos está fora de questão; assim sendo, o próximo grande objectivo são as 100 milhas (166km). Até lá, e dentro do possível, espero continuar a ajudar outros a concretizarem os seus objectivos.

Além disso, e apesar de não ter nada em concreto, espero concretizar outro projecto solidário.





6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?


O espírito principal do grupo é mesmo o correr por prazer e isso aliado a um grupo de pessoas imensamente bem-dispostas e sempre prontas para ajudar o próximo torna este grupo diferente… e a diferença é antes, durante e depois das provas.

A partilha de conhecimentos e experiências dentro do grupo é enorme e isso permite superarmo-nos. No meu caso o grupo teve um papel fundamental em tudo o que consegui concretizar depois de 2011. Eu andava um pouco afastado das corridas mas com a ”laranjinha” tracei novos objectivos e realizei provas que nunca pensaria antes conseguir.



7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
Sejam muito bem-vindos, mas cuidado! A participação neste grupo vicia e pode causar problemas familiares e/ou orçamentais. Os amigos também se podem queixar de ausências e/ou de conversas estranhas …












Comentários

  1. Grande Orlando.

    Venham os próximos desafios, tanto pessoais como solidários.
    Também ando com a ideia de fazer 100 milhas. Pode ser que façamos juntos.

    Parabéns e um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. És um excelente atleta e uma optima companhia Orlando. Ao teu lado, durante as provas, as dificuldades diminuem e as distâncias ficam mais curtas.

    Entre outros, recordo com saudade o fim de semana de Donana. Temos de repetir, talvez no próximo ano.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Grande entrevista. Somos um bom "vício". Obrigado Orlando pela tua partilha. Runabraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário