Maratona de Madrid 2015

Autor: Jorge Esteves
Data abril 29, 2015


No passado dia 26 de Abril disputou-se a 38ª edição da Maratona de Madrid e em simultâneo também uma meia maratona e uma corrida de 10 km. Havia portanto distâncias para todos os gostos e preparações. Desta forma é possível que mais pessoas vão a Madrid participar na grande festa do atletismo. Em 2014 tivemos alguns corredores na meia e outros na maratona.
A prova é difícil uma vez que tem inúmeras subidas que totalizam mais de 500 metros. Não tem portanto nada a ver com as maratonas planas que conhecemos e de que tanto gostamos como Sevilha e Porto. Mas porque é uma maratona mais exigente a satisfação de a fazer é maior e a entrada no Parque do Retiro tem um sabor especial.



A prova começa na Praça de Cibeles às 9h00 e este ano tinha cerca de 15.000 inscritos para a maratona. Os primeiros 6 km são sempre a subir no Paseo de la Castellana numa grande recta. Seguem-se 7 a 8 km de ligeira descida mas que permitem aumentar um pouco a velocidade e descontrair um pouco. Até ao km 25 o percurso apresenta algumas subidas e as respectivas descidas que vão no entanto desgastando os corredores. Entre os km 26 e 28 temos uma acentuada subida na zona da Casa de Campo. Até ao km 33 o trajecto é a descer ou quase plano e a partir daí as coisas complicam-se! Até ao km 40 é praticamente sempre a subir e quem não estiver realmente bem preparado vai acusar bastante o desgaste e cada km torna-se mais lento. A partir daí desce ligeiramente e entramos no Parque do Retiro onde corremos algumas centenas de metros até cruzar a linha de meta.

O público espanhol é fantástico e desloca-se aos milhares para apoiar os corredores. Estão sempre a gritar palavras de incentivo como “campeon” e “ânimo”. Vi um enorme cartaz que tinha escrito: “ O vosso esforço é o nosso orgulho” e no meu caso que tenho a bandeira estampada na t-shirt e o nome, várias pessoas gritaram “Fuerza Jorge de Portugal”. Arrepiante! Por volta do km 19 e mais concretamente na zona das Portas do Sol e dada a presença de milhares de pessoas, passávamos por um estreito corredor de uns 2 metros de largura, onde o barulho era ensurdecedor. Não sei o que acontece com os outros corredores mas comigo estes estímulos funcionam e mesmo quando bastante cansado este apoio dá-me um shot motivacional e lá acelero um pouco.


Em relação à minha prova e dada a preparação que fiz ou antes que não fiz, a maratona até não correu mal. Comecei com uma cadência de 5:30/km nos primeiros 6 km de subida e depois aumentei o ritmo e passei nos 21,097 km com uma cadência de 5:18/km. Mantive mais alguns km e depois tive um problema com um gel que me obrigou a uma paragem de alguns minutos. A partir daí já não consegui retomar o ritmo inicial e ao km 35 tinha uma cadência de 5:39/km. Entre os km 33 e 40 é sempre a subir e a cada km que passava eu ia baixando o ritmo. É nesta zona que se faz a última selecção e onde vem ao de cima a preparação dos corredores! Passei a meta com 4:03:53 o que equivale a uma média de 5:47/km.





A chuva esteve sempre presente embora no início com pouca intensidade e foi depois aumentando e nos últimos km caía com muita intensidade. A roupa estava tão ensopada que me assou onde nunca me tinha ocorrido e portanto nas zonas que não estavam protegidas… Nada que o Halibut não resolva. Seguiu-se o almoço de recuperação e depois o regresso a Lisboa.





Outro aliciante de Madrid tem que ver com o facto de ser fácil participar nesta maratona. Até 2 a 3 semanas antes ainda é possível a inscrição e basta sair de Lisboa no sábado de manhã e voltar domingo à hora de jantar. É um pouco cansativo mas por outro lado é prático e económico.


Espero voltar em 2016.




Comentários