Maratona de Madrid - Abril 2014

Autor: Jorge Esteves
Data: maio 3, 2014


Tenho tentado conciliar o Run e o Fun e assim foi neste fim-de-semana da Maratona de Madrid. Acompanhado da Elsa, Guida e do Teodoro, partimos na 6ªfeira em direcção a Toledo onde pernoitámos. Trata-se de uma cidade muito bonita (foto) e que vale bem uma visita. A catedral é considerada uma das mais bonitas de Espanha. Esta cidade foi pintada por El Greco que acabou aqui os seus dias e que é uma figura incontornável em Toledo. Quem gostar de espadas, armaduras e afins não pode deixar de a visitar.

sábado e depois de mais uma volta na cidade, partimos para Madrid. Quando chegámos fomos de imediato levantar os dorsais e para minha surpresa estavam poucas pessoas e a organização era bastante boa, o que me deixou uma boa expectativa para a prova. A feira de desporto tinha inúmeros stands de material desportivo e afins. Gostei de ver a presença da RunPorto a publicitar a maratona da invicta. Daqui a alguns anos vai ser uma grande maratona europeia.




Nessa noite os Run 4 Fun e amigos juntaram-se num agradável restaurante italiano que o Gonçalo tinha organizado. Foi bom ver tantos companheiros e deu para pôr a conversa em dia com o Cláudio que nos contou vários episódios da sua aventura africana




No domingo e depois da concentração laranja e das fotos da praxe dirigimo-nos para as zonas de partida, que estavam previamente definidas e marcadas nos dorsais. A partida da maratona de Madrid foi às 9h00 e percorreu as principais artérias madrilenas num bonito percurso. O traçado não é plano e muito embora se tratem de pequenos desníveis na parte final o desgaste é grande e como os últimos km são a subir não se pode considerar uma maratona fácil. No entanto dado o bonito enquadramento paisagístico e acima de tudo o forte apoio dos espectadores torna-se uma maratona que dá gosto fazer. Não propriamente para bater o record mas pelo desfrutar de uma grande maratona europeia. No dia da maratona realizaram-se igualmente 2 outras provas: 10 km e meia maratona, o que permite a participação de um largo leque de corredores. No total das 3 provas participaram 29.000 corredores e só na maratona participaram 130 portugueses. O tempo desta vez ajudou e a temperatura foi amena mas já tem acontecido a realização da maratona de Madrid com temperaturas elevadas o que aumenta significativamente a dificuldade desta prova. É um factor a ter em consideração para futuras participações.







A Elsa e a Sandra correram a meia maratona e a restante comitiva correu a maratona, sendo de destacar a participação da Carla na sua primeira prova rainha do atletismo. Em relação aos espanhóis é conhecida a intensidade que colocam nas coisas e aqui aconteceu o mesmo. Quer os corredores quer os espectadores viveram com entusiasmo este evento. Para além dos aplausos e comentários motivadores de quem assistia, presenciei na zona de separação das 2 provas maiores ao forte aplauso dos participantes que se despediam e se motivavam. Foi um momento algo arrepiante e ao qual nunca tinha assistido. Em relação à minha prova e dados os meus condicionantes, fiquei satisfeito com o resultado obtido de 4:12:50. Duas semanas antes tive uma pequena rotura nos gémeos, durante o tratamento fiquei com a perna queimada e por último constipei-me! Confesso que quando parti não tinha a certeza de conseguir terminar. Na partida estava num grupo com o Gonçalo, o Teodoro e o Cláudio e depois durante a prova fomo-nos isolando e acabámos todos separados. Nos últimos km tive fortes pontadas nos gémeos e perante o receio de uma nova rotura tive que reduzir drasticamente o ritmo. No final da prova e já dentro do Parque do Retiro vi o Zé Carlos Melo que tinha acabado uma hora antes (fabuloso tal como o Fernando) e a Sandra ainda me acompanhou durante um bocado. Não voltei a ver mais “laranjas” e dirigi-me para o hotel. Como só partimos na 2ªfeira, o resto do dia deu para descansar e passear e claro está para o jantar comemorativo! Foi mais um bom fim-de-semana Run e Fun! Até à próxima!







Comentários